“Oração e fé realizarão o que nenhum poder na Terra pode fazer. Não precisamos ficar ansiosos nem perturbados”

Fé e otimismo são duas palavras que podem mudar você, sua igreja e seu futuro. Uma atitude positiva, alicerçada na fé e na esperança é o primeiro ingrediente do crescimento da igreja. Uma pesquisa realizada entre os anos 2003 e 2007 identificou o mais rápido crescimento entre igrejas adventistas na América do Norte. Essas igrejas tiveram, em média, 5% de crescimento em assistência, número de membros e batismos durante cinco anos consecutivos.

A fim de possibilitar uma comparação imparcial, a pesquisa não considerou igrejas que trabalhavam entre a primeira geração de populações de imigrantes, altamente receptivas. Seguindo esse critério, foram pesquisadas cinco igrejas (que chamaremos de igreja “A”, “B”, “C”, “D”, “E”). Para cada uma dessas igrejas de rápido crescimento, os pesquisadores identificaram três igrejas nas proximidades geográficas que estavam declinando ou estacionadas.

O que podemos aprender dessa pesquisa?

Mesmo lugar, resultados diferentes

Inicialmente, vejamos o caso da igreja “A”. Para entendermos a dinâmica dessa igreja, a três pastores de igrejas estagnadas, localizadas na mesma região, foi perguntada a razão pela qual suas igrejas não cresciam. Quase todos responderam: “O lugar é muito difícil. O povo não está interessado na mensagem adventista, há muitos batistas e carismáticos. Os batistas estão se tornando mais fortes.”

Em contraste, a igreja “A”, plantada em uma cidade média, em 1990, na região central da América do Norte, tem um forte ministério evangelístico. Ao ser entrevistado sobre a cidade, o pastor disse: “Gosto muito de trabalhar ali. As pessoas amam a Deus, nós oramos em favor delas, atendemos as necessidades e elas vêm à igreja. Começamos o trabalho com poucos membros, mas hoje temos mais de 500 assistentes.”

“A igreja “B” está situada em uma área metropolitana do sul com mais de três milhões de pessoas. Essa igreja foi revitalizada na última década. Atualmente, pode ser descrita como uma congregação culturalmente diversa, com aproximadamente quinhentas pessoas, forte liderança e pregação. O pastor dessa igreja trabalha com fé e otimismo: “Não nos deixamos intimidar pelos desafios. Nosso dever é orar, ter ministérios efetivos e evangelismo. Deus Se encarrega de nos enviar pessoas.” Enquanto isso, os pastores de igrejas estagnadas, na mesma região, apontaram como razão para isso a existência de muitos batistas e desinteresse na mensagem adventista.

A igreja “C” é antiga, estabelecida no subúrbio de uma cidade grande na região noroeste do Pacífico. A congregação mais que duplicou para quase quinhentas pessoas e desenvolve um forte e criativo ministério comunitário. O pastor dessa igreja testemunhou: “A melhor coisa que me aconteceu foi ter vindo para este lugar. Aqui, as pessoas não têm ligação com igrejas. Nós oramos em favor delas, ministramos às suas necessidades, e elas vêm para nossa igreja.”

Por sua vez, três pastores de igrejas em declínio, na mesma região, disseram: “Vivemos em uma das regiões mais seculares do mundo, o que dificulta qualquer tipo de evangelismo. O povo não pensa em Deus, age como se não necessitasse dEle nem da igreja.”

A igreja “D” está localizada em uma pequena cidade no centro dos Estados Unidos, mas cresceu bem para seu tamanho (cerca de 180 pessoas), exercendo vários ministérios. O pastor não se sentiu impedido pelo tamanho da cidade. Ele acreditou que os membros de sua igreja poderiam ser evangelistas entusiasmados, intercessores, e convidar amigos para a igreja. Então, trabalhou para fortalecer espiritualmente a congregação e torná-la digna de receber pessoas. Cinco anos depois, a igreja havia crescido 50%.

A igreja “E” está em uma área rural no oeste e cresceu admiravelmente, com uma forte congregação apaixonada pelo evangelismo. A assistência era de aproximadamente quatrocentos assistentes, predominantemente anglo-americanos, além de alguns hispânicos. Mas, nem sempre foi assim. No passado, a igreja quase morreu e, ao chegar, o novo pastor ouviu: “Esta igreja não crescerá, pois a cidade também não cresce.” Porém, ele acreditou que Deus podia operar naquela congregação o milagre do crescimento. Avançou com fé, levando-a a se tornar uma luz na comunidade.

Ingrediente mais importante

Sem o Espírito Santo, nenhum fator isolado ajudará sua igreja a crescer, muito menos alguma combinação de esforços ou estratégias. Porém, com o Espírito Santo temos toda razão para alimentar otimismo e entusiasmo em relação ao futuro. Entre os fatores identificados pela pesquisa, como contribuintes para o crescimento da igreja, incluindo liderança efetiva, envolvimento da irmandade, oração intercessora e culto dinâmico, nenhum foi mais importante do que fé e otimismo.

O ingrediente mais importante para o crescimento da igreja é ter atitude vencedora, fundamentada na fé em Deus. Com Seu poder e Sua bênção, podemos conquistar o mundo para Cristo. Quando dizemos que as pessoas não estão interessadas ou que é difícil alcançá-las, estamos limitando o poder de Deus, limitamos a nós mesmos e as pessoas a quem pretendemos alcançar. Se você tem a firme crença de que o povo não está interessado, por que deveria tentar novos métodos para alcançá-lo?

Hoje, a situação é muito parecida com a que prevalecia quando Jesus andou nesta Terra. No primeiro século, três principais ideias filosóficas estavam representadas nas três principais cidades: Jerusalém representava a tradição, pessoas desinteressadas e rígidas em suas crenças. Atenas representava a filosofia moderna e abertura para novas ideias. Roma representava a pós-modernidade, a cultura do entretenimento, idolatria aos heróis, hedonismo. Nessas cidades, a fé cristã enfrentou perseguição. Apesar dos desafios, o evangelho foi proclamado e o reino de Deus cresceu. O primeiro século foi uma época de crescimento numérico e espiritual da igreja, porém isso não aconteceu porque não houvesse desafios, mas porque a igreja tinha fé em Jesus Cristo e no poder do Espírito Santo. Em nosso tempo, Deus levará Sua igreja ao triunfo. Se desejamos ser parte disso, devemos crer em Deus e em Seu Espírito.

Sempre ouvimos desculpas que tentam explicar as razões pelas quais certas igrejas não crescem. Mas pastores de igrejas em crescimento alimentam a crença de que podem ganhar o mundo para Jesus, mantendo o pensamento de que podem todas as coisas nAquele que os fortalece. Têm fé na realidade de que, com Deus, toda igreja pode crescer dinâmica, saudável e cheia de entusiasmo pelo evangelismo. Fé e esperança são contagiosas. Os membros dessas igrejas acabam tendo a mesma fé, atitude e o mesmo otimismo; creem que Deus fará grandes coisas por eles, por seus familiares e pela igreja.

“A resposta do pastor estabelecerá o tom da resposta congregacional. Se o pastor se mostrar derrotado, triste, desapontado e deprimido, a congregação espelhará os mesmos sentimentos.”1

“Crescimento de igreja não é conseguido sem esforço nem é fácil. Porém, com Deus, tudo é possível”

Deus quer agir

Somos colaboradores de um Deus todo-poderoso que pode fazer todas as coisas. “O Senhor está disposto a fazer grandes coisas por nós. Não obteremos a vitória através de número, mas pela completa entrega da vida a Jesus. Temos de ir avante em Sua força, confiando no poderoso Deus de Israel.”2

O Senhor fará grandes coisas por Seus filhos e por Sua igreja. Otimismo fundamentado na fé não é ansiedade, ignorância da realidade, nem minimização das dificuldades. Otimismo é confiar no poder de um Deus que pode fazer o impossível. Esse é o testemunho das Escrituras. O Senhor deu um filho a uma mulher estéril que tinha 90 anos e era casada com um homem de 99 anos (Gn 17:17; 18:10-14). Deu um filho a uma virgem (Lc 1:34-38). Transformou um garotinho em um gigante (1Sm 17). Ele prometeu que, se tivermos fé como grão de mostarda, transportaremos montanhas (Mt 17:20). O peso das Escrituras repousa na fé em um Deus que pode fazer tudo.

“Ah! Soberano Senhor, Tu fizeste os céus e a Terra pelo Teu grande poder e por Teu braço estendido. Nada é difícil demais para Ti… Realizaste sinais e maravilhas no Egito e continuas a fazê-los até hoje, tanto em Israel como entre toda a humanidade, e alcançaste o renome que hoje tens. Tiraste o Teu povo do Egito com sinais e maravilhas, com mão poderosa e braço estendido, causando grande pavor” (Jr 32:17-21).

“Jesus olhou para eles e respondeu: ‘Para o homem é impossível, mas para Deus não; todas as coisas são possíveis para Deus’” (Mc 10:27).

Quando cremos no poder de Deus, Ele nos recompensa com ricas e abundantes bênçãos. O Senhor ainda é Todo-poderoso. Nosso otimismo permanece alicerçado em Sua natureza imutável, em Seu grandioso poder, em Suas promessas fiéis.

O fator fé

De que maneira uma atitude de fé afeta a igreja e a faz crescer?

Operação de milagres. Testemunhar Deus em ação fortalece de modo incomum tanto indivíduos como congregações. Uma atitude de fé possibilita que Deus opere milagres entre nós, e esses milagres produzem mais fé, que, por sua vez, produzem mais ações visíveis de Deus.

Atitude certa. Uma atmosfera de atitude vencedora é mais importante que qualquer outra coisa. É mais importante que a história de sucesso ou fracasso da igreja, mais importante que o edifício, orçamento e a assistência, mais importante que a fama (ou infâmia). É mais importante que a generosidade dos membros ou a habilidade do pastor.

O notável é que podemos fazer uma escolha cada dia, com respeito à atitude com que enfrentaremos esse dia. Não podemos mudar o passado. Não podemos mudar o fato de que as pessoas agirão de determinado modo; não podemos mudar o inevitável. A única coisa significativa que podemos fazer é escolher nossa atitude.

Alegria contagiante. Sua atitude alegre no trabalho do Senhor pode permear toda a congregação. Seu entusiasmo e crença na grandeza de Deus têm uma forma especial de influenciar cada membro da congregação e mudar a atitude dele em possibilidades e vitórias. Deposite sua fé em Deus. Comece observando os poderosos feitos de Deus, e sua igreja avançará em efetividade e crescimento saudável. Deus o recompensará, de acordo com o tamanho de sua fé e visão. Ele dará a você uma igreja cheia de alegria e fortalecida pela confiança em Deus.

Que tipo de pastor você deseja ser? Cheio de desculpas ou cheio de fé e otimismo? Se você tiver a atitude correta, será capaz de adquirir habilidades para o sucesso, e Deus lhe dará os recursos necessários. Alguém poderá dizer: “Você não conhece minha área, minha igreja, as dificuldades que estou enfrentando, os conflitos que tenho.” Crescimento de igreja não é conseguido sem esforço nem é fácil. Porém, com Deus, tudo é possível. “Deus não nos deu espírito de covardia, mas de poder, de amor e de equilíbrio” (2Tm 1:7). Ele nos assegura de que estará conosco até o fim dos tempos (Mt 28:20).

Fazendo acontecer

Fortaleça sua fé. Estude as ações de Deus, na Bíblia e na História.

Viva a fé. Demonstre fé, através de suas palavras e seus atos. Fale sempre sobre o poder de Deus.

Partilhe a visão. Use sermões, testemunhos, slogans, faixas e cânticos.

Autoestima confiante. Crie uma congregação entusiasmada, com autoestima saudável e que acredita que tudo é possível. Celebre as bênçãos. Chame a atenção das pessoas para os atos de Deus em sua igreja. Celebre o crescimento numérico dos membros e o aumento de ofertas e dízimos. Dedique tempo a orações de gratidão que focalizam as realizações de Deus em favor da igreja.

Mudança de linguagem. Aborde os problemas a partir de uma perspectiva de fé, nomeando-os como oportunidades e desafios. Não pense nos problemas como limitação, mas como ocasiões para ser criativo. Troque a palavra “fracasso” pelo abençoado risco: “Somos a igreja que não teme tentar novas coisas para Deus.”

Recrutamento de líderes. Escolha pessoas que tenham otimismo alicerçado na fé e que acreditem nas possibilidades.

Uma atitude otimista e de fé significa que, em vez de se deixar intimidar pelos desafios, esperamos a vitoriosa intervenção de Deus. Oramos pela conversão de muitos. Trabalhamos no poder do Espírito Santo. Esperamos Deus fazer grandes coisas.

Quais são suas expectativas? Deus nos recompensará de acordo com elas. Portanto, esperemos grandes cultos, grande fé, grande Escola Sabatina, muitas pessoas, grande crescimento! Espere Deus fazer grandes coisas. Espere-O para ajudar você a cumprir todo o seu potencial. Espere para que as pessoas sejam transformadas, a fim de que transformem o mundo e façam grandes coisas para Deus.

“Oração e fé realizarão o que nenhum poder na Terra pode fazer. Não precisamos ficar ansiosos nem perturbados. O agente humano não pode ir a todo lugar nem fazer tudo o que precisa ser feito. Comumente, as imperfeições se manifestam no trabalho, mas se mostrarmos inquebrantável confiança em Deus, não dependendo da habilidade nem do talento de homens, a verdade avançará. Deixemos todas as coisas nas mãos de Deus, deixemos que Ele faça o trabalho à Sua maneira, de acordo com Sua vontade, por meio de quem Ele escolher. Deus usará aqueles que parecem ser fracos, caso sejam humildes. A sabedoria humana, a menos que seja diariamente controlada pelo Espírito Santo, se provará loucura! Devemos ter mais fé e confiança em Deus. Fervorosa oração e fé realizarão o que está muito além da nossa imaginação.”3 

Referências:

1 Howard K. Batson, Common Sense Church Growth (Macon, GA: Smith & Helwys, 1999), p. 89.

2 Ellen G. White, Filhos e Filhas de Deus [MM, 1956], p. 279.

3 ___________, Manuscript Releases (Silver Spring, MD: E. G. White Estate, 1993), v. 8, p. 218.