No sopé das Montanhas Kaylass existe um distrito que está repleto de flôres perfumosas. Certa vez tive de passar por uma região que continha um jardim destas flores, com vários quilômetros de extensão. A beleza e fragrância das flôres proporcionaram-me grande prazer. Nesse momento um homem saiu da floresta e disse apressadamente: “O senhor não deve permanecer aqui; êste é um lugar perigoso; muitos têm morrido aqui.” Fiquei surpreso e perguntei-lhe:

— É o lugar que é venenoso, ou existem criaturas venenosas aqui?

A resposta que êle me deu foi bastante significativa:

— Nada sei a êsse respeito, mas se o senhor aspirar o aroma destas flores durante algum tempo, será dominado pelo sono. Uma vez adormecido, nada o conseguirá despertar dêsse sono. Sabe-se de alguns que dormiram desta maneira durante dez ou doze dias; e isto termina em morte. Sendo que vivo na floresta aqui por perto, procuro fazer com que as pessoas que desconhecem êste perigo conheçam tudo a respeito.

Ao ouvir isto, refleti o seguinte: Esta flor não pode causar dano por si mesma. Mas quando seu aroma é inalado, não existe mais qualquer desejo por alimento ou alguma outra coisa. Deus quer que usemos para nosso bem, o mundo e as bênçãos ao nosso redor; mas se permitirmos que estas coisas nos desviem, seduzam e insensibilizem, sofreremos grande perda espiritual. Além disso, seremos privados do anelo pela nutrição espiritual, e a avidez por dinheiro e outras coisas afinal resultará em morte.