Ron e Sue Carlson são meus heróis pastorais. Alguns anos atrás, Sharon e eu soubemos que uma amiga tinha se mudado para a área na qual aquele casal trabalhava. Sendo uma jovem viúva, nossa amiga desanimou e se afastou da igreja. Nós estávamos ansiosos para que ela experimentasse um renovado contato de apoio. Na esperança de que ela respondesse a uma visita amigável, pedimos a Ron que a incluísse em seus compromissos pastorais.

Logo depois de receber nossa mensagem, Ron e Sue foram à casa de nossa amiga e se apresentaram como nossos amigos. Sem pressionar, convidaram-na a assistir à igreja. Considerando seu próprio desejo por novas amizades, ela atendeu o convite. Não demorou muito, recebemos uma carta sua, na qual ela descrevia apreciação por aquela família pastoral e pela bondade recebida’ da congregação.

Com o crescimento do seu renovado relacionamento com Cristo, logo ela foi aceita formalmente como membro da comunidade, alegrando-se pela nutrição e aceitação que estava recebendo. Depois, soubemos que encontrou um homem com quem se casou naquela igreja.

Ao longo dos anos temos aprendido pontos importantes no processo de resgatar membros afastados:

Nunca desista. Você pode não saber como o Espírito Santo trabalha para trazer de volta um ser querido. A distância da igreja nem sempre é distância do amor de Deus..

Valorize uma alma. Lembre-se do valor que Cristo dá ao indivíduo. Uma coisa é refletir que “Deus amou o mundo de tal maneira”. Outra é proclamar que Ele ainda ama o mundo e quer o melhor para as pessoas pelas quais deu a vida. O evangelho enfatiza o significado do indivíduo. Considere a parábola da ovelha perdida. Pregue a realidade da graça de Deus. Enfatize o potencial que o Céu vê em cada alma. Deus vê minha pecaminosidade, mas Ele garante que eu posso voltar a ser fiel.

Priorize o contato pessoal. Ron e Sue apresentaram-se como nossos amigos. A agenda de sua visita foi motivada por amizade comum, e, assim, eles encontraram pronta aceitação. Busque saber o máximo possível sobre a pessoa a quem espera resgatar. Lembre-se, toda pessoa é um ser querido de alguém. Outros estão orando pelo sucesso do seu esforço.

Busque momentos oportunos. Ore para que Deus o dirija na visita. Ao orar e planejar fazer contatos e apelos evangelísticos, você dá lugar para o Espírito Santo preparar corações a serem alcançados.

Faça visitas curtas. Um primeiro contato não precisa ser longo para produzir resultados eternos. Uma apresentação amigável, um convite gracioso, informações sobre o local, horário e realização dos programas são suficientes. Torne-se disponível para quando a pessoa necessitar de um pastor.

Espere os resultados pacientemente. O tempo de Deus não é nosso tempo. A semente lançada hoje pode frutificar de modo diferente do que você imagina.

Pregue esperança. Quando nossa amiga voltou a assistir aos cultos, falou-nos de sua apreciação pelas mensagens, que sempre enfatizavam o amor, o poder e a justiça de Cristo.

Faça apelos. Nossa amiga ficou muito impressionada de que o Pastor Ron sempre encorajasse as pessoas a agir segundo o que aprenderam da Pa-lavra de Deus, levando-as a tomar decisões espirituais.

Facilite as coisas. Não crie dificuldades para aqueles que desejam retornar. O pai do filho pródigo correu, abraçou-o e o conduziu ao lar, com alegria. Se uma pessoa deseja voltar, facilite o retorno e aplaine o caminho dessa alma turbada. Proteja-a daqueles que talvez queiram impor suas opiniões pessoais ou censurar as falhas cometidas enquanto a pessoa esteve fora.

Restaure o passado. Trate aqueles que vêm à igreja como filhos do Rei, como o perdão e a aceitação de Cristo assegura que são. Você não pode recuperar os anos perdidos, mas pode fazê-los sentir a realidade do perdão, construir sua fé, ajudá-los a descobrir seus dons espirituais e ensiná-los a alcançar outros.

Envolva outros membros. A amizade foi um fator importante no relacionamento de nossa amiga com a família da igreja. Ela sentiu que os irmãos a aceitaram e essa interação a encorajou a crescer espiritualmente.

Alegre-se. Jesus disse que a volta de um pecador arrependido causa alegria no Céu. Quando os errantes retomam, o mínimo que a igreja pode fazer é um encontro de confraternização.

Comprometa-se. Estabeleça tempo em seu programa de trabalho para visitar membros afastados. Isso tem conseqüências eternas.