A igreja toda tem-se dado conta de que estamos vivendo as cenas finais da história do mundo. Agora é tempo de terminar a obra. Todos os que nos rodeiam são testemunhas vivas dos acontecimentos dos últimos dias.

Lemos em S. João 4:35: “Não dizeis vós que ainda há quatro meses até a ceifa? Eu, porém, vos digo: erguei os vossos olhos e vede os campos, pois já branquejam para a ceifa”.

Quando Jesus Se encontrou com a mulher samaritana junto ao poço de Jacó, Ele lhe disse em termos claros que Ele era a água viva, e que sem essa água ela voltaria a ter sede; mas Ele lhe daria a água que a dispensaria de voltar à fonte de Jacó para beber. Dar-lhe-ia água viva, água da vida eterna. A mulher samaritana estava disposta a receber e tomar essa água.

Há ao nosso redor tantas pessoas que necessitam de Jesus, que anelam paz e segurança, e a mensagem do advento é a resposta às necessidades do mundo.

O Mestre revelou as necessidades da mulher samaritana, e ela saiu para contar ao povo de sua cidade que o Messias, chamado o Cristo, tinha vindo. E enquanto a multidão escutava o testemunho de uma mulher convertida, saíram para o encontro com Cristo. E eis que estando os discípulos a falar com o Mestre, levantaram os olhos e viram a multidão que se encaminhava para eles. Jesus então lhes disse: “Erguei os vossos olhos e vede os campos, pois já branquejam para a ceifa”.

A Divisão Sul-Americana toda, leigos e obreiros, unem suas mãos para participar em toda a Divisão do ano da colheita em 1974. Encontramos nosso mandato em Col. 1:28: “O qual nós anunciamos, advertindo a todo homem e ensinando a todo homem em toda sabedoria, a fim de que apresentemos todo homem perfeito em Cristo”.

Por mais de três quartos de século tem a igreja adventista estado a publicar livros e a distribuir publicações calculadas em milhões de páginas. Nossas instituições médicas têm atraído a atenção de milhares de pacientes, despertando o seu interesse na igreja. Por mais de três décadas o rádio e a televisão têm anunciado semanalmente a mensagem da hora do juízo. Todos os meios de comunicação têm sido empregados para avisar e advertir o povo sobre o breve regresso do Salvador. O terreno tem sido preparado, as sementes foram semeadas, os campos regados e cultivados. A abundante produção está madura para o dia da ceifa; agora é a hora da colheita. Em cada comunidade, em cada igreja e em cada lar, é nosso dever sair para colher o precioso grão e trazê-lo para os celeiros de Deus. Muitos estão apenas esperando ser convidados para entrar no reino.

O testemunho de fidelidade tem inspirado os filhos. de Deus a fazer uma decisão por Cristo. Um de nossos membros de igreja estava empregado e ocupava importante cargo na firma. Guardava o sábado fielmente e aparentemente não tinha problema algum. Mas um dia seus superiores lhe disseram que não podia mais continuar assim, e foi dispensado de imediato. Depois de algum tempo conseguiu outro emprego com salário ainda maior, mas logo depois seus superiores lhe informaram que não podia continuar faltando ao trabalho no sábado, e deram-lhe um mês de prazo para pensar numa decisão; mas ele respondeu amavelmente: “Não necessito de um mês; posso dizer mesmo agora que continuarei a ser fiel’’. Este irmão tinha 250 trabalhadores sob sua responsabilidade. Havia sido um bondoso chefe. Uma ocasião um de seus homens sofreu um grave acidente e ele ajudou a cuidar dele e o visitou em seu lar, provendo-lhe tratamentos especiais. Logo este trabalhador ficou recuperado, gozando plenamente suas forças. Assim os companheiros de trabalho não se conformavam que este chefe fosse afastado de seu cargo, mas seus superiores se mantinham firmes, e não queriam mudar a decisão.

Não demorou muito, os 250 homens se apresentaram aos chefes dizendo que não podiam produzir nem trabalhar como até esse momento sem o seu líder. Os superiores se mostraram mais compreensivos, chamaram nosso irmão adventista e lhe disseram:   “Não importa que não venha trabalhar no sábado; tudo que queremos é que faça o seu trabalho”.

Foi um momento feliz quando este grupo de obreiros fez uma reunião, na qual todos decidiram guardar o sábado, fazendo horas extras durante a semana para completar a tarefa requerida pela empresa. O certo é que produziram mais do que antes, e presentemente, numa de nossas igrejas, encontramos um numeroso grupo destes trabalhadores, que estão inscritos nas classes batismais, preparando-se para se tornarem membros da igreja, graças à lealdade e fidelidade de um leigo ganhador de almas.

Quando somos fiéis podemos colher. Este é o momento da fidelidade e do bom testemunho. Há muitas maneiras de colher, e os campos brancos, prontos para ter o precioso fruto ajuntado nos celeiros.

Durante muitos anos a Voz da Profecia tem estado em contato com milhões de ouvintes. A verdade tem sido revelada em milhares de lares; agora há a necessidade de ajuntar as preciosas almas do evangelismo feito pelo ar, através das ondas sonoras. Durante décadas nossos colportores têm distribuído publicações cheias da verdade em todos os países deste continente. Cada página impregnada de verdade tem deixado sua influência em algum coração sincero. Este é o momento de descobrir onde se encontram e como podemos ajudá-las a fazer sua decisão por Cristo, é plano de Deus semear, cultivar e colher.

Milhares de pacientes têm chegado a nossas instituições médicas em busca de alívio físico, e têm encontrado ânimo espiritual também. Os enfermos que têm passado pelos hospitais adventistas do sétimo dia e têm retornado a seus lares constituem uma magnífica oportunidade para ganhar almas. Devemos pôr-nos em contato com esta gente maravilhosa, e dizer-lhes que a igreja os está esperando para que façam parte da família remanescente de Deus. Nossas instituições educacionais têm sido como cidades de refúgio, não somente para nossos próprios filhos, mas também para milhares de estudantes que não são de nossa fé. Alguns deles têm estado estudando a Bíblia durante anos, e só estão esperando ingressar numa classe batismal e preparar-se para se tornarem membros da igreja. Não é o dia de colher todos os preciosos grãos em todos os campos deste continente? Não nos resta muito tempo para esperar a vinda de Jesus. Quando o Mestre esteve conosco, fez esta declaração: “Convém que Eu faça as obras dAquele que Me enviou, enquanto é dia; a noite vem, quando ninguém pode trabalhar”. S. João 9:4.

Certamente o Senhor tem dado aos obreiros e membros da América do Sul uma oportunidade especial para evangelizar este continente. Ainda temos um pouco de tempo para trabalhar; este é o dia de unirmos os nossos talentos e juntar todo potencial ganhador de almas para a colheita.

“Se os cristãos agissem de comum acordo, avançando como um só homem, sob a direção de umsó Poder, para a realização de um só propósito, moveríam o mundo”. — Serviço Cristão, p. 95.

Somente o pecado pode separar o povo de Deus da tarefa de reunir para o reino as almas preciosas. E um toque claro de chamada chega à igreja nesta hora, para uma experiência nova.

“O segredo de nosso êxito na obra de Deus se encontrará no trabalho harmonioso de nosso povo. Deve haver ação concentrada. Todo membro do corpo de Cristo deve desempenhar sua parte na causa de Deus, segundo a capacidade que Deus lhe haja dado. Devemos avançar juntos para vencer obstruções e dificuldades, ombro a ombro e coração a coração”. — Ibidem.

Meu querido irmão e irmã, permitam-me exortá-los a unir seus talentos com a igreja, ajudando alguém a ganhar almas, dando para a causa de Deus mais do que nunca dantes, e orando para que o Senhor derrame o Seu Espírito sobre a igreja na forma de chuva temporã, e logo veremos os resultados do poder de Deus operando nos corações de homens e mulheres que amam a verdade. Sejamos pescadores de homens.

“Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho mandado. E eis que estou convosco todos os dias até a consumação dos séculos”. S. Mat. 28:19, 20.

E dizia-lhes: “A seara é grande, mas os trabalhadores são poucos. Rogai, pois, ao Senhor da seara que mande trabalhadores para a Sua seara”. S. Luc. 10:2.

O ano de 1974 é o ano da colheita. Em todo o território deste grande continente, milhares de obreiros e membros estão orando ferventemente e trabalhando unidos, com o fim de evangelizar a América do Sul para Cristo.