João Turner e eu iniciamos o ministério juntos, nas planícies do Colorado. Lembro-me de havermos pregado numa escola. Uma noite, um homem entrou e sentou-se bem na minha frente. Tinha um relógio de ouro, mais barulhento que qualquer outro que já ouvi. Segurava-o pela corrente, balançando-o e olhando para êle. Eu quase lhe disse o que o Dr. Parker, num templo londrino, declarou a um jovem que ficava olhando o relógio, sem prestar atenção alguma ao pregador: “Guarde êsse relógio, môço. Estou falando da eternidade, e não do tempo.” Mas, felizmente, eu nada disse.

O homem era um bêbado da mais baixa classe. O álcool arruinara-o. Sua senhora queria que êle fôsse à reunião, e assim é que êle foi.

Alguns meses depois, numa reunião a que assisti, encontrei-me com um senhor jovem e muito simpático. Tinha os cabelos bem penteados, vestia um lindo terno e tinha um olhar vivo. Ao ver-me, levantou-se e me disse:

  • — Como está o senhor? Como vai? Respondi-lhe:
  • — Muito bem, obrigado, mas… não o conheço.
  • — Sim, conhece.
  • — Parece-me que não — retruquei. Disse êle então:
  • — Eu sou o homem do relógio.

Quando eu o vira antes, estava êle sob o efeito do álcool, cadavérico, despenteado, imundo, sem salvação, perdido. Poucos meses depois, sob o poder de Deus, fôra transformado física, mental e espiritualmente.

Desejo reafirmar que há poder em Cristo Jesus para vós e para mim. Há poder para fazer de vós o que deveis ser. E há poder nÊle, pregadores do Evangelho, para dar-vos nova esperança e levar-vos a alcançar, vós mesmos, normas mais elevadas.

Oração Eficaz

Não é a aritmética de nossas orações: o seu número;

Nem a retórica de nossas orações: a sua eloqüência;

Nem a geometria de nossas orações: o seu comprimento;

Nem a lógica de nossas orações: os seus argumentos;

Nem o método de nossas orações: a sua disposição ordenada — Que têm maior eficácia;

e, sim, o fervor de espírito.

Wesleyan Methodist