Hoje em dia, em todas as esferas sociais, há uma ênfase de manter-se fisicamente sadio. Este conceito era conhecido e já se praticava na antiguidade. Os gregos educavam seus filhos nos esportes não somente para ganhar uma vitória, mas também para manter a saúde do corpo e da mente.
“Que tenhas saúde…” foi o desejo expressado pelo apóstolo João para Gaio, e é hoje também o ideal de Deus para Sua Igreja.
Ellen White salienta que “a saúde é um tesouro. É de todas as posses temporais a mais preciosa.”1 E a saúde abrange não somente nosso corpo, mas também a mente, nossa relação para com os demais seres humanos e especialmente nossa dependência para com Deus. “Riqueza, ilustração e honra são adquiridas ao elevado preço da perda do vigor da saúde. Nada disso pode assegurar felicidade, se falta a saúde.”2 “Logo é bem empregado o tempo que se usa no estabelecer e preservar a saúde física e mental.”3
Obedecer às leis da saúde, assim como às leis do trânsito, não nos garante uma vida livre de acidentes ou enfermidades. Há tantas coisas variáveis que não podemos controlar, como o próprio caminho, os outros viajantes, a visibilidade, etc. No entanto, há menor risco de acidentes se forem fielmente seguidas as leis do trânsito. Assim, também, os princípios de saúde, praticados diariamente, tornarão nossa vida mais abundante e proveitosa, diminuindo ao mesmo tempo o risco de enfermidades e mal-estar.
Não se requer muito dinheiro nem grande esforço para nos mantermos sadios. Há uma série de fatores naturais que bem podemos seguir para resguardar assim nossa vida.
1. Respiremos Ar Puro
Nem todos temos o privilégio de viver no campo, onde o ar se renova constantemente. As árvores e as plantas processam em suas folhas o anídrido carbônico que se desprende da respiração dos seres humanos, dos animais, das plantas, das indústrias, da fumaça dos cigarros e charutos, dos automóveis e de outras fontes. É um constante trabalho de limpeza do ar que mantém baixo o nível de anídrido carbônico e eleva o oxigênio ao nível normal.
O intercâmbio desses gases em nossos pulmões é constante e permite a purificação do sangue que promove a saúde dos tecidos e a respiração interna das células.
Cada igreja deve planejar passeios a bosques e lagos onde, em meio à Natureza, se pode respirar ar puro e vivificante. Você tem feito isso ultimamente? E planejou para a comunidade um curso para deixar de fumar?
2. Bebamos Água Pura
É-nos declarado que tanto na saúde como na enfermidade a água constitui uma bênção. Sem água só podemos viver poucos dias. De 50 a 70% de nosso corpo é água. E deve-se manter esse nível.
Exteriormente a água nos ajuda a manter a higiene em posso lar e em nosso corpo. Deve ser usada abundantemente.
As bebidas gasosas carbonadas, com ou sem cafeína, estão tomando o lugar da água. Aonde quer que formos, grandes cartazes exaltam as virtudes dessas bebidas para refrescar o corpo e mitigar a sede. Milhões de cruzeiros são gastos na compra dessas bebidas que contêm água, açúcar, saborizantes e corantes artificiais, ácidos, especialmente o fosfórico, e mui poucas incluem pequena quantidade de suco de fruta.
A água pura, de valor monetário mínimo em comparação com outras bebidas, promove a saúde, mantém os tecidos hidratados, não altera os processos das células nem introduz substâncias artificiais no organismo.
Organize uma campanha pró-água, com seminários e aulas para seu uso interno e externo.
De manhã, ao levantar-se, beba um ou dois copos de água. Sentir-se-á muito melhor durante o dia.
3. Gozemos a Luz do Sol
Na Natureza a luz do Sol faz crescer as plantas. Pelo processo da fotossíntese, a radiante luz solar é absorvida pelas folhas e se transforma e se acumula nas substâncias alimentícias, como os hidratos de carbono que se formam, e essa energia mantém a vida da criação.
Além disso, os raios ultravioleta do Sol formam em nossa pele a vitamina D, que ajuda no processo de absorção do cálcio que ingerimos nos alimentos. O cálcio é o principal componente dos ossos e dos dentes. A constante absorção de cálcio mantém íntegro o sistema ósseo, para assim nos movermos e andarmos eretos. Também conserva o equilíbrio interno necessário para viver.
Uns poucos minutos por dia são suficientes para formar a vitamina D necessária. Excessiva exposição ao Sol pode aumentar a suscetibilidade para o câncer da pele.
4. Façamos Exercício Diário
Mas…, e se não temos tempo? E que diremos das campanhas, da preparação de sermões, das comissões, dos problemas, etc.?!
A realidade é que todos somos os mordomos de nosso tempo. Aproveite certos momentos para andar em vez de usar um veículo. Quando uma comissão durar várias horas deve haver intervalos. Nestes, ande, mova-se, beba água. As decisões, mais tarde, serão tomadas com mais facilidade.
O exercício é uma lei da vida. Fomos feitos para mover-nos e usar os músculos. Se deixarmos um membro sem movimento por muito tempo, esse membro se debilita. O exercício ativa os músculos e permite um movimento mais rápido do sangue para o coração.
De todos os exercícios, andar é o mais proveitoso. A toda hora, de manhã, depois das refeições, ao entardecer, uma caminhada ativa os músculos, a circulação, a respiração, e facilita a digestão. Todos: anciãos, adultos, jovens e crianças, podem andar. Outros exercícios, como trotar ou correr, devem ser iniciados com cuidado para não exceder a capacidade do organismo. Calistenia e outros exercícios também são valiosos. Caminhe com sua família até o parque ou até à montanha, ou pelo campo ou nos arredores da cidade.
Cada igreja deve ser uma igreja ativa. Forme um clube de saúde ou de exercício. Planeje diversas atividades com os jovens e adultos, com as crianças e com os anciãos. Muitos dos problemas físicos e mentais poderiam ser minorados pelo exercício físico. Promova-o.
5. Descansemos Bem
Devemos dormir entre sete e oito horas diárias. Nosso sistema nervoso necessita disso. É economia mal entendida trabalhar em excesso por mais horas que as necessárias. O tempo para descansar e dormir é sagrado, embora às vezes pareça ser um desperdício. Mas não é assim.
6. Alimentemo-nos Bem
Alimentação adequada não significa comer alimentos caros, escassos ou exóticos. Alimentos simples, bem preparados, nutrem devidamente o organismo. Com legumes (leguminosas), cereais, frutas e verduras, com um pouco de nozes ou sementes oleaginosas, pode-se preparar uma infinidade de pratos. Combinados com ciência e servidos com arte, contribuem para nosso bem-estar físico, mental e espiritual. Aprender a preparar comidas deliciosas, bem como simples e nutritivas, é uma ciência e uma arte que todos — homens e mulheres — podem e devem aprender. Já planejou um curso de nutrição na igreja?
7. Sejamos Moderados em Tudo
Até mesmo as coisas boas, como a água, o ar, o sol, o exercício e o descanso, se forem usados em excesso, podem causar efeitos prejudiciais, a curto ou a longo prazo. Para funcionar bem, nosso organismo necessita que tudo lhe seja suprido a seu tempo, e em quantidade moderada. Disse Salomão: “Ditoso é o país… cujos governantes comem na hora certa, para refazerem as forças e não para se embebedarem.”4
Além disso, não se deve usar o que causa dano. O povo adventista recebeu instruções sobre os efeitos de fumar, do alcoolismo e do uso de drogas, problemas encontrados na sociedade hoje em dia.
Planejou programas para a juventude sobre o problema dos tóxicos? Sua igreja oferece à comunidade um programa para deixar de fumar? Ou um programa de reabilitação alcoólica? Ou um programa para diminuir de peso?
Estude estas possibilidades.
Eduque os membros da igreja. Eles serão muito úteis para esta espécie de atividades.
8. Tenhamos Confiança em Deus
O conceito de saúde não está completo sem a alusão a Deus, o Criador da vida. Temos em nossa igreja grupos de oração? Grupos de estudo em que se possa reforçar e aprofundar o conhecimento da Bíblia e dos livros escritos para nós como um povo? Círculos de leitura da Bíblia e de outros livros para a Igreja? Todos os membros da Igreja devem estar dinamicamente empenhados em atividades que lhes permitam crescer cada dia. A devoção pessoal, a sós diariamente, o contato contínuo com Deus em todas as nossas atividades, tudo isso promoverá a saúde do corpo e da alma.
Referências
- 1. Conselhos Sobre o Regime Alimentar, pág. 20.
- 2. Ibidem.
- 3. Idem, pág. 15.
- 4. Eclesiastes 10:17 (Dios Habla Hoy. Versão popular).