Perfeito em seus detalhes anatômicos e funcionais, surgiu das mãos do Criador o homem, a obra culminante da criação. Deus escolheu o pó da terra como base para esculpir o corpo humano, e depois o fôlego de vida de Deus transformou esse corpo em alma vivente.1

Ao considerar o mistério da criação humana, o salmista exclama: “Por modo assombrosamente maravilhoso me formaste;… e a minha alma o sabe muito bem.”2 A singela explicação bíblica contrasta com a complexidade da sabedoria encerrada no corpo humano. Deus mesmo escreveu Sua lei em cada nervo, músculo e órgão. E nos arcanos da vida, a mente do homem não pode penetrar.

Ficamos assombrados com a perfeição do mecanismo da visão ou da audição. Ficamos surpresos com o desdobrar dos alimentos em substâncias absorvíveis que depois penetram na corrente sanguínea para alimentar as células. Ficamos admirados do trabalho do sistema nervoso que nos permite a comunicação com os outros, com nosso Criador e com nossos próprios sentidos.

E Deus Se compromete a manter esta máquina maravilhosa funcionando adequadamente, com uma condição: “Que o instrumento humano obedeça a Suas leis e coopere com Ele.”3

Numa visão de 45 minutos — a primeira de várias — Ellen G. White recebeu em 1863 as normas da filosofia do viver saudável para a Igreja. Esta visão abrange não somente a saúde física, mas também a saúde mental e espiritual, a alimentação e seu papel na saúde , e os remédios naturais que constituem a base da medicina preventiva.4

Como o Israel de tempos passados, a Igreja Adventista seria uma testemunha às nações da eficácia do amor e do cuidado de Deus, ao seguir um estilo de vida consistente.

Estas instruções tiveram assombroso impacto na vida e saúde do povo adventista. Por conseguinte, as razões pelas quais seguimos essa reforma da saúde devem tocar todas as bases de nossa vida. Estudemos algumas destas razões:

  • 1. O povo adventista deve ter uma definição do que é saúde, que seja ampla e compreensível.

A saúde não somente significa um corpo são sem os sintomas de enfermidade, mas também o bem-estar completo do homem em seus aspectos físicos, mentais, sociais e espirituais. Esta definição coincide com o conceito expresso pela Organização Mundial da Saúde.5 Tal definição serviria para delinear a relação do homem para consigo mesmo (aspectos físico e mental), para com seus semelhantes com os quais trabalha, vive e se associa (aspecto social) e sua relação para com Deus (aspecto espiritual). A filosofia humana tem diversos conceitos para definir alma e espírito. Nossa conotação é bíblica.

  • 2. O povo adventista deve ter um amplo conceito do que é a natureza do homem.

Do pó da terra, estruturado pela mão de Deus, emerge o corpo humano. O sopro de vida divino alentado em suas narinas transforma-o em alma Vivente. Sua origem é ao mesmo tempo terrenal e divina.

Paulo diz que nosso “corpo é o templo do Espírito Santo”6 Este novo conceito denota que nosso corpo é sagrado, que não deve ser contaminado nem destruído e que merece respeito e cuidado especial. E o apóstolo acrescenta que este corpo não é nosso e só o temos durante os breves anos em que peregrinamos na Terra. Fomos “comprados por preço”7 e somos propriedade de Deus. Quando morremos, o espírito volta a Deus, que o deu, e o corpo volta à terra, da qual foi formado.8

É por isso que o ensino para o povo adventista considera relevante abster-se de tudo que pode prejudicar o homem. Este ensino deve ser partilhado com os outros. O desejo de Deus é que tenhamos saúde. Ao compreender a verdadeira natureza do ser humano como templo e como propriedade de Deus, o homem não procurará destruir o que não é seu.

  • 3. Compreender a relação do homem consigo mesmo: “Nosso primeiro dever para com Deus e nossos semelhantes é o do desenvolvimento próprio.”9 Este desenvolvimento harmonioso abrange todas as faculdades que lhe têm sido dadas. O desenvolvimento da mente e do corpo e também o convívio com os outros fazem parte do quadro da saúde.

A formação de bons hábitos de saúde bem cedo na vida produzirá dividendos em todas as idades. Se forem seguidas normas consistentes, a saúde será um tesouro e “de todas as posses temporais a mais preciosa”.10

Vivemos só uma vez neste mundo. Portanto, a oportunidade de crescimento e desenvolvimento diário está em nossas mãos.

  • 4. Compreender a relação do homem com seus semelhantes: A Igreja Adventista recebeu a incumbência de levar avante o evangelho da salvação. Foi-lhe dada a filosofia do viver saudável. Sanar o corpo, a mente e o espírito é o encargo sob o qual o povo adventista partilha suas bênçãos. Têm-se edificado clínicas, sanatórios e hospitais para a recuperação da saúde, mas cada igreja deve ter um programa de saúde para facilitar o ensino destes princípios.

O ministério da saúde é um campo aberto para todos os membros, visitas, amigos e simpatizantes, enfim para todos os que integram a comunidade que rodeia a igreja.

Hoje a Igreja Adventista é uma testemunha à comunidade local e mundial para mostrar a eficácia da filosofia do viver saudável. Foi constatado que os adventistas têm menor risco de contrair enfermidades agudas e crônicas e menos morbosidade depois de praticar a reforma pró-saúde durante cem anos.11

  • 5. Compreender a relação do homem com Deus. Formados por Sua mão e comprados por preço, os seres humanos são co-herdeiros com Cristo e filhos de Deus. Ele é nosso Pai e vivemos em Sua esfera como uma grande família. O Pai educa Seus filhos de um modo que às vezes é doloroso. Mas esse coração carnal modificado, do filho, refletirá para os outros a tolerância, o amor, a abnegação pessoal e a compreensão do Pai. Deus nos insta a abrir o coração a Ele como a um pai. Nossa lealdade e amor a Deus se refletem em nossos atos diários.
  • 6. Efetuar a preparação para a vida presente e para a vida futura. Apegados à mão de Deus, avançamos passo a passo em nossa vida. Os conflitos, quer sejam sociais, mentais ou espirituais, são resolvidos aos pés de Jesus. Individualmente e como parte do povo escolhido, avançamos para nosso destino celestial, forjando nosso caráter, o qual será a única coisa que levaremos para o Céu.

As pegadas que deixamos na Terra revelam a eficácia da lei moral e física que nos guia através de conflitos e tentações, para que sejamos vencedores. É por isso que Deus legou a Seu povo uma filosofia para levar uma vida mais feliz, mais saudável e abundante.

“Por modo assombrosamente maravilhoso me formaste” declarou o salmista. Cada membro da Igreja deve compreender isto. Somente com saúde do corpo, alma e espírito, poderá a Igreja cumprir o sagrado encargo que lhe foi dado, terminando cabalmente sua missão evangélica.

Referências

  • 1. Gênesis 2:7.
  • 2. Salmo 139:14.
  • 3. Conselhos Sobre o Regime Alimentar, pág. 17.
  • 4. Idem, pág. 481.
  • 5. Constitution of the World Health Organization, Journal of the American Dietetic Association, vol. 23:85, fevereiro de 1947.
  • 6. I Coríntios 6:19.
  • 7. I Coríntios 6:20.
  • 8. Eclesiastes 12:7.
  • 9. Conselhos Sobre o Regime Alimentar, pág. 15.
  • 10. Idem, pág. 20.
  • 11. Adventist Health Study, Universidade de Loma Linda, Califórnia 92354.