Entre os mais importantes relacionamentos do pastor encontra-se aquele que ele mantém com anciãos, líderes de departamento e membros de sua igreja. Deus espera que o ministro e seus liderados amem uns aos outros, orem uns pelos outros, trabalhem e ganhem pessoas para Cristo juntos. A seguir, apresento algumas sugestões para desenvolver um relacionamento saudável com o rebanho.

Ame

Recentemente entrevistei um pastor com mais de 40 anos no ministério e uma carreira pastoral bem-sucedida. Pedi a ele que mencionasse duas coisas que havia aprendido ao longo do tempo. Ele disse: “Eu posso resumir o trabalho pastoral em duas frases. Ame a Deus de todo o coração, mente e alma, e ame aos outros como você ama a si mesmo. Isto é, tenha um coração inteiramente dedicado a Deus e às pessoas.” O apóstolo Paulo desenvolveu afeição e dedicação pelas pessoas que pastoreou. Lembrava-se delas com carinho. Orava por elas. Unia-se a elas para espalhar o evangelho (Fp 1:3-5).

Expresse

Expresse amor pelos membros do seu rebanho. Eu sempre dizia às minhas congregações que as amava e continuamente orava por elas. Eu passava duas a três horas por semana escrevendo mensagens de encorajamento para muitos membros das minhas igrejas. Escrevia parabenizando aniversariantes, famílias com bebês recém-nascidos e voluntários que haviam realizado alguma ação na igreja ou comunidade. Em uma das igrejas que pastoreei, havia uma irmã casada com um investigador. Ele visitou nossa igreja várias vezes. Em certa ocasião, ela liderou uma Escola Cristã de Férias. Depois, como forma de gratidão, a igreja os enviou a um retiro com todas as despesas pagas. O esposo ficou tão tocado que, após voltar do retiro, ele quis estudar a Bíblia comigo. Alguns meses depois, tive o privilégio de batizá-lo. Expressar apreciação e amor é algo que toca as pessoas.

Ore

Quando uma família está passando por momentos difíceis, o pastor deve orar com ela. Quando um membro está enfermo, o pastor precisa dedicar atenção ao caso e orar com ele. Muitas vezes, uma palavra de encorajamento ou um telefonema pode ser uma grande bênção. Eu desenvolvi o hábito de orar, cada manhã, pelas minhas igrejas e pelas comunidades em que elas estavam inseridas. Depois, eu ligava para os membros para dizer que estava orando por eles e perguntava se tinham algum pedido específico. Lembre-se de que a oração manteve a igreja unida durante os séculos de tormenta e tribulação pelos quais ela passou.

Cuide

As pessoas são mais importantes do que os programas. Elas gostam de se sentir amadas e cuidadas. Alguns pastores podem dar a impressão de que são mais afeitos a programações, técnicas e estratégias. Contudo, embora tudo isso possa ser importante e necessário, não é o que faz a igreja se realizar. Quando você tiver membros que amam Jesus e refletem Sua graça, então você terá uma igreja abençoada que crescerá naturalmente. Gaste tempo com os membros, desfrute do companheirismo com eles, ame-os, ore por eles e se esforce pelo bem-estar deles. Reduza sua programação e dedique-se mais ao discipulado.

Edifique

Use seu ministério para edificar e desenvolver os membros. Alguns pastores têm a ideia de que a igreja em que estão seja somente um degrau para alcançar um ministério mais proeminente. No entanto, o maior produto de um ministério pastoral é o cristão inabalável que cresce na graça do Senhor. As pessoas são infinitamente preciosas aos olhos de Deus. Elas devem ser importantes para nós. Quando um ministro ama sua igreja e se alegra com um membro que está crescendo na fé, ele desenvolve um verdadeiro coração de pastor.

Quando assumi as responsabilidades de um novo distrito, verifiquei que uma das igrejas tinha uma dívida de aproximadamente 100 mil dólares e muitos conflitos entre os irmãos. Pela graça de Deus, dediquei amor e cuidado à congregação, alimentei-a espiritualmente e criei oportunidades para que seus membros crescessem na fé. Doze anos depois, quando saí, tínhamos cerca de 500 membros, 60 mil dólares no banco e um ambiente alegre e cheio de harmonia. Na festa de despedida, ouvi de cada um deles: “Obrigado por ter nos amado, se preocupado conosco e feito da nossa igreja um lugar agradável para adorar a Deus e conviver com os irmãos.” Eu creio que o verdadeiro trabalho pastoral é ter o coração de Deus para com as pessoas. 

Joseph Kidder, doutor em Ministério, é professor no Seminário Teológico Adventista do Sétimo Dia, na Universidade Andrews