(Conclusão)

O trabalho pessoal quando corretamente conduzido é um método muitíssimo eficaz para assegurar decisões. O trabalho pessoal eficiente é baseado na observação de muitos princípios diferentes. O espaço de que dispomos e o tempo não nos permitem debater senão dois dêles.

Um dos mais importantes é o uso do apelo pessoal e direto. É o segrêdo do sucesso no trato com pessoas interessadas. Ellen G. White declara:

“O segrêdo de nosso sucesso e poder como um povo que advoga verdades avançadas será encontrado no apêlo pessoal, direto, àqueles que se mostram interessados, mantendo inabalável confiança no Altíssimo.” — Review and Herald, 30 de agosto de 1892. Se aplicardes êste segrêdo no trabalho pessoal, obtereis sucesso.

O registro bíblico mostra que Jesus e Seus discípulos fizeram uso do apêlo pessoal direto. Uma das melhores ilustrações dos princípios envolvidos aqui e o apêlo pessoal de Paulo a Agripa conforme se encontra registrado em Atos 26:22-28.

Cinco Princípios-Guia

Um estudo do assunto revela cinco princípios-guia sôbre como formular e usar apelos.

  • 1. Preparai o caminho fazendo o apêlo para que a Palavra de Deus seja utilizada com sucesso. O apêlo deve ser baseado nos ensinos das Escrituras (Atos 26:22 e 23).
  • 2. O apêlo deve estar relacionado com o conhecimento e o progresso da pessoa sôbre a verdade da Palavra (Atos 26:26).
  • 3. É dirigido diretamente às convicções da pessoa (Atos 26:27, prim. parte) e pode ser formulado na forma de uma pergunta. É destinado a levar ao íntimo da pessoa a compreensão de sua responsabilidade pessoal.
  • 4. O apêlo é concluído por expressar o desejo de que a pessoa responda (Atos 26:27, últ. parte).
  • 5. Deve ser introduzido no momento oportuno.

Aqui está um exemplo de como certos textos podem ser usados como apêlo direto sôbre os vários aspectos da decisão:

Para que a Pessoa se Tome Cristã

“Eu gostaria que o senhor observasse o que Jesus lhe diz em Apocalipse 3:20: “Eis que estou à porta, e bato: se alguém ouvir a Minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com êle cearei, e êle comigo.” Jesus deseja entrar em seu coração e tornar a sua vida o que ela deve realmente ser. Permite o senhor que Êle faça isto? Certamente que sim, não é? Está pronto a abrir a porta e deixar que Êle entre, não é certo?”

Para que a Pessoa se Torne Cristã

  • 1. “Quando o senhor pensa em como Jesus deu a Sua vida na cruz em seu favor não pode deixar de amá-Lo, não é certo? Eu sei que o senhor ama a Jesus. Aqui em S. João 14:15 Jesus lhe diz: “Se me amardes, guardareis os Meus mandamentos.” Agora que o senhor sabe que um dêsses mandamentos é a observância do sétimo dia da semana, ou sábado, certamente estará pronto a começar a guardar êste mandamento como prova de amor por Êle, não é verdade?”
  • 2. “Sabe que duas qualidades o Senhor Deus está procurando encontrar no senhor e em mim? Note o que Êle diz em Isa. 1:19: “Se quiserdes e ouvirdes, comereis o bem desta terra.”

“O senhor deseja querer e ouvir, isto é, ser obediente, não é? Uma vez que o Senhor Deus lhe tornou claro que o sétimo dia é o único dia que Êle santificou para o senhor, está disposto a começar a guardá-lo, não é verdade?”

Para que se Una ao Povo Remanescente de Deus

“A Bíblia predisse que nos últimos dias Deus reuniria um povo especial que haveria de guardar os Seus mandamentos. Em Isa. 27:12 Deus declara que Êle os reunirá um por um. Não gostaria de ser um dêsses a quem o Senhor chamará para o Seu reino?”

Deus colocou na Bíblia alguns textos que são especialmente próprios para serem usados em apelos pessoais diretos. São textos que ajudam pessoas a se decidirem por Cristo, entrando na experiência da conversão. Há outros textos que ajudam a pessoa a começar a guardar o sábado, e ainda outros mais que ajudam na decisão de unir-se com a última igreja de Deus.

Cada obreiro deve ter em mente uma lista tríplice de textos que êle pode usar como base de apêlo direto para o caso da decisão que tem em vista obter, seja de conversão, de guarda do sábado ou de união com o povo de Deus. Deve conhecer tão bem êsses textos que os possa usar em qualquer momento. Isto é parte do equipamento essencial para um bom trabalho pessoal.

O Apêlo Pessoal Direto

A ausência de apêlo pessoal direto é um ponto fraco em grande parte de nosso evangelismo. “São feitos convites gerais, mas não convites pessoais, definidos, em quantidade suficiente. Se fôssem feitas mais visitas pessoais, mais decididos movimentos também seriam feitos no sentido de seguir a Cristo.” — Review and Herald, 15 de agôsto de 1899. (Itálicos supridos.)

Alguns textos sugestivos para apêlo pessoal direto nos três principais aspectos de decisão:

  • 1. Para tornar-se cristão: S. João 1:12; I S. João 1:9; Atos 16:31; II Cor. 5:17; Jer. 21:8; Isa. 1:18; 45:22.
  • 2. Para guardar o sábado: S. João 15:14; 14:23; I S. João 1:7; Isa. 56:1-6; 58:13 e 14; Ezeq. 20:20; Apoc. 22:14; Heb. 5:9; Isa. 48: 18.
  • 3. Para tomar posição ao lado do povo de Deus: Apoc. 18:4; S. João 10:26 e 27; II Cor. 8:12; S. Luc. 14:33.

A Bíblia contém muitas ilustrações, incidentes e narrativas que podem ser tomados como base para poderosos apelos diretos nos casos cuja situação seja paralela a essas experiências bíblicas.

Algumas ilustrações dêste princípio:

  • 1. A história de como os israelitas foram capazes de cruzar o rio Jordão (Jos. 3) em relação com a pessoa que está desejosa de começar a guardar o sábado, se Deus lhe abrir um caminho.
  • 2. A história dos dois construtores (S. Luc. 6:46-49) em relação com pessoas que admitem que o sábado deve ser guardado, mas não fazem nenhum esforço para guardá-lo.

Usai os Métodos de Cristo

Nunca devemos esquecer que os métodos de Cristo não podem ser melhorados. Nenhum outro exemplo é mais impelente e ilustrativo dos métodos de Jesus do que o Seu encontro e diálogo com a samaritana junto ao poço de Jacó. São aí expostos muitos princípios da obra de ganhar almas. Podemos volver nossa atenção para dois, usados por Êle em Seu apêlo pessoal, e como conseguiu resposta ao que disse. Disto fêz Êle uma série de sucessivos passos para a decisão.

O fato revela como podemos conduzir a pessoa interessada à decisão, construindo nosso apêlo sôbre suas respostas. Devemos esforçar-nos por obter o seu assentimento aos passos que a levarão a participar do movimento do advento. Êste é o caso de utilizar o princípio de dirigir a mente da pessoa para a conclusão desejada, mediante o edificar sôbre suas próprias conclusões e respostas.

Conduzi o Interessado à Obediência

É muito comum que pessoas interessadas, depois de terem ouvido ou lido a respeito do verdadeiro sábado, admitir espontaneamente que o ensino é verdadeiro. Podem dizer: “Vocês realmente estão ao lado da Bíblia quanto ao ensino da guarda do sábado.”

Eis a oportunidade para responder: “Alegra-me que o senhor admita que o sétimo dia é o verdadeiro dia de guarda. É muito bom conhecer a verdade como ela é. Sabe qual a coisa imediata que Deus deseja o senhor faça?” Leia então S. Luc. 11:28.

Dizei então: “Note que Jesus pronuncia Sua bênção sôbre os que ouvem a Palavra e a guardam, ou lhe obedecem. Agora que o senhor compreende que o sétimo dia é o dia de Cristo, o primeiro passo a dar é guardá-lo em nome de Jesus.” Segui então com outros textos que dão ênfase à obediência à verdade, tais como S. João 15:14; Apoc. 22:14; S. João 14:15 e 23; Heb. 5:9; I S. João 2:3 e 4 etc.

Quando uma pessoa admite que estais certos com respeito ao sábado, esta é vossa oportunidade de construir sôbre sua admissão e obter sua decisão de guardar o santo dia. Se conheceis a Bíblia, estareis capacitados a citar trechos que respondam a qualquer escusa que êle procure apresentar. A habilidade para citar de imediato textos apropriados em resposta ao que a pessoa diz ajudará muito na decisão.

Aqui está uma lista de textos que poderão mostrar-se oportunos em certas situações:

Para decisão: Sal. 119:60; Atos 22:16; Heb. 3:15; II Cor. 6:2; Gên. 6:3; I Reis 18:21; S. Tia. 4:17.

Para entrega: S. Luc. 14:33; II Cor. 8:9; Núm. 32:11 e 12.

Para não seguir a família ou amigos que procuram impedi-lo: S. Mat. 10:37; S. Luc. 12: 51-53; Gál. 1:10; Ezeq. 14:20.

Para encorajamento nas provas que poderão vir com a decisão: Atos 14:22; S. João 15:18-20; I S. Ped. 4:12-16; S. Luc. 6:22 e 23; Isa. 41:10; 43:2.

E lembrai-vos: “Os entendidos, pois, resplandecerão, como o resplendor do firmamento, e os que a muitos ensinam a justiça refulgirão como as estrélas sempre e eternamente.” Dan. 12:3.