Quando Jesus estêve na Terra, procurou revelar à humanidade o fato de que era o divino Filho de Deus. O povo achou difícil crer isto. O Salvador enfrentou muita dúvida e encontrou muitos obstáculos. Disse Êle certa ocasião: “Crede-Me que estou no Pai, e o Pai em Mim; crede ao menos por causa das mesmas obras” (S. João 14:11). As coisas que Êle realizava, a maneira em que as realizava, quando e onde as realizava — tudo testificava em favor de Sua divindade e de Seu amor e misericórdia. No Salmo 111:2 encontram-se estas palavras:. “Grandes são as obras do Senhor, consideradas por todos os que nelas se comprazem.” Êle fêz Suas maravilhosas obras a fim de serem lembradas. Oxalá trabalhássemos de maneira grandiosa, e pudéssemos dizer: “Isto é um exemplo de como trabalhar!” Os obreiros de Deus fariam bem em compreender-Lhe os desejos e propósitos, pois é por nosso intermédio que em grande medida será efetuada a Sua obra.

Se lermos os últimos capítulos de O Conflito dos Séculos, notaremos que êles expõem pormenorizadamente como a obra de Deus deve ser concluída. Verificaremos como isto deverá ser feito estudando fatos que ocorreram no passado. As experiências de sêres humanos relatadas ha Bíblia constituem exemplos da maneira em que Deus tem operado no passado e de como poderá operar no futuro.

Ao falarmos acêrca da terminação da obra de Deus na Terra, há um exemplo que tem sido grande inspiração para minha alma. É o caso de Zorobabel quando se esforçou por terminar a construção do Templo, depois do cativeiro.

Estais lembrados das circunstâncias relacionadas com essa experiência. Várias pessoas haviam feito tentativas para reedificar Jerusalém. Foram lançados os alicerces, erguidos os muros, e realizara-se excelente obra, mas o trabalho não havia sido acabado. Começar é importante, manter a obra em andamento também é importante, mas concluir a tarefa é mais importante ainda. É êsse o nosso grande desafio no presente — terminar a obra que Deus nos deu para fazer. Havia numerosos obstáculos naqueles dias. Os samaritanos apareceram e estorvaram o povo. Sua influência fê-los pensar que não era chegado o tempo para concluir a obra do Senhor; era tempo de estabelecerem suas próprias moradas, para poderem habitar nelas. Em outras palavras, diziam êles: “Primeiro nossa casa, depois a casa de Deus.” Mas não é assim que o Senhor desejava que trabalhassem. Ordenou portanto que Ageu, o profeta, dissesse ao povo: “Considerai o vosso passado.” Lemos então: “O Senhor despertou o espírito de Zorobabel, filho de Sealtiel, governador de Judá, e o espírito de Josué, filho de Jozadaque, sumo sacerdote, e o espírito do resto de todo o povo; êles vieram e se puseram ao trabalho na casa do Senhor dos Exércitos, seu Deus” (Ageu 1:14). Deus usou o remanescente para acabar a obra do Templo.

Pretendemos ser a igreja remanescente. No décimo segundo capítulo do livro de Apocalipse é mencionado que Satanás foi pelejar contra o remanescente. No mundo invisível Deus opera com hostes inumeráveis, mas no mundo visível Êle usa apenas algumas. Quando desejava formar a nação judaica, Êle chamou a Abraão e disse: “Olha para as estrêlas. Usar-te-ei para formar uma grande nação.” Pensai nas vagueações dêsse homem e de seu povo; construindo um altar aqui e ali, aparentemente um povo sem objetivo, mas Deus os estava usando para realizar importante obra. Assim sucedeu no tempo de Zorobabel. Considerável número de pessoas ficaram para trás em Babilônia. Não tinham interêsse em reconstruir o Templo, mas Deus suscitou alguns dentre êles, enviando-os para reedificar a cidade e o Templo. Zorobabel era o dirigente do grupo, e êles finalmente completaram a obra. Cobremos ânimo, irmãos! A obra do Senhor será terminada por um remanescente!

Quando Deus queria que o Templo fôsse reconstruído, disse Êle: “Sê forte, Zorobabel . . ., e sê forte, Josué . . ., e tu, todo o povo da Terra, sê forte.” Como é maravilhoso podermos receber fôrças de Deus! Creio que ao dizer que devemos ser fortes, Êle indica que podemos ser fortes se obedecemos a Êle e seguimos Seu plano. Quando Deus ordena algo, Êle capacita a pessoa para isso. Diz-se-nos: “Colaborando a vontade do homem com a de Deus, ela se torna onipotente. Tudo que deve ser feito a Seu mando pode ser cumprido por Seu poder. Tôdas as Suas ordens são promessas habilitadoras.” — Parábolas de Jesus, pág. 333.

A obra de Deus precisa de vós, meus irmãos, mas vós necessitais mil vêzes mais de estar na obra de Deus. A todos os que se tornam participantes de Sua graça, o Senhor designa uma obra em favor de outros. Muito se pode realizar quando todos trabalham juntos. Que Deus nos ajude, como dirigentes, a transmitir ao nosso povo a mensagem de que todos devem tomar parte na terminação da obra!

A obra do movimento adventista do sétimo dia é evangelizar. Quando o Senhor enviou os Seus discípulos para realizar esta obra, disse-lhes: “Eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século.” Muitos viveram entre perigos, muitos sofreram infindos sacrifícios, mas foram amparados pela promessa: “Estou convosco.” Hoje devemos ter uma nova compreensão do valor dessa admirável declaração.

A obra de Deus será terminada em meio a oposição. Houve oposição no tempo de Zorobabel, e haverá oposição ainda maior em nosso tempo.

O povo pode escarnecer e ridicularizar. Foi o que fizeram quando os fiéis procuraram edificar o Templo, mas Deus os ajudou a transpor êsse obstáculo, e concluíram a obra. Queira o Senhor ajudar-nos a ser leais em tempos de perseguição e angústia! Os que são fiéis a Deus serão ameaçados, denunciados e proscritos. Sua única esperança estará na misericórdia divina. Sua única defesa será a oração. Ao nos defrontarmos com a possibilidade da perseguição, ao nos defrontarmos mesmo com a possibilidade de divisão em nossas próprias famílias, em nossa igreja, queira o Deus que estêve com Zorobabel estar também conosco ao concluirmos Sua obra.

Quando isto fôr feito, e Jesus vier, a História será um livro aberto, e os mistérios do passado serão elucidados. Dediquemo-nos pois inteiramente à terminação da obra de Deus, apressando assim o maior de todos os eventos — a vinda de Jesus Cristo.