Não poderíamos fazer nada mais apropriado para começar um novo ano do que levar a igreja à oração. Você pode fazer isso em qualquer época do ano, mas, em nosso último pastorado costumávamos fazê-lo em cada serviço de recepção do Ano-Novo. Começávamos a vigília bastante cedo de modo que quem tivesse planos com a família ou amigos poderia iniciar as festividades na casa de Deus.

Um dos benefícios de um esforço coordenado em prol da oração é que os membros se reúnem para buscar a vontade de Deus e ouvir a Sua voz. Nossa congregação descobriu que um núcleo de membros locais formava o grupo básico de participantes, mas quando o evento era bem divulgado, recebíamos também um surpreendente número de pessoas que de outra forma não teriam ido à igreja. Eram pessoas que necessitavam de oração ou estavam buscando um ambiente espiritual como um refúgio da agitação e superlotação dos lugares, próprios desse dia.

O programa era organizado designando a cada ancião um tópico específico pelo qual ele deveria orar. No início da reunião, todos os presentes recebiam uma lista dos vários assuntos pelos quais iríamos orar. A essa lista eles podiam acrescentar seus pedidos e necessidades pessoais.

Era um programa ao mesmo tempo solene e informal. Todos nos reuníamos à meia-luz, com uma lâmpada focalizando apenas uma Bíblia aberta, um quadro de Jesus e uma faixa com alguma inscrição relativa ao Ano-Novo. As orações eram intercaladas com hinos cuidadosamente escolhidos para refletir as várias categorias de preces.

Nossa lista de oração mudava a cada ano, dependendo das necessidades sentidas ou das circunstâncias mundiais. Por exemplo, durante a guerra do Golfo, oramos pela paz. Noutro ano, oramos pelas dificuldades da igreja e pelos ataques do inimigo contra nossa escola.

Considere alguns dos seguintes itens para iniciar um tal programa em sua igreja, acrescentando necessidades locais específicas:

Ore com ações de graças. Tome tempo na oração para adorar e agradecer a Deus por Sua misericórdia e Sua graça salvadora através de Jesus, e pela expectativa de que o Espírito Santo o habilitará para obedecer a Sua vontade.

Oremos uns pelos outros. Todos necessitamos da graça de Deus.

Ore pelos perdidos. A maravilha do evangelho é que todos os indivíduos são candidatos ao reino de Deus. Quando oramos pelos perdidos, isso não muda a atitude divina em relação a eles, porque Deus sempre os ama. Mas esse gesto mudará nossa mente a seu respeito, de modo que vejamos seu potencial através da ótica celeste.

Ore pelos líderes. É apropriado incluir os líderes governamentais locais e mundiais. Entretanto, mais essencial é orar pelos líderes denominacionais locais e mundiais. É admirável o zelo com que nossos irmãos apresentam nossos nomes a Deus em suas orações.

Ore pela família. Devemos pedir que Jesus Se tome o centro e a razão de todo casamento; e que as mágoas e os conflitos possam ser substituídos por uma refrigeradora experiência de restauração.

Ore pelos jovens. Aqui devemos incluir os jovens da igreja e os novos membros. Que nossas famílias, nossas escolas e nossos professores reflitam o amor de Jesus; que nossas congregações sejam uma extensão do Seu espírito de aceitação e perdão.

Ore pelos ausentes. Inclua aqueles que ainda são membros, mas não podem participar das programações devido à distância, doença ou idade. Ore por aqueles que devem ser resgatados devido a alguma reincidência pecaminosa, ou questões de relacionamento pendentes.

Ore por perdão. Lembre-se da injunção bíblica de que deve perdoar para receber perdão. A beleza de escolher perdoar outro indivíduo é que isso libera a alma e ao mesmo tempo obriga a outra pessoa a tratar seriamente com sua parte no conflito.

Ore pelos problemáticos. Embora nos regozijemos com os membros que se comprometem e nos ajudam a levar as cargas, também devemos orar pelos que criam problemas, para que encontrem propósito na presença de Deus.

Ore pela volta de Cristo. Somos adventistas por causa do advento. A abençoada esperança nos sustém, a bendita segurança nos capacita a antecipar e partilhar alegremente a consumação dos nossos anseios.

Oremos uns pelos outros. Você precisa das minhas orações e eu preciso das suas. Vamos encarar-nos mutuamente como colegas ministeriais e pecadores diariamente necessitados da graça de Deus.