Líderes da América do Sul se reúnem para avaliar o presente e planejar o futuro da Agência Sul-Americana de Notícias
Entre os dias 5 e 8 de novembro, foram realizadas as reuniões da Comissão Diretiva da Divisão Sul-Americana, DSA, desta feita, na cidade de São Paulo. O objetivo do encontro foi avaliar o andamento das atividades missionárias da igreja e estabelecer metas para o futuro. Além dos líderes das Uniões e instituições denominacionais sul-americanas, estiveram presentes os pastores Gerry Kart, José Lizardo, respectivamente vice-presidente e tesoureiro associado da Associação Geral, Bill Knot, da revista Adventist World, e James Mix, do White Estate.
Em sua mensagem de abertura do congresso, o pastor Kart motivou seus ouvintes a buscarem o poder do Espírito Santo, a fim de gue, “como os discípulos, conquistemos nosso território para Jesus”. Falando sobre o crescimento da igreja, ele disse ser possível projetar que “por volta do ano 2020, seremos uma comunidade com 40 milhões de membros”.
Durante as reuniões, o pastor Erton Köhler também destacou o crescimento da igreja na América do Sul, informando que, em 2006, das 3.032 pessoas batizadas diariamente no mundo, 860 pertencem à DSA; e, de cada 100 membros da igreja mundial, 22 estão no território sul-americano. Mas, existem desafios. “Temos grandes cidades com mais de um milhão de habitantes, nas quais a proclamação do evangelho precisa crescer. Precisamos criar estratégias para alcançar essas cidades”, diz o pastor Köhler.
Projetos
Tendo em vista preparar espiritualmente a igreja para enfrentar os desafios é que foi lançado o “Projeto Conectando com Jesus”, que disponibiliza para os membros da igreja uma coleção de onze livros de Ellen White, por apenas R$ 24,00 (ver matéria sobre o assunto, na página 30). Junto com esse plano de crescimento espiritual, foi apresentado o livro missionário para 2008. Trata-se de Esperanço Para Viver – o Verdadeiro Caminho da Felicidade, uma edição atualizada do livro Caminho a Cristo.
Outro destaque missionário para este ano é o “Projeto Esperança”, cuja proposta é envolver todos os membros numa proclamação de impacto sobre a volta de Cristo. O plano prevê a distribuição de 20 milhões de revistas, colocação de um milhão de adesivos em automóveis e dez mil outdoors nas principais cidades. A idéia é que tudo isso ajude a fortalecer o evangelismo da primavera, que utilizará recursos missionários como pequenos grupos, classes bíblicas, semanas de colheita e oração intercessora. O “dia D” está marcado: 6 de setembro. Em seguida, as reuniões evangelísticas (pequenos grupos, classes bíblicas, semanas de colheita) terão continuidade, tendo em vista uma farta colheita de novos membros, a partir do Batismo da Primavera.
Novos líderes
O departamento de Missão Global e a Agência de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais, Adra, têm novos líderes, assim como as indústrias alimentícias Granix e Superbom. Para dirigir as atividades de Missão Global na DSA, foi escolhido o pastor Edson Choque. Peruano, serviu como pastor distrital, diretor do Ministério Jovem, Ministério Pessoal e Mordomia Cristã em seu país e no Brasil (Missão Nordeste e Associação Bahia Sul). O pastor Gunther Wallauer é o novo diretor da Adra. Depois de concluir o curso teológico no Centro Universitário Adventista de São Paulo, Engenheiro Coelho, ele serviu como voluntário da Adra em Moçambique. Efetivado como obreiro, continuou no mesmo setor, trabalhando em outros países africanos, na Bolívia e na União Norte-Brasileira. Ultimamente, servia em Ruanda.
Para substituir o pastor Benjamin Reichel, que acaba de jubilar-se, Marcelo Cerda foi nomeado diretor da Granix. Graduado em Economia e mestre em Administração de Empresas, o professor Marcelo trabalhava como gerente financeiro da própria Granix. Por sua vez, Alexandre da Silva Lopes é o novo diretor da Superbom. Possuindo vasta experiência na área contábil, Lopes já trabalhou no Instituto Petropolitano Adventista de Ensino, Ipae, A Voz da Profecia, Sistema Adventista de Comunicação, Associação Sul do Pará e, ultimamente, Associação Baixo-Amazonas.