Deus é Aquele em quem a ideia do sábado foi originada. Foi Ele quem instituiu esse dia especial

Em certa ocasião, no início do meu ministério, ao ministrar um estudo bíblico com o objetivo de provar que o sábado foi originado na criação, enfrentei desafios que não havia conhecido antes. Ao chegar a esse tema, a pessoa que recebia o estudo apresentou alguns argumentos sobre o que, na visão dela, Gênesis 2:2, 3 diz a respeito da origem do sábado.

Primeiramente, o estudante reconheceu que Deus descansou no sétimo dia. Mas, em seguida, ele argumentou que não há nenhum mandamento no relato da criação para que outras pessoas, além de Adão e Eva, repousassem no sábado. Sim, disse o estudante, Deus abençoou o sétimo dia, mas especificamente nada indica, no relato da criação, que cada sétimo dia subsequente também tivesse sido abençoado ou santificado. Além disso, ele continuou argumentando, as palavras sábado, lei ou mandamento não aparecem em Gênesis 2:2, 3. Quando eu lhe disse que a ideia de observância do sábado estava implícita, ainda que não especificamente estabelecida, ele respondeu que o silêncio não é um princípio exegético válido ou aceitável.

Qual é a evidência encontrada nas Escrituras a respeito da criação e o sábado? Se, de fato, o dom do sábado semanal foi concedido no Éden, como nosso Criador pretendia que Sua criação experimentasse o sábado?

Repouso e comunhão no Éden

No primeiro sétimo dia do planeta Terra, Deus não estava cansado pelo trabalho de trazer à existência nosso mundo e seus habitantes. Igualmente, Adão e Eva não estavam desgastados, tendo apenas poucas horas de vida. Em harmonia com o plano do Criador, o primeiro dia completo de vida para Adão e Eva foi de tranquila comunhão com seu Criador, e um com o outro. Há muito sentido na ideia de que Deus, ao estabelecer um dia especial para repousar, abençoando-o e separando-o para uso santo. Ele fez isso para benefício de Seus filhos criados e a descendência deles. Assim, a observância do sábado como dia santo requer comunhão com o santíssimo Deus e constitui uma lembrança regular de Seu desejo de comunhão entre nós.

Repouso e comunhão no Sinai

Provavelmente, a passagem mais impactante na qual Deus liga o sábado à criação seja Êxodo 20:8-11. O mandamento do sábado é o maior do decálogo; o único que inicia com a expressão “Lembra-te”; e contém uma clara referência ao relato da criação conforme o livro de Gênesis. A última parte do mandamento é quase uma citação direta de Gênesis 2:3. Essa ligação entre o sábado e a criação é apoiada no fato de que a palavra hebraica traduzida como “sábado” (shabbat) e a palavra hebraica traduzida como “repouso” (shabat) são correlatas.

Talvez outra indicação de que a origem do sábado está na criação é o fato de que todos os verbos presentes em Êxodo 20:11 – “fez”, “descansou”, “abençoou”, “santificou” – estão no tempo passado. Isso sugere que Deus repousou no sábado, e a bênção que Ele atribuiu ao sábado teve lugar quando Ele o fez, ou seja, quando criou os céus e a Terra.

Repouso e comunhão nos dias de Jesus

Em Marcos 2:27, Jesus disse: “O sábado foi feito por causa do homem, e não o homem por causa do sábado.” Ao responder às acusações dos fariseus de que Ele transgredia o sábado, Jesus não entrou em argumentação a respeito das leis judaicas sobre esse dia. Em vez disso, buscou impressioná-
los de que o sábado foi estabelecido para ser uma bênção para a humanidade, no sentido de que esse dia seja uma oportunidade semanal para focalizar o repouso e o relacionamento, não as inúmeras leis instituídas para ditar como aceitáveis ou inaceitáveis algumas práticas sabáticas.

Jesus estava Se referindo à própria criação original. O homem não poderia ter sido criado para o sábado porque, quando a humanidade foi criada, o sábado ainda não havia sido estabelecido. Por outro lado, o sábado podia ter sido criado para a humanidade, porque quando Deus o instituiu no sétimo dia, o ser humano já havia sido criado e podia desfrutar as bênçãos desse dia especial de comunhão. O próprio Jesus reuniu a criação do homem, a instituição do sábado e o tempo em que as coisas foram criadas. Ele é Senhor do sábado (Mc 2:28) porque Ele é o Criador (Jo 1:1-3, 14).

Repouso e comunhão hoje

Deus é Aquele em quem a ideia do sábado foi originada. Foi Ele que instituiu esse dia especial. Foi Ele que especificou a razão pela qual necessitamos do sábado. É Ele que nos convida à comunhão com Ele nesse dia. Essa ênfase relacional é demonstrada por meio de uma aparente ordem proposital dos primeiros quatro mandamentos.

O primeiro mandamento proíbe que tenhamos outros deuses. Se tivermos outros deuses e os colocarmos em primeiro lugar, eles serão ídolos. Assim, o segundo mandamento proíbe que tenhamos ídolos e os adoremos. Se tivermos ídolos, seguramente usaremos mal o nome de Deus. Consequentemente, o terceiro mandamento nos adverte a não tomar Seu santo nome em vão. Se profanarmos o nome de Deus por meio da adoração de ídolos, estaremos dando lugar à falsa adoração; de modo que, no quarto mandamento, Deus nos ordena santificar o sábado, passando tempo com Ele.

De fato, se o sábado foi dado na criação, então esse dia não foi dado exclusivamente para a antiga nação judaica, mas para toda a humanidade. Deus não iria Se enganar, inserindo uma lei judaica temporária em um conjunto de princípios morais para toda a humanidade em todos os tempos. O sábado é parte da lei moral de Deus, os dez mandamentos. Moralidade tem que ver com o que é certo e o que é errado, e o sábado é parte da lei moral de Deus, considerando que ele está relacionado com o certo e o errado em nosso relacionamento com o Senhor.

Também é importante compreendermos que o sábado é parte das boas-novas de Deus. O Senhor não apenas providenciou o grande plano de salvação, mas também proveu um dia especial no qual podemos comungar, enquanto o plano se desenvolve. E assim como Deus é específico a respeito do sábado, Seus seguidores também devem ser específicos em tudo o que se refere a esse dia.

Nossa maneira de observar o sábado, não depende de quanto conhecemos as normas, com que firmeza tentamos fazê-lo, nem mesmo com que frequência reprovamos outras pessoas que consideramos ser transgressoras do sábado. Depende, sim, de quanto conhecemos o Senhor do sábado e da firmeza com que estamos ligados a Ele, de modo muito especial nesse dia.

Deus deseja que nosso repouso no sábado seja completo, nos aspectos físico e espiritual. Em Mateus 11:28, Jesus falou sobre esse descanso pleno, quando nos convidou a ir a Ele, a fim de encontrarmos descanso de nossos labores e para nossa alma.

Assim sendo, conforme temos visto, o sábado como dia de repouso, comunhão e adoração foi originado na criação. É também um dia de ligação espiritual com Deus por meio da adoração, em resposta ao Seu amor. Portanto, podemos compreender melhor o que aconteceu no primeiro sábado, o sétimo dia da criação do mundo. Estamos em melhor condição de desfrutar com Deus a experiência do sábado que Ele planejou para nós desde o início de todas as coisas.