Neste artigo consideraremos a Cristo nosso Senhor como o “Primogênito”. A expressão “primogênito”, ou a palavra grega, prototokos, é aplicada sete vêzes a Jesus de Nazaré, no Nôvo Testamento. Duas delas referem-se a Seu nascimento de Maria: “E ela deu à luz o seu filho primogênito” (S. Luc. 2:7; S. Mat. 1:25).

Nas cinco outras vêzes a palavra também é traduzida por “primogênito”, mas em sentido diferente: “A fim de que Êle seja o primogênito entre muitos irmãos” (Rom. 8:29). “O primogênito de tôda a criação” (Col. 1:15). “O primogênito de entre os mortos” (Col. 1:18). “Ao introduzir o primogênito no mundo” (Heb. 1: 6). “O primogênito dos mortos” (Apoc. 1:5).

Na Septuaginta, esta palavra é amiúde empregada em conexão com o filho mais velho duma casa, mas também é empregada simbolicamente, como por exemplo:

“Israel é Meu filho, Meu primogênito” (Êxo. 4:22). “Efraim é o Meu primogênito” (Jer. 31:9; LXX Jer. 38:9). “Fá-lo-ei, por isso, Meu primogênito” (Sal. 89:27; LXX Sal. 88:28).

Isto realça o fato de que prototokos é uma dessas palavras que às vêzes possuem uma significação mais ampla do que a de descendência física. Levando isto em conta, consideremos o seguinte:

I. Os Privilégios do Primogênito

O Registo Sagrado revela que as prerrogativas da primogenitura passaram de Abraão para Isaque, e por providência especial para Jacó. Mas a dignidade da primogenitura foi perdida por Rúben, o filho mais velho de Jacó, como castigo por sua conduta incestuosa (Gên. 35:22; I Crôn. 5:1).

As prerrogativas e os privilégios da primogenitura foram então divididos, como se pode notar pelo que segue:

1. O filho mais velho gozava o direito de soberania e dominação, o que significava idêntica autoridade à do pai, sôbre os mais novos. Êste aspecto do direito da primogenitura foi visto particularmente nos reis que reinaram sôbre Israel e Judá.

Após a falta de Rúben, essas prerrogativas foram transferidas para Judá. 2 A tribo de Judá distinguiu-se assim entre as demais, e a autoridade ligada à primogenitura, exceto em raras ocasiões, tornou-a possuidora do sucessor ao trono real.

2.  O filho mais velho desfrutava o privilégio do sacerdócio. A honra de exercer êsse cargo foi transferida do filho primogênito de cada família para Levi (Núm. 3:12-16; 8:18). Por causa disso, o primogênito era o sacerdote da família, e como Levi e seus filhos foram escolhidos para essa função, tomaram-se providências para que todos os filhos primogênitos das famílias fôssem resgatados (cap. 18:15 e 16).

3. O filho mais velho também recebia uma porção dobrada da herança (Deut. 21:17). Jacó conferiu a José a porção adicional de Rúben, adotando-lhe os dois filhos (Gên. 48:5, 15-19).

Mas esta divisão dos privilégios da primogenitura não devia durar para sempre; tôdas essas prerrogativas deviam reunir-se na pessoa do Messias:

(a). A Soberania, a Herança e o Domínio pertencem ao Messias. Isto se deduz de várias passagens: “A Ti virá; sim, virá o primeiro do-mínio” (Miq. 4:8). “Até que venha Siló; e a Êle obedecerão os povos” (Gên. 49:10). “Até que venha Aquêle a quem ela pertence de direito; a Êle a darei [a soberania]” (Ezeq. 21:27).

(b). O Sacerdócio Pertence ao Messias. “Tu és sacerdote para sempre, segundo a ordem de Melquisedeque” (Sal. 110:4; Heb. 5:6; 7:21).

“Será sacerdote no Seu trono” (Zac. 6:13).

“Temos um grande sumo sacerdote — Jesus, Filho de Deus” (Heb. 4:14).

Assim, sendo Jesus o Messias e o “Primogênito”, era apropriado que tôdas as partes dos privilégios e prerrogativas da primogenitura que haviam sido dispersados, se reunissem nÊle. O sacerdócio de Levi e Arão e o reino de Judá e Davi eram tão-sòmente tipos e figuras do sagrado ministério de Jesus, o Filho de Deus.

II. O Significado da Palavra “Primogênito”

Até aqui apenas consideramos ligeiramente o que estava incluído na palavra “primogênito”. Agora examinaremos a questão mais de perto, procurando determinar o significado da palavra e especialmente a maneira em que era empregada, a fim de entender melhor os textos do Nôvo Testamento que se referem a nosso Senhor como sendo o “Primogênito”.

1. Em primeiro lugar, cumpre notar que a palavra primogênito nem sempre quer dizer o primeiro filho nascido numa família. Às vêzes é usada para denotar uma posição de dignidade que é conferida a alguém, ou de que uma pessoa é investida. Há diversos exemplos disso, que mencionaremos a seguir:

a. Davi era um “primogênito” (Sal. 89:20-27), não obstante ser o filho mais nôvo da família de Jessé (Rute 4:22; I Sam. 16:10-12).

b.  Jacó tornou-se o “primogênito”, embora Esaú tivesse nascido primeiro (Gên. 27:19, 29, 33-37).

c. Conquanto José fôsse o primeiro filho de Raquel, era o décimo-primeiro filho de Jacó, pois êste já tinha dez filhos de Lia e das servas de Lia e Raquel.

d.  Salomão foi escolhido como sucessor de Davi, de preferência a Adonias. Êste último era o quarto filho de Davi (II Sam. 3:4), mas de-pois da morte de seus três irmãos mais velhos êle normalmente devia ser o herdeiro do trono. Mas Davi escolheu a Salomão. (I Reis 1.)

e. Efraim, o segundo filho de José, foi escolhido em lugar de Manassés, o primogênito. (Jer. 31:9; Gên. 41:50-52).

f.  Levi, Judá e os filhos de José foram escolhidos em lugar de Rúben, o filho mais velho de Jacó.

g.  Os três filhos de Levi são mencionados como sendo Gérson, Coate e Merari (Gên. 46: 11), mas em Números 4, Coate, o segundo, é mencionado em primeiro lugar, depois Gérson, o primogênito, e Merari, o último (versos 1-33).

h. Então há o caso de Sinri, “a quem o pai constituiu chefe, ainda que não era o primogênito” (I Crôn. 26:10).

i. Mesmo os judeus em seu escritos antigos admitiam que a expressão nem sempre tem um exato sentido numérico, pois êles chamam a Adão de o primogênito do mundo, embora êle fôsse criado e não gerado. 3

2.  Em segundo lugar, deve-se observar que a palavra primogênito é empregada por vêzes num sentido simbólico, sem qualquer referência ao nascimento físico. Já fizemos alusão a isto, mas notaremos ainda o seguinte:

a. Deus declarou concernente a Israel (como povo): “Israel é Meu Filho, Meu primogênito” (Êxo. 4:22).

b. O mesmo foi declarado a respeito de Efraim (Israel): “Sou Pai para Israel, e Efraim é o Meu primogênito” (Jer. 31:9). No verso 20 encontramos a expressão: “Efraim Meu precioso filho”.

c. Esta palavra aplica-se aos membros da igreja de Cristo. Hebreus 12:23 fala da “igreja dos primogênitos”.

d. Ela aplica-se a Cristo nosso Senhor (Col. 1:18; Heb. 1:6; Apoc. 1:5).

e. Também há exemplos disso na literatura bíblica. Na Expositors Bible há uma declaração de que o Livro da Sabedoria de Salomão proclama a elevada prerrogativa de ser o “primogênito” do Criador. Em Irenaeus Agains Heresies, livro III, capítulo III, seção 4, lemos que Policarpo chama Marcion de “o primogênito de Satanás”.

3. Em terceiro lugar, notemos ainda o significado da palavra primogênito ao ser aplicada ao povo de Israel, e como Deus Se refere a êles em Sua Santa Palavra:

Êles eram: Um povo escolhido, um povo santo, um povo especial (Deut. 7:6 e 7); povo distinto; povo separado; povo favorecido; povo de herança; povo escolhido acima de todos os povos (Êxo. 33:16 e Deut. 7:6 e 7; Deut. 4:20 —Várias Traduções).

Até os Apócrifos concordam com a idéia de Israel ser um povo “primogênito”. Notai os seguintes excertos:

“Nós Teu povo a quem chamaste Teu primogênito, Teu unigênito, Teu amado” [o mais amado]. 4

“Teu castigo pesa sôbre nós [Israel] como (sôbre) um primogênito, um filho único.” 5

Que lista admirável de adjetivos é usada para descrever o antigo povo de Deus, ao ser chamado para ser Seu “primogênito” (Êxo. 4:22)!

Isto é algo do que Deus queria indicar ao falar da Seu “Primogênito”. O que se aplicava a Israel como povo, aplica-se num sentido muito mais amplo ao Messias — a Cristo nosso Senhor. Na palavra “primogênito”, portanto, a ênfase não está necessàriamente na descendência física, mas na posição de dignidade, honra e preeminência. Tôdas as prerrogativas da primogenitura foram atribuídas a Jesus, mas num sentido muito mais amplo e completo.

Quase todos os comentaristas admitem isto. Eis uma citação de Adão Clarke:

Eu o farei Meu primogênito. Lidarei com êle como um pai o faz com seu filho primogênito, a quem pertence uma porção dobrada das posses e das honras. A palavra primogênito nem sempre tem um significado literal nas Escrituras. Ela muitas vêzes significa simplesmente filho benquisto ou mais amado; alguém que se estima acima de todos os outros, e se distingue por alguma prerrogativa elevada. Assim Deus chama Israel Seu filho, Seu primogênito, Êxo. 4:22. Ver também Ecles. 37:12. E até mesmo Efraim é chamado de primogênito de Deus. Jer. 31:9. No mesmo sentido ela é às vêzes aplicada ao próprio Jesus Cristo, para indicar Sua supereminente dignidade.” 6

Que as características de Israel, mencionadas acima, se aplicam ao Messias nosso Senhor, po-de ser visto pelo seguinte:

Êle é eleito (] S. Ped. 2:4); santo (Heb. 7:26); sôbre todos (Efés. 4:6); Êle foi separado (Heb. 7:26); favorecido (S. Lucas 2:52); distinguido (S. Lucas 4:19-22).

III. Tipos e Prefigurações do Verdadeiro Primogênito — Cristo

Diversos indivíduos a quem foi aplicado o têrmo primogênito no Velho Testamento, eram pessoas ou grupos de pessoas que, de alguma maneira, ainda que inadequadamente, constituiríam uma figura do Messias, o verdadeiro Primogênito. Consideraremos alguns exemplos.

José. — José, como já vimos, foi elevado à categoria de primogênito (I Crôn. 5:1 e 2). Em conexão com isto, lembramo-nos das palavras de Ellen G. White: “A vida de José ilustra a de Cristo”. 7

Davi. — Com certeza podemos considerar Davi como um tipo de Jesus nosso bendito Senhor. Lemos:

“Gloriosas são as promessas feitas a Davi e a sua casa, promessas essas que visam às eras eternas, e que encontram seu cumprimento total em Cristo.” 8

Então Ellen G. White cita o Salmo 89:27, que primeiramente se aplicava a Davi:

“Também por isso lhe darei o lugar de primogênito; fálo-ei mais elevado do que os reis da Terra.” 9

Um comentarista bíblico do passado, que goza de muito respeito, escreveu:

“Fálo-ei Meu primogênito — Visto que êle Me chama de Pai, Eu o farei Meu filho, sim, Meu primogênito; o primogênito goza de vá-rios privilégios além dos demais filhos. Esta passagem e a que segue, de alguma maneira se referem a Davi, mas se cumprem de modo mui-to mais completo e apropriado em Cristo, e parecem ser atribuídas a Davi princípalmente como um tipo de Cristo, e para que a mente do leitor, por meio dêle, possa ser conduzida a Cristo.” — Joseph Benson Commentary, Vol. 2, Nova York, 1857.10

Salomão. — O Senhor declara que escolheu a Salomão “para filho” (I Crôn. 28:6). “Eu Lhe serei Pai, e Êle Me será Filho”. II Sam. 7:14. Esta expressão também é aplicada ao Messias, como se vê em Hebreus 1:5: “Eu lhe serei Pai, e Êle Me será Filho”.

Israel. — Jeová chamou o povo de Israel de “Meu filho” e “Meu primogênito” (Êxo. 4: 22), mas o cumprimento mais amplo dêstes conceitos seria visto nAquele que iria vir — o Messias — como o reconhecem os próprios sábios judeus.

Esta citação é do Midraxim:

“R. Nathan disse: Do santo, abençoado se-ja Êle, declarou Moisés: Assim como fiz de Jacó um primogênito, pois está escrito: ‘Israel é Meu filho, Meu primogênito’ (ib. iv., 22), assim farei do Rei Messias um primogênito, pois está escrito: Também O designarei como primogênito (Sal. LXXXIX, 28).” 11

Escreve outro sábio judeu:

“Como Israel é filho de Deus, assim o Messias, o Rei de Israel, também é Filho de Deus.” 12

Israel era o “amado” de Deus (Isa. 5:1); Cristo também (S. Mar. 12:6). Israel era “Meu filho” (Osé. 11:1); Jesus também (S. Mat. 3: 17). Israel foi chamado para fora do Egito (Deut. 1:27); o mesmo sucedeu com Emanuel (S. Mat. 2:15). Israel era o “filho do homem” (Isa. 51:12); o mesmo se podia dizer de Cristo Jesus. As verdades do Salmo 110 e Daniel 7:13 cumprem-se plenamente na vida e no ministério de Jesus nosso Senhor (S. Mat. 26:64; Atos 2:34-36; Efés. 1:20-22). À luz destas considerações, bem podemos regozijar-nos de que Cristo nosso Senhor, o Messias, é o “Primogênito” de Deus, Aquêle que é “inefável” (II Cor. 9:15), Aquêle que é incomparável, que tem preeminência sôbre todos. Êste incomparável “Primogênito do Céu” foi-nos dado para ser o nosso Salvador. Muito bem o expressa esta frase:

“Deus prometera dar o Primogênito do Céu para salvar os pecadores”.13

Referências:

  • 1. Gên. 25:23; 27:29.
  • 2. I Crôn. 5:1 e 2; Gên. 49:8-10.
  • 3. Midrash Rabbah, sôbre Núm. 4:8.
  • 4. IV Esdras 6:58, em The Apocrypha and Pseudepigrapha, Vol. 2, R. H. Charles, Clarendon Press, Oxford, 1913.
  • 5. Salmos de Salomão 18:4, Ibidem.
  • 6. Adão Clarke, Commentary on the Bible, sôbre o Sal. 89:27.
  • 7. Ellen G. White, Patriarcas e Profetas, (2ª ed.), pág. 243.
  • 8. Idem, pág. 811.
  • 9. Ibidem.
  • 10. Joseph Benson Commentary, Vol. 2, sôbre o Salmo 89:27.
  • 11. Midrash Rabbah, sôbre Êxo. 19:7 e 8.
  • 12. C. S. Moutefoire, The Synoptic Gospels, Vol. 1, pág. 48.
  • 13. Ellen G. White, O Desejado de Tôdas as Nações, (3ª ed.), pág. 35.