Muitas vezes nós agimos como se a confissão fosse nada mais que um rápido reconhecimento de nossa propensão ao pecado junto a uma padronizada apologia de afronta à santidade divina. Algumas vezes, somos induzidos pelo Espírito, ou por uma consciência culpada, a reparar fendas no relacionamento com o cônjuge, filhos ou colegas, mas nem sempre nos referimos a atos específicos de desobediência à vontade de Deus tal como revelada em Sua Lei.

Com o objetivo de nos preparar para a Ceia do Senhor, o Pastor Peter Bath escreveu e distribuiu em nossa igreja a seguinte sugestão confessional de pecados específicos contra Deus. Talvez você queira adaptá-la e usar como uma leitura responsiva, na próxima vez em que celebrar a Ceia.

“Misericordioso Deus, confessamos que temos pecado contra Ti em pensamentos, palavras e ações; pelo que temos feito ou deixado de fazer.

“Não Te temos amado com todo o nosso coração; nem temos amado nosso semelhante como a nós mesmos. Estamos verdadeiramente tristes e humildemente arrependidos.

“Confessamos que temos tomado outros deuses diante de Ti. Os deuses do poder, da riqueza e do orgulho têm tomado nosso tempo e energia, enquanto os cultuamos, tornando-nos indiferentes ao sofrimento alheio aqui e ao redor do mundo. Não temos amado ao faminto, ao sem-teto e ao órfão como deveriamos. Perdoa-nos, Senhor.

“Confessamos que temos esculpido imagens em nossa vida, as quais não falam do Teu amor e poder. Senhor, temos nos cercado com imagens do poderio e segurança materiais. Estamos mais preocupados com planos de aposentadoria e contas de poupança do que em viver por Tua graça. Confiamos no material e terreno; não em Teu amor e misericórdia. Perdoa-nos, Senhor.

“Confessamos haver tomado Teu santo nome em vão. Nossa vida nem sempre reflete Tua vontade ou Teu caráter. O foco dos nossos desejos não é a Tua glória, mas o nosso ego. Ostentamos o Teu nome, mas vivemos como se ele fosse apenas um apelido. Perdoa-nos, Senhor.

“Confessamos que não Te temos honrado como nosso Criador, minimizando o significado do sábado. Agimos conforme nossas conveniências. Não raro, nosso estilo de vida é mais importante do que Teu louvor. Embora nos tenhas chamado para cuidar do estrangeiro dentro das nossas portas, confessamos nosso descuido pelos estrangeiros em nossa igreja, nosso lar, vizinhança ou cidade. Perdoa-nos, Senhor.

“Confessamos que nem sempre honramos a sábia paternidade a nós confiada. Pelo telefonema que não fizemos, a visita que não realizamos, o cartão que não enviamos, o abraço que esquecemos de dar, perdoa-nos, Senhor.

“Confessamos que temos magoado e angustiado pessoas. Senhor, temos matado aos poucos outras pessoas através de nossas palavras e atitudes; temos oprimido através da nossa ganância e indiferença para com suas necessidades; temos negado a vida em todo o seu potencial através da politicagem, do nosso egoísmo e do autocentrismo. Perdoa-nos, Senhor.

“Confessamos que não temos honrado nossos votos de fidelidade e espiritualidade em nossos relacionamentos. Nossos olhos errantes e desejos insatisfeitos controlam nossas paixões. Nossas afeições são desperdiçadas com o que é ilícito, para nossa vergonha e tristeza. Perdoa-nos, Senhor.

“Confessamos que temos tirado o que não é nosso. Pelo tempo roubado daqueles a quem amamos; pelo carinho negado ao cônjuge, filhos, pais, amigos e vizinhos; por não havermos dado a outros na mesma medida que recebemos de Ti, perdoa-nos, Senhor.

“Confessamos que damos falso testemunho através da nossa vida e nossas palavras. A evidência da nossa vida denuncia a luta de sermos testemunhas fiéis e consistentes do Teu poder e amor. Quão fácil é fugir do necessitado; rejeitar a oportunidade para amar e servir. Perdoa-nos, Senhor.

“Confessamos que temos inveja e ciúme. O que nós que-remos parece ser mais importante do que o que necessitamos, interrompendo o fluxo da Tua graça e Teus dons. Ajuda-nos a estar satisfeitos com o que Tu nos dás. Perdoa-nos, Senhor.

“O Senhor, ouve nossa confissão. Perdoa-nos, Senhor, porque temos pecado contra Ti. Por Teu Filho, Jesus Cristo, tem misericórdia de nós e perdoa tudo o que temos feito. Dá, Senhor, que possamos viver em novidade de vida oferecida por Jesus; que possamos servir-Te e agradar-Te, para honra e glória do Teu nome. Isso Te pedimos através de Jesus Cristo, nosso Senhor. Amém.”