A capacitação e o poder de um ministro resultam da qualidade da comunhão que ele mantém com Deus.
As diferentes áreas as quais os pastores devem conhecer e dominar, às vezes, podem se tornar algo esmagador no ministério. Elas envolvem questões teológicas e doutrinárias, resolução de conflitos interpessoais, finanças eclesiásticas, entre outras. Para enfrentar os desafios envolvidos, é importante buscar crescer no aspecto da liderança e da pregação. No entanto, além das áreas diretamente ligadas ao ministério, também é preciso investir tempo e recursos para atender e desenvolver as áreas pessoal e familiar.
No entanto, embora reconheçamos que precisamos nos desenvolver em uma gama ampla de áreas, pode ser difícil encontrar a maneira de ser o mais intencional possível para crescer o máximo possível. A seguir, apresento a proposta de um plano de crescimento pessoal que pode ser personalizado de acordo com sua realidade.
Arranje tempo. Antes de entrar em detalhes, é preciso esclarecer uma coisa: a ideia de que podemos “encontrar tempo” para implementar um plano em nosso ritmo diário e semanal não passa de um mito. Se você tentar “encontrar tempo” para essas coisas, elas não acontecerão. Você deve arranjar tempo.
Por exemplo, você pode planejar para que todos os dias, das 8 às 9 da manhã, ou das 15 às 16 horas, seja seu horário de desenvolvimento. É importante estabelecer um horário fixo e inseri-lo à sua agenda como compromisso inegociável. Isso é arranjar tempo.
Priorize seu tempo com as Escrituras e a oração. A capacitação e o poder de um ministro resultam da qualidade da comunhão que ele mantém com Deus. Portanto, é fundamental dedicar tempo diário para o estudo e a oração. Sem essas duas coisas, o ministério será superficial. Diariamente devemos rogar ao Senhor que nos oriente e realize Sua vontade por nosso intermédio.
Escreva seu plano. Tente fazer uma lista não muito grande. Comece com o mais importante e adicione objetivos à medida que for alcançando os primeiros itens. O plano de ação deve ser mensurável (horas diárias ou dias por semana, por exemplo), específico, temporal (eles podem ser de 3, 6 ou 12 meses, para medir os resultados e reavaliar como proceder), alcançável e realista.
Por exemplo, você pode elaborar um plano sistemático de leitura. Além do estudo da Bíblia, é importante ler outros materiais. Você não pode deixar de ler os livros do Espírito de Profecia. Deve também consultar as sugestões na seção “Dicas de Leitura” da revista Ministério. Ademais, use materiais em áudio. Essa é uma excelente maneira de maximizar seu tempo. Você pode ouvir audiolivros, sermões e outros materiais enquanto dirige, faz exercícios ou realiza outra atividade. Finalmente, separe tempo para estar com a família. Aproveite todos os momentos que puder para desfrutar com sua família. Seja intencional ao planejar e participar de atividades que deixarão lembranças agradáveis para sua esposa e seus filhos. Pode ser uma excursão, caminhada ou piquenique, sair juntos, etc. Talvez você já esteja praticando determinados itens desse plano sugestivo, ou tenha que implementar outros. O importante é ter um plano de ação. O início de um novo ano é uma excelente oportunidade para tomar decisões. Tenha certeza de que Deus abençoará seus esforços. Ele deseja que você cresça e se desenvolva no ministério!