“Tornou o anjo que falava comigo — escreve Zacarias — e me despertou, como a um homem que é despertado do seu sono, e me perguntou: Que vês? Respondi: Olho, e eis um candelabro todo de ouro, e um vaso de azeite em cima com as suas sete lâmpadas e sete tubos, um para cada uma das lâmpadas que estão em cima do candelabro. Junto a êste duas oliveiras, uma à direita do vaso de azeite, e a outra à sua esquerda…. Prossegui e lhe perguntei: Que são as duas oliveiras à direita e à esquerda do candelabro? Tomando a falar-lhe, perguntei: Que são aquêles dois raminhos de oliveira, que estão junto aos dois tubos de ouro, que vertem de si azeite dourado? Êle me respondeu: Não sabes que é isto? Eu disse: Não, meu senhor. Então êle disse: São os dois ungidos, que assistem junto ao Senhor de tôda a Terra.”

Êsses mensageiros celestiais vertem de si azeite dourado, para que a luz possa ser transmitida ao diligente pesquisador da verdade. “Não por fôrça nem por poder, mas pelo Meu Espírito, diz o Senhor dos Exércitos.” “Sabereis que estou no meio de Israel, e que Eu sou o Senhor vosso Deus, e não há outro; e o Meu povo jamais será envergonhado.”

Livros Não Usados

Muitos daqueles a quem o Senhor chamou para trabalharem para Êle no ministério estão sobrecarregados com a acumulação de livros. Para alguns, o comprar livros torna-se uma paixão. Com freqüência êsses livros permanecem nas estantes, sem quase nunca serem tocados. Alguns são lidos; mas se o tempo gasto em estudar êsses livros fôsse dedicado a fervorosa oração, se os ministros unissem a alma com o Mestre divino, e examinassem as Escrituras, sentindo fome e sêde do conhecimento que provém diretamente da Fonte inexaurível, êles seriam grandemente abençoados.

Os que confiam inteiramente em Deus não precisam de bibliotecas dispendiosas a fim de obterem compreensão das Escrituras. Muitos livros caros não são essenciais; e os que estudam esses livros em detrimento da Bíblia correm o risco de nutrir idéias confusas…. Deus nos outorgou um auxílio: Sua Santa Palavra, e ela é inteiramente segura; e merece tôda a confiança. Os pastôres do rebanho do Senhor, que  lêem e estudam o único Livro digno de confiança, e oram por conhecimento a seu respeito, notarão que os mensageiros celestiais acham-se bem perto, prontos para verter de si o azeite dourado.

Os Sermões Longos Perdem Metade de seu Efeito

As preleções do ministro devem ser curtas. Se um discurso fôr longo, perde metade de sua fôrça. Aquêle que ensina a Palavra de Deus deve cultivar o dom da palavra, para que os assuntos sagrados salientados por êle sejam apresentados da melhor maneira possível, e o precioso azeite dourado faça sua lâmpada refletir raios claros e distintos. A verdade não deve perder nem um pouco de seu poder e atratividade por causa do instrumento por meio do qual é comunicada. Devemos procurar desenvolver as qualidades mais puras, elevadas e nobres, a fim de representar devidamente o santo e sagrado caráter da obra e da causa de Deus.

Fogo Estranho

“Purificai-vos, os que levais os utensílios do Senhor.” “Nadabe e Abiú, filhos de Arão, tomaram cada um o seu incensário, e puseram nêles fogo, e sôbre êste, incenso, e trouxeram fogo estranho perante a face do Senhor, o que lhes não ordenara. Então saiu fogo de diante do Senhor, e os consumiu; e morreram perante o Senhor. E falou Moisés a Arão: Isto é o que o Senhor disse: Mostrarei a Minha santidade naqueles que se cheguem a Mim, e serei glorificado diante de todo o povo.” O Senhor deu a todo o Israel uma lição muito necessária. Seria bom que todos lessem as palavras contidas no décimo capítulo de Levítico, e meditassem nelas. Acaso não tem grande importância que atentemos para o que fazemos ao estar empenhados no serviço de Deus? Todavia, não são olvidadas essas coisas? Não se dá pouca consideração à Palavra de Deus? O fogo estranho, que o Senhor proibiu de ser usado, acaso não está sendo colocado sôbre os incensários e misturado com o incenso oferecido diante de Deus?

Aquêle que expõe a Palavra da vida não deve deixar-se dominar por muitos encargos. Precisa reservar tempo para estudar a Palavra de Deus e examinar o seu próprio coração. Se esquadrinhar rigorosamente o próprio coração e dedicar-se ao Senhor, compreenderá melhor como apoderar-se das coisas escondidas de Deus. O mestre diligente e humilde, que busca a verdade como ela é em Jesus, com fervorosa oração e estudo, indubitàvelmente será recompensado. Êle não procura o auxílio de idéias de escritores humanos, mas da própria Fonte da sabedoria e do conhecimento; e a obra do Espírito Santo é verter o azeite dourado nos vasos de ouro, para que as lâmpadas emitam raios claros e perfeitos, elucidando os propósitos de Deus por meio de verdades da mais elevada espécie. Sob a direção das inteligências celestiais, o pesquisador das Escrituras compreende a verdade de revelação divina. Que grande privilégio!

A Sabedoria por si só Não Traz Êxito

O conhecimento da Bíblia é o único meio pelo qual podemos esperar introduzir as sementes da verdade no coração de outras pessoas. Não compreendemos devidamente a necessidade da Palavra de Deus no ministério do Evangelho. Não é por meio do poder ou da capacidade do instrumento humano que a verdade é inculcada na mente, “mas pelo Meu Espírito, diz o Senhor dos Exércitos.” O temperamento peculiar, o conhecimento e a sabedoria daquele que prega a Palavra não podem conferir êxito a sua obra. Paulo pode plantar, Apolo pode regar, mas o crescimento vem de Deus. Quem trabalha para o Senhor deve enaltecer a Palavra do Deus vivo. Cristo precisa ser exaltado como o Salvador crucificado.

Pelo ministério da Palavra nos lares e na igreja, a verdade deve tornar-se conhecida. Esta é a instrumentalidade escolhida pelo Senhor para Seus feitos manterem-se vividos de geração em geração. Muito se deve fazer com o ministério da Palavra. Quando os serviços da casa do Senhor são considerados como a instrumentalidade através da qual o Espírito Santo opera pela Palavra, há uma influência mais elevada do que a fôrça humana, e os serviços adquirem extraordinário poder, não por causa da grande eficiência do orador, mas em virtude da fôrça e do poder de Deus.

O mestre da verdade deve progredir no conhecimento, crescendo na graça e na experiência cristã, cultivando hábitos e práticas que honrem a Deus e Sua Palavra. Êle deve mostrar aos outros como fazer uma aplicação prática da Palavra. Todo progresso que fazemos em santificada habilidade, em diversos estudos, ajudar-nos-á a compreender a Palavra de Deus; e o estudo das Escrituras nos auxilia no estudo de outros ramos essenciais na educação. Depois do primeiro contato com a Bíblia, o interêsse do pesquisador diligente aumenta ràpidamente. A disciplina obtida pelo estudo metódico da Palavra de Deus habilita-o a ver uma frescura e beleza na verdade que êle nunca discernira antes. A referência aos textos, na pregação, torna-se natural e fácil para aquêle que estuda a Bíblia.

Olvidar os Invólucros

Acima de tudo, é essencial que o mestre da Palavra de Deus procure diligentemente imbuir-se da prova intrínseca das Escrituras. Quem quiser gozar a bênção de possuir essa prova, deve examinar as Escrituras por si mesmo. Ao aprender as lições transmitidas por Cristo e comparar uma passagem com outra, para ver se êle próprio traz as suas credenciais, obterá conhecimento da Palavra de Deus, e a verdade gravar-se-á em sua alma.

A verdade é a verdade. Não deve ser envolta em belos adornos, para despertar admiração. O mestre deve tornar a verdade clara e convincente ao intelecto e à consciência. A Palavra é uma espada de dois gumes, que corta em todos os sentidos. Não avança de forma suave e branda.

Apanhando a Malária

Há muitos casos de homens que defenderam o cristianismo contra os cépticos e que depois perderam sua própria alma no labirinto do cepticismo. Êles apanharam a malária e morreram espiritualmente. Tinham fortes argumentos em favor da verdade, e muitas provas extrínsecas, mas não possuíam permanente fé em Cristo. Oh! existem milhares e milhares de cristãos professos que nunca estudam a Bíblia! Para benefício de vossa própria alma, examinai a Palavra Sagrada com diligência e oração. Quando ouvirdes a palavra do pregador vivo, se êle mantiver constante ligação com Deus, notareis que o Espírito e a Palavra concordam um com o outro.

Biografias, uma Bênção

O Antigo e o Nôvo Testamentos estão vinculados pelo áureo liame divino. Precisamos familiarizar-nos com as Escrituras do Antigo Testamento. A imutabilidade de Deus deve ser discernida claramente; cumpre estudar a semelhança de Seu trato com o Seu povo na dispensação passada e na atual. Sob a inspiração do Espírito de Deus, Salomão escreveu o seguinte: “O que é, já foi; e o que há de ser, também já foi; e Deus pede conta do que passou.” Com misericórdia, o Senhor repete os Seus feitos no passado. Deixou-nos um relato de Suas proezas em tempos antigos. Precisamos estudá-lo cuidadosamente; pois a História se repete. Temos maior responsabilidade do que aquêles cuja experiência é relatada no Antigo Testamento; pois os seus erros, e os resultados dêsses erros, foram registados para nosso benefício.

Palavras aos Ministros

O sinal de perigo foi erigido para afastar-nos do terreno proibido, e devemos cuidar para não proceder da mesma maneira que êles, para que não nos sobrevenha um castigo mais severo. As bênçãos concedidas àqueles que em séculos passados obedeceram a Deus foram registadas para que sejamos incentivados a portar-nos com circunspecção, em fé e obediência. Os juízos que caíram sôbre os malfeitores foram delineados para que temamos e tremamos diante de Deus. As biografias das Escrituras são uma grande bênção. Foi-nos legada essa preciosa instrução: a experiência dos séculos.

Examinar as Escrituras é um tempo muito bem empregado; “porque julgais ter nelas a vida eterna.” E Jesus declara: “São elas mesmas que testificam de Mim.” Por intermédio do Espírito Santo a verdade é gravada na mente e impressa no coração do estudante diligente e temente a Deus. E não sòmente êle é abençoado por essa espécie de trabalho; as pessoas a quem êle transmite a verdade e pelas quais terá um dia de prestar contas, também são grandemente favorecidas. Os que aceitam a Deus como seu Conselheiro deparam com a mais preciosa colheita ao juntarem os valiosos grãos da verdade contida em Sua Palavra; pois o Instrutor celestial acha-Se bem perto dêles. Aquêle que assim obtém sua qualificação para o ministério terá direito à bênção prometida aos que a muitos conduzirem à justiça. — Review and Herald, 20 de abril de 1897, págs. 457 e 458.