Todos os anos, milhares de adventistas participam de retiros espirituais organizados pela igreja. Eventos como esse envolvem uma série de detalhes que, se ignorados, poderão comprometer o impacto espiritual da programação. Para ajudá-lo, gostaria de apresentar algumas dicas importantes que farão a diferença na organização de seu acampamento.

Equipe – Não trabalhe sozinho! Envolva a liderança jovem da sua igreja/distrito. Delegue responsabilidades e acompanhe sua execução. Marque datas e reúna a equipe para apresentar o andamento dos itens planejados.

Local – Vá com antecedência ao local do acampamento, faça uma vistoria cuidadosa e tente imaginar a ocorrência das piores situações. Avalie os riscos que penhascos, piscinas, rios, tanques, lagos e pastos com animais incidem sobre os acampantes, especialmente as crianças. Identifique as áreas perigosas e, se preciso, isole-as. Seja precavido e pense, por exemplo, na possibilidade de chuva torrencial, vendaval, falta de energia, interferências externas, atendimento médico emergencial, etc. Caso chova, há abrigo para os participantes? Se acabar a energia, há gerador? Se não, o local oferece alternativas para quais atividades recreativas? Qual é o hospital mais próximo?

Acampamento – Verifique se o local é plano o suficiente, se é preciso roçá-lo, se há pedaços de ferro ou cacos de vidro espalhados e se existem árvores com galhos muito finos, podres ou com frutos que podem cair e ferir alguém. Delimite uma área para homens, mulheres e casais casados.

Água – Confira a capacidade de suprimento de água que o local oferece. Nunca vi o responsável pelo espaço dizer que existem problemas com a falta de água. No entanto, isso tem atrapalhado muitos acampamentos. Portanto, teste a vazão e a capacidade de armazenamento. É comprovado que o consumo médio diário por acampante é de 60 a 80 litros de água. Preocupe-se especialmente com o tempo de reposição nos reservatórios. Tenha, se possível, uma bomba d´água para qualquer emergência e o contato de um caminhão pipa da região. Indique um responsável para administrar o consumo de água durante o acampamento.

Orçamento – Imprevistos acontecem, mas podem ser minimizados se o orçamento for bem-feito. Portanto, reserve entre 10 e 15% dos recursos financeiros para emergências.

Alimentação – Se possível, conte com o auxílio de um profissional de Nutrição para montar o cardápio, seguindo uma dieta vegetariana ou ovolactovegetariana. Tenha cuidado com o armazenamento dos alimentos e nunca os deixe em contato com o solo. Itens perecíveis devem permanecer refrigerados. Garanta também que a cozinha tenha as melhores condições possíveis de higiene e limpeza. Uma das piores coisas que podem acontecer em um acampamento é um surto de intoxicação alimentar.

Programação – Geralmente o público de um retiro de verão é heterogêneo. Há pessoas de todas as idades; portanto, esteja atento quanto aos horários de acordar e de dormir: nem muito cedo nem muito tarde. Lembre-se de que esta também é uma oportunidade de descanso. Por isso, não sobrecarregue a programação.

Antes do início dos encontros, teste os equipamentos de som, multimídia e iluminação, a fim de evitar problemas de última hora. Esteja preparado para imprevistos com os membros da equipe organizadora, e até mesmo com o orador do retiro. Mescle momentos de reflexão, nos quais as pessoas estejam sentadas, com momentos de interação, quando o público deve se movimentar.

Preferencialmente, não deixe a mensagem espiritual como última parte. Embora existam pessoas que defendem a ideia de que o sermão deve vir por último, para que os acampantes descansem pensando no que ouviram, a realidade é que muitos, especialmente crianças e idosos, não conseguem absorver mais nada, pois já estão dormindo.

Seguro – Crie um evento no sistema de gerenciamento do Ministério Jovem – acampamento de verão –, e faça o seguro de todos os acampantes. Isso é fundamental para preservar os participantes, quem organiza o retiro e a igreja. Acesse: https://goo.gl/kMQ3Xp

Um acampamento bem organizado promoverá recreação, inspiração e motivação para estreitar relacionamentos e se aprofundar na caminhada com Jesus. 

Joni Roger de Oliveira, mestre em Missiologia, é líder do Ministério Jovem da Igreja Adventista para a região Centro-Oeste do Brasil