Comece este ano olhando para cima, vivendo seu chamado em toda a plenitude. Segure nas mãos de Deus e encontre Nele coragem para seguir em frente.

“Espere um pouco”, você pode dizer, “esse é um tema para ser tratado no fim do ano, depois de intensas atividades e trabalho incansável!” É verdade, mas, talvez, o cansaço tenha se tornado algo comum em sua vida, e os motivos para isso podem ser cobranças que os outros fazem ou que fazemos a nós mesmos, conflitos conjugais, frustração por resultados não alcançados, expectativas que não se cumpriram, medo, críticas, falta de reconhecimento, solidão, angústia, entre outros. De acordo com um estudo da agência de pesquisas LifeWay, 48% dos pastores de várias denominações revelaram que as exigências do ministério são maiores do que eles podem suportar.

O que fazer quando um pastor se sente cansado constantemente? A resposta para essa pergunta não é simples, pois a origem dessa condição pode ser muito variada. Contudo, talvez seja necessário reorganizar as rotinas ministeriais e até buscar o auxílio de um profissional que possa auxiliar no gerenciamento da saúde emocional e no resgate do nosso valor. Independentemente da natureza e dos motivos que podem levar o pastor a viver estressado, ansioso e sem forças para continuar, jamais podemos nos esquecer de que foi Deus que fortaleceu Moisés, quando as cargas ficaram muito pesadas, após anos à frente de milhares de pessoas pelo deserto (Êx 33:11-14); foi Ele que fortaleceu Davi, enquanto este fugia de Saul e se encontrava em uma condição vulnerável (1Sm 26); foi Ele que fortaleceu Elias e o tirou de uma caverna, quando o profeta fugia de uma rainha idólatra (1Rs 19); foi Ele que afirmou a Paulo que o acompanharia nos momentos mais difíceis de seu ministério (2Tm 4:17). Não sei como está seu coração nem quais são as cargas que você tem levado. Não sei se já pensou em parar, em desistir e deixar o ministério para trás, pois tentou várias vezes e nada aconteceu. Amigo, não se esqueça de que Deus escolheu você e o colocou onde está, de acordo com Sua providência. O Senhor sabe de todas as coisas e lhe dará todo poder, força e disposição para que você siga adiante. Estamos começando um novo ano. Por isso, não olhe para os desafios e dificuldades que irá enfrentar nem olhe para trás, com medo de sombras do passado. Olhe para cima e veja Deus conduzindo seus passos e fortalecendo sua vida ao longo da jornada do seu ministério. Ele nunca abandona aqueles a quem chamou. Todas as vezes que as cargas emocionais e espirituais se tornarem quase insuportáveis, lembre-se: “Mas os que esperam no Senhor renovam as suas forças, sobem com asas como águias, correm e não se cansam, caminham e não se fatigam” (Is 40:31). Comece este ano olhando para cima, vivendo seu chamado em toda a plenitude. Segure nas mãos de Deus e encontre Nele coragem para seguir em frente. Ellen White afirmou: “Em meio a toda confusão e correria das atividades, encontrarão um lugar quieto de repouso. Se colocarem a sua confiança em Deus, Ele lhes será lugar de descanso” (Cristo Triunfante, p. 46). 

Lucas Alves, secretário ministerial para a Igreja Adventista na América do Sul