“Cumpre-nos buscar agora uma experiência profunda e viva nas coisas de Deus. Não temos um momento a perder”

Nossa igreja estava planejando um ano de evangelismo agressivo e eu sabia que necessitávamos obter sabedoria e direção de Deus, antes de qualquer outra coisa. Pedi ao nosso primeiro ancião que nos ajudasse a conduzir uma semana de oração e jejum. Ele me olhou um tanto assustado, como se quisesse perguntar: “Acaso, não iremos todos morrer de fome, se ficarmos uma semana sem comer?”

Antecipando-me a essa preocupação, eu lhe disse que o capítulo 58 do livro de Isaías nos diz que o verdadeiro jejum é mais que abstinência de alimentos. Minha idéia era pedir a Deus que nos impressionasse a “jejuar” de algum hobby, prática ou hábito rotineiro, de modo que tivéssemos mais tempo para comungar com Ele e realizar Seu trabalho. Eu tinha certeza de que o Senhor nos levaria a abster-nos de qualquer coisa que se mostrasse intrusa entre nós e Ele.

“Considerando que nunca fizemos isso antes, o que você sugere que façamos?”, perguntou o ancião. “Vamos fazer exatamente isso”, eu respondi. “Primeiramente, vamos pedir a Deus que nos mostre de que coisa nós devemos jejuar. Então, no primeiro sábado do mês, dedicaremos alguns minutos do período dos anúncios, para contar à congregação nossa experiência e desafiá-la a fazer o mesmo.”

”Posso fazer isso”, ele disse. Em acréscimo, lhe pedi que no segundo sábado também dedicasse tempo, a fim de que os irmãos pudessem testemunhar sobre o que Deus lhes proporcionasse durante a semana. Eles também deveriam ser aconselhados a telefonar para outros irmãos, ou se reunirem para oração e encorajamento mútuo. O sorriso estampado no rosto do ancião revelava a vibração com que acatou o projeto.

Mãos à obra

Finalmente, chegou o primeiro sábado. No momento certo, durante o desenrolar do programa, o primeiro ancião foi à frente e disse: “Estamos iniciando um novo ano. Como líderes, da igreja, estamos convocando cada membro de nossa congregação para dedicar a próxima semana à oração e ao jejum. Isso não significa ter que ficar uma semana sem comer. Apenas peça a Deus que lhe mostre algum hobby, prática ou hábito a que você precisa renunciar, a fim de permanecer mais perto dEle, em comunhão. No próximo sábado, dedicaremos tempo para ouvir testemunhos a respeito do que Deus lhes proporcionará nesta semana. Podem se reunir em grupos de oração, ou telefonar uns para os outros, a fim de se animarem.”

Passou a semana e chegamos ao segundo sábado. Como fora anunciado, dedicamos algum tempo da programação para os testemunhos. Inicialmente, houve certa hesitação, mas algumas pessoas começaram a levantar a mão, solicitando o microfone sem fio, desejando partilhar suas experiências.

A primeira pessoa a falar foi um programador de computação. Disse ele: “Sempre tive como hábito acessar a internet antes de começar o trabalho, gastando diariamente pouco mais de meia hora na leitura das notícias. O Senhor me impressionou a suspender essa prática por uma semana e investir o tempo no estudo da Bíblia e na oração.

“Agora e daqui por diante até o fim do tempo, deve o povo de Deus ser mais fervoroso, mais desperto“

Não foi fácil, no início, mas no fim da semana pude sentir quão incrivelmente magnífico foi passar algum tempo com Deus. Estou decidido a continuar fazendo isso.”

Uma senhora, no outro lado da nave, levantou-se e também testemunhou: “Deus me impressionou a suspender o uso do café por umas semana. Todos nós sabemos que esse produto não é benefício à saúde, mas alguns de nós ainda fazemos uso dele. No terceiro dia, senti uma dor de cabeça terrível, que foi aliviada gradualmente. Estou decidida a permanecer livre do café, e planejo empregar o tempo extra e o dinheiro economizado para ajudar uma amiga que no momento está enfrentando grande crise.”

Depois de ouvirmos alguns testemunhos mais, o primeiro an- cião me cochichou: “Acho que não devemos alongar os testemunhos. Você precisa de tempo suficiente para o sermão”, e eu lhe respondi que não se preocupasse comigo. O sermão daquele dia já estava sendo pregado, e o tema era a transformação operada por Deus naqueles corações e vidas.

Podemos fazer muitas coisas, a fim de preparar a igreja para o evangelismo e a colheita. Mas, naquela manhã de sábado, fiquei convencido de que aquela foi a melhor maneira de começar a campanha. Deus já tinha tocado o coração de todos quantos desejavam levar pessoas a Ele.

Tempo oportuno

“Estamos vivendo no período mais solene da história deste mundo. O destino das imensas multidões da Terra está prestes a decidir-se. Nosso próprio bem-estar futuro, e também a salvação de outras almas, dependem do caminho que ora seguimos. Necessitamos ser guiados pelo Espírito da verdade. Todo seguidor de Cristo deve fervorosamente indagar: ‘Senhor, que queres que eu faça?’ Necessitamos humilhar-nos perante o Senhor, com jejum e oração, e meditar muito em Sua Palavra, especialmente nas cenas do juízo. Cumpre-nos buscar agora uma experiência profunda e viva nas coisas de Deus. Não temos um momento a perder. Acontecimentos de importância vital estão a ocorrer em redor de nós; estamos no terreno encantado de Satanás. Não durmais, sentinelas de Deus; o adversário está perto, de emboscada, pronto para a qualquer momento, caso vos tomeis negligentes e sonolentos, saltar sobre vós e fazer-vos presa sua.”1

“O Senhor nos deu a promessa: ‘Se si, e orarem pedindo aquela sabedoria que somente Ele pode comunicar. Falem menos; muito tempo precioso é perdido em conversas que não trazem luz. Reúnam-se os irmãos com jejum e oração em busca da sabedoria que Deus prometeu fornecer liberalmente. Levem ao conhecimento de Deus as vossas dificuldades. Digam-Lhe, como Moisés: ‘Eu não posso guiar a este povo, a não ser que a Tua presença vá comigo.’ E então, peçam ainda: ‘Rogo-Te que me mostres a Tua glória.’ Que é essa glória? – O caráter de Deus. Foi isso que Ele proclamou a Moisés.”2

“Agora e daqui por diante até ao fim do tempo, deve o povo de Deus ser mais fervoroso, mais desperto, não confiando em sua própria sabedoria, mas na sabedoria de seu Líder. Devem pôr de parte dias de jejum e oração. Pode não ser requerida a completa abstinência de alimento, mas devem comer moderadamente, do alimento mais simples.”3

O início do ano é ocasião excelente para convocar a igreja a buscar uma experiência de consagração a Deus. Descobri que uma semana de oração e jejum é um recurso maravilhoso para obtenção de poder e saúde espiritual, a fim de trabalharmos em favor da comunidade que nos cerca, encaminhando crianças, jovens e adultos para o reino de Deus.

Referências:

1 Ellen G. White, O Grande Conflito, p. 601.

2_____________, Obreiros Evangélicos, p. 417.

3______________, Eventos Finais, p. 82.