Entre os dias 26 e 29 de julho de 2002, foi realizado no Centro Universitário Adventista de São Paulo, campus 2, Engenheiro Coelho, SP, Brasil, o V Simpósio Bíblico-Teológico Sul-Americano, sob o tema “Na perspectiva do futuro: reflexões e tendências escatológicas contemporâneas”. Como programação oficial do Consórcio Adventista Teológico Universitário Sul-Americano, Catus, o evento contou com 760 participantes. Além de professores de teologia das seis instituições sul-americanas que integram o Catus, a programação foi enriquecida com a presença de teólogos adventistas de instituições de outras partes do mundo. Os pastores presentes ao evento vieram em sua maioria das regiões central, leste e sul do Brasil.

No referido simpósio, foi aprovado o documento abaixo transcrito:

“Nós, os participantes do V Simpósio Bíblico-Teológico Sul-Americano, reafirmamos que:

  • O elemento escatológico é parte fundamental da profecia bíblica, encontrando seu centro e clímax na pessoa de Jesus Cristo e em Sua obra redentora.
  • O elemento profético das Escrituras é genuinamente preditivo e se cumpre ao longo da história humana.
  • O historicismo é o método bíblico de interpretação profético-apocalíptica.
  • O princípio dia-ano deve ser usado na interpretação dos elementos de tempo contidos nas profecias apocalípticas em que símbolos são empregados para descrever entidades mais amplas.
  • As 2.300 tardes e manhãs de Daniel 8:14 representam 2.300 anos que tiveram seu início em 457 a.C. e terminaram em 1844 d.C., quando começou o juízo investigativo pré-advento no santuário celestial.
  • A doutrina da imortalidade condicional do ser humano (condicionalismo) e a noção correlata da destruição final dos ímpios (aniquilacionismo) são fundamentais para a compreensão da escatologia bíblica.
  • A segunda vinda de Cristo é descrita nas Escrituras como um evento escatológico único, literal e visível, quando os justos de todas as épocas serão levados para o Céu, onde reinarão com Cristo por mil anos.
  • Não existe base bíblica para qualquer teoria alternativa como a do arrebatamento secreto da Igreja, prévio à parousia, ou de um reino judaico-messiânico na Terra durante o milênio.
  • Existem sinais indicativos da iminente volta de Cristo, mas devemos ser cuidadosos para não atribuirmos significados escatológicos a eventos não claramente identificados nas Escrituras.
  • A Igreja Adventista do Sétimo Dia é a comunidade escatológica a quem Deus confiou a missão de pro clamar ao mundo, pelo poder do Espírito Santo, o “evangelho eterno” no contexto das três mensagens angélicas de Apocalipse 14:6-12.