Como estabelecer um Espaço Novo Tempo na igreja local

Em 1943, ao iniciar a transmissão do programa de rádio A Voz da Profecia, nas vozes de Braulio Pérez Marcio (em espanhol) e Roberto Mendes Rabello (em português), Lylon H. Lindbeck declarou: “A ofensiva aérea está em processo na América do Sul!”1 As ondas de rádio com a mensagem do terceiro anjo começaram a atravessar muros, países e até continentes.

Atualmente, com a compreensão de que a Novo Tempo (NT) é uma escola bíblica de discipulado constante, essa ofensiva intensificou-se na Divisão Sul-Americana. O evangelho é pregado 24 horas por dia, alcançando milhões de pessoas através de rádio, TV e internet.2

Como resultado, muitas pessoas fazem contato diariamente com a NT, pedindo conselhos, orações e estudos bíblicos. Em cada um dos oito países da DSA, há uma equipe da Escola Bíblica encarregada de atender ligações e mensagens de WhatsApp, enviar cursos bíblicos e gerenciar o Esperança, um chatbot desenvolvido para ministrar estudos bíblicos.  De acordo com os registros da Escola Bíblica, o número de alunos cadastrados excede 1,7 milhões de pessoas e tem média de 200 mil alunos por ano.

O avanço do trabalho da Novo Tempo e da Escola Bíblica provoca algumas perguntas: Como conectar os alunos da NT com a igreja? Como guiá-los num processo de discipulado pessoal? O que podemos fazer para integrar o trabalho da NT à igreja local? Este artigo tem por objetivo responder a esses questionamentos.

Espaço Novo Tempo

A estratégia de estabelecer Espaços Novo Tempo surgiu com o objetivo de construir uma ponte entre telespectadores, ouvintes de rádio ou usuários da internet e as igrejas locais.3 Desde o início, milhares de alunos passaram do contato virtual para uma experiência pessoal dentro de um Espaço NT, e hoje são discípulos de Jesus.

Tânia Ribeiro Barbosa, natural de Manaus, AM, sempre assistia à TV Novo Tempo e decidiu estudar a Bíblia pelo WhatsApp com o chatbot. Ao final do estudo, o pastor Fábio Heverton e o casal Fabiane Silva e Alcemir Oliveira, líderes do Espaço NT, entraram em contato com ela para visitá-la. Tânia concordou em ser visitada e, pouco depois, foi à Igreja Adventista pela primeira vez. Ela conta que, ao se aproximar da igreja, viu o o logotipo da Novo Tempo e teve certeza de que estava no lugar certo. Depois de sua experiência, ela diz: “Nunca imaginei que pudesse encontrar um lugar para continuar aprendendo sobre a Bíblia e, acima de tudo, um lugar em que eu me sentisse amada.”

O Espaço NT é um centro de discipulado porque tem uma classe bíblica. Não se trata apenas de ter um logotipo da Novo Tempo na frente da igreja, nem de ter uma boa recepção na igreja, mas de desenvolver a classe bíblica e levar os alunos a uma experiência de comunhão com Deus e com as pessoas. O Espaço NT pode ser implantado em uma igreja, em um centro de influência ou em uma instituição adventista (escola, hospital, sede administrativa), até mesmo em um shopping, mas sempre supervisionado por uma igreja local. Suas características são:

• Logotipo da Novo Tempo na frente do local.

• Recepção e programação bem planejadas.

• Classe bíblica funcionando em um ambiente adequado, com a identidade visual da NT.

• Equipe de líderes, professores e instrutores.

Como formar um Espaço NT

Para estabelecer um Espaço NT, a iniciativa da igreja é imprescindível. Não deve ser algo imposto, mas deve surgir do coração dos membros em resposta à urgência de compartilhar o evangelho. Assim, é preciso seguir alguns passos:

1. Escolher uma igreja e conscientizar seus líderes e membros. O pastor distrital pode escolher uma igreja estrategicamente localizada ou uma mais orientada para a missão. Seja qual for o caso, é importante conscientizar os líderes que compõem a comissão da igreja sobre a importância de ter um Espaço NT para conduzir mais pessoas a Cristo por meio do discipulado. Após o projeto ser aprovado, deve ser eleita uma equipe que trabalhará com o pastor no desenvolvimento do projeto até sua execução. Durante o processo de estabelecimento do Espaço NT, toda a igreja deve ser conscientizada e capacitada para que seja acolhedora, gentil e prestativa.

2. Estabelecer uma equipe de líderes. Para isso, os critérios sugeridos são: (a) buscar representatividade e equilíbrio (adultos e jovens, homens e mulheres) na composição; (b) incluir membros da comissão da igreja; (c) escolher pessoas apaixonadas pela missão; e (d) compor o grupo com pelo menos cinco pessoas: coordenador, secretário, professor, líder da recepção, líder dos instrutores ou agentes. Além disso, dependendo da necessidade, pode haver um teleoperador para contatar os alunos antes de visitá-los.

3. Escolher um local ou área da igreja. Ter uma sala para a classe bíblica do Espaço NT é um desafio mesmo para as grandes igrejas. No entanto, devemos ter em conta que esse espaço não precisa ser exclusivo. Ele pode ser compartilhado com outros departamentos em datas e horários diferentes. 
A Igreja Adventista de Heliolândia II, em Ananindeua, PA, é um dos vários exemplos de congregações que souberam se adaptar para estabelecer um Espaço NT.

Essa igreja foi motivada por seu pastor, Diego Lamego, a abrir um Espaço NT, e o ancião Bruno Oliveira concordou em ser o coordenador local. Em seguida, com a ajuda do pastor Danilo Martins, coordenador da Escola Bíblica, foi realizada uma série de treinamentos a fim de capacitar a equipe de apoio para receber e atender os alunos. O desafio, porém, que enfrentaram foi que a igreja tinha apenas uma sala grande para os cultos. Então, os membros decidiram transformar toda a sua igreja em um Espaço NT. Eles instalaram o logotipo da Novo Tempo na fachada, redecoraram a plataforma colocando dois sofás e um tapete e incluíram uma equipe de louvor em sua programação. Aos sábados, a igreja funciona normalmente, mas aos domingos à noite, ela se transforma em uma grande classe bíblica. É preparada uma programação especial com louvor, brindes, estudo bíblico interativo e uma confraternização com lanche para todos os alunos.

Como resultado, a igreja conta com uma classe bíblica de 25 alunos. Embora a congregação seja pequena, o pastor e os membros demonstram que não é impossível ter um Espaço NT com classe bíblica.

4. Capacitar a equipe. Ter um ciclo constante de capacitações levará a equipe a aumentar seus conhecimentos e adquirir mais habilidades no que faz. Basicamente, a capacitação é feita em quatro áreas: (a) recepção e atendimento no sábado pela manhã; (b) funcionamento da classe bíblica; (c) contato prévio com alunos da NT, respeitando leis que regulamentam a proteção de dados; e (d) visitação.

5. Preparar a infraestrutura e o plano de trabalho. O objetivo de ter um espaço acolhedor decorado com a identidade da Novo Tempo é criar um ambiente de confiança que promova a comunhão e motive o estudo da Bíblia. Recomenda-se implementar a classe bíblica com algumas características: (a) identidade visual com as imagens dos programas mais populares da NT; (b) recursos de sala de aula, como aparelho de TV, quadro branco e marcadores; e (c) materiais impressos como Bíblias, revistas, estudos bíblicos e folhetos informativos da NT.

Além de preparar a infraestrutura, também é necessário desenvolver o plano de trabalho. Esse plano será o caminho que a classe bíblica percorrerá durante o ano. Recomenda-se dividir o plano em períodos trimestrais ou quadrimestrais, a fim de melhor organizar o ensino dos estudos bíblicos. Ele deve conter o início das aulas; dias e horários de funcionamento, formaturas, batismos e encontros de amigos da NT. Adicionalmente, deve considerar também um orçamento para materiais e atividades.

6. Celebrar a inauguração. A inauguração do Espaço NT e de sua classe bíblica deve ser um evento importante para a igreja, mas também para a comunidade. É uma ocasião para convidar vizinhos da igreja ou amigos da NT – pessoas que estão na lista de alunos da Escola Bíblica – e organizar um agradável encontro de comunhão e celebração. Nesse dia, é anunciada a matrícula para a classe bíblica e a data de início das aulas.

7. Acompanhar o andamento do trabalho. Acompanhar significa “estar ao lado”, não como quem conduz, mas como quem ajuda. Uma equipe acompanhada será motivada e comprometida em trabalhar com paixão. Portanto, para acompanhar os líderes do Espaço NT, sugere-se a realização de encontros virtuais ou presenciais, de forma regular, para avaliar necessidades e deficiências, capacitar os voluntários, definir metas, reconhecer o esforço e medir o progresso. A presença do pastor distrital e do coordenador da Escola Bíblica é importante nesse processo de desenvolvimento.

Onde encontrar alunos

A Escola Bíblica da Novo Tempo possui um cadastro de alunos e, portanto, é só contatá-los com o intuito de obter sua permissão para visitá-los ou convidá-los para alguns eventos, como a inauguração de um Espaço NT, encontros de amigos da NT, programas especiais ou projetos de saúde comunitária.

O Espaço NT também pode atender os interessados das diferentes frentes missionárias, mesmo aqueles que vêm à igreja pela primeira vez e provavelmente nunca tiveram contato com a Novo Tempo. 

Além de ter uma classe bíblica concentrada na formação espiritual, o Espaço NT pode desenvolver projetos para criar relacionamentos dentro da comunidade. Esses projetos devem atender às necessidades físicas, sociais e emocionais das pessoas, sem perder o foco do discipulado.

Zenón Henríquez, aposentado das Forças Armadas do Chile, foi a um Espaço NT para uma aula de violão e, depois de ter participado da classe bíblica, aceitou Jesus. Isso também aconteceu com Josellya Damásio. Enquanto passeava no Shopping Praia da Costa, em Vitória, ES, ela viu um Espaço NT e se inscreveu em um curso de saúde preventiva. Depois, juntou-se à classe bíblica e, após cinco meses, decidiu entregar a vida a Jesus. Zenón e Josellya encontraram, no Espaço NT, uma ponte de esperança que os levou a Cristo.

Assim como eles, existem milhares de pessoas que estão cadastradas na Escola Bíblica da Novo Tempo esperando que uma “ponte espiritual” seja construída entre a igreja local e sua casa. Todos nós somos essa ponte. Devemos usar o Espaço NT como um meio estratégico, a fim de alcançar essas pessoas e guiá-las no processo de discipulado. Vamos nos unir para fortalecer essa estratégia que liga a Novo Tempo à igreja, de tal maneira que mais pessoas se tornem seguidoras de Jesus.  

Referências

1 Lylon H. Lindbeck, “A ‘Ofensiva Aérea’ na América do Sul”, Revista Adventista, agosto de 1943, p. 9, 10.

2 Jorge Rampogna, “Nuevo Tiempo”. Disponível em <link.cpb.com.br/f6af7f>, acesso em 24/11/2021.

3 Divisão Sul-Americana, “Espaço Novo Tempo – definições”, voto 2015-129.