Uma das crenças fundamentais dos Adventistas do Sétimo Dia, mantidas em comum com outras fés cristãs conservadoras, é a do batismo por imersão. Consideramos ser o batismo uma das ordenanças da igreja cristã e um memorial apropriado da morte, sepultamento e ressurreição de Jesus Cristo. Como ato cerimonial, o batismo antecede a era cristã. O fato de o batismo por imersão haver sido um dos requisitos que os prosélitos eram obrigados a cumprir, evidencia que os judeus o praticavam. A oposição farisaica ao batismo joanino tinha base não numa disputa quanto à validade do rito, mas à autoridade para realizá-lo. Entretanto, com o ser batizado por João, nosso Senhor mostrou por meio de Sua própria observância que reconhecia neste rito uma cerimônia de fonte celestial. A instituição do batismo como ordenança cristã, conferiu-lhe maior significação do que havia antes possuído. Visa este artigo a considerar alguns dos aspectos mais salientes do batismo como símbolo apropriado.

Batismo significa purificação

Para o judeu familiarizado com o sistema mosaico as “várias abluções” (Heb. 9:10) indicados nas ordenanças tinham significação espiritual. Referiam-se não apenas à limpeza física mas também tinham definida aplicação ao conceito espiritual de purificação. Em sua oração de profunda confissão, Davi implorou a Deus: “Lava-me, e ficarei mais alvo do que a neve” (Sal. 51: 7). Ele tinha em mente o desejo de ser espiritualmente limpo. A ordenança do batismo é um símbolo apropriado dessa limpeza e purificação do pecado. Em O Desejado de Todas as Nações, lemos: “Como símbolo de purificação do pecado, ele, (João) batiza-os nas águas do Jordão. Assim, por uma significativa lição prática, declarava que os que pretendiam ser o povo escolhido de Deus estavam contaminados pelo pecado, e sem purificação de coração e vida, não poderiam ter parte no reino do Messias.” — (3a. ed.), pág. 73. A experiência do recém-converso Saulo de Tarso revela que o batismo simboliza a lavagem dos pecados. Em Atos 22:16 Paulo relembra sua experiência com Ananias, que disse: “Levanta-te, e batiza-te, e lava os teus pecados, invocando o nome do Senhor.” A lavagem dos pecados não é realizada meramente pelo ato do batismo, pois, em si mesmo, não possui ele virtude alguma. Esta eficácia do ato batismal advém quando há em acréscimo, um espírito de arrependimento e crença de que “o sangue de Jesus, Seu Filho, nos purifica de todo pecado” (I S. João 1:7). Esta limpeza, declara o apóstolo dois versículos adiante, é o resultante direto de confissão, de nossa parte, aliada ao perdão, da parte divina. É a função do poder purificador do evangelho “O poder de Deus para salvação” (Rom. 1:16) —para remover do pecador a impiedade, e o batismo é meramente o símbolo externo da limpeza interna.

Batismo Significa Mudança de Proprietário

Diz Paulo: “todos quantos fomos batizados em Jesus Cristo fomos batizados na Sua morte” (Rom. 6:3.). O que o apóstolo tem em mente aqui é que esta experiência de ser “batizado em Jesus Cristo” significa tornar-se propriedade de Jesus Cristo. Conseqüentemente tôdas as nossas velhas vassalagens são esquecidas, todos os liames com o anterior proprietário são desfeitos, e o nôvo cristão batizado está “sob nova gerência.” O batismo, assim, significa a renúncia de todos os laços com a velha vida de pecado;” as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fêz nôvo” (II Cor. 5:17), e somos agora propriedade do Redentor. A vida do crente está unida em uma tão intima relação com Cristo que os dois se tornam um nos laços de unidade espiritual.

Batismo Significa Ligação Vital com Cristo

Um exame das palavras usadas por Cristo na comissão evangélica, registada em S. Mateus 28:19, revela as palavras “em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo.” Pràticamente a mesma expressão foi empregada por Pedro em seu sermão no Dia de Pentecostes, quando disse ao povo: “arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo” (Atos 2:38). O nôvo converso e crente batizado abandona a família do pecado e é adotado na família de Deus por meio de Jesus Cristo, e Conseqüentemente recebe um nôvo nome que significa uma real e permanente união com seu Senhor remidor. Paulo declara que os que são batizados em nome de Cristo se revestiram de Cristo (Gál. 3:27). Isto é uma indicação da relação íntima que advém com a adoção do nome cristão. Bem disse Ellen G. White: “Se somos fiéis ao nosso voto, abre-se-nos uma porta de comunicação com o Céu — porta que nenhuma mão humana nem instrumentalidade satânica pode fechar”. — The SDA Bible Commentary, Comentários sôbre Rom. 6:3, pág. 1075.

O Batismo Significa Fé em Cristo

Um dos pré-requisitos importantes para o batismo é uma permanente fé em Jesus Cristo e Sua ampla aceitação como nosso Salvador pessoal. O batismo é a manifestação externa da fé do crente na morte propiciatória de Cristo. Note-se que Jesus Se referiu à necessidade de a crença preceder ao batismo, ao dizer: “Quem crer e fôr batizado, será salvo” (S. Mar. 16:16). Os que aceitam o evangelho revelarão isto de duas maneiras: pela fé em Jesus e pelo rito do batismo. A primeira é uma profunda, íntima e pessoal aceitação do sacrifício vicário e propiciatório de Cristo pela salvação do homem. O segundo é um sinal para o mundo, da transformação interna que essa transformação produz. S. João 3:16; Atos 2:38 e Atos 16:30 e 31 mostram, todos, a ligação entre o crente e a salvação.

O Batismo Significa Arrependimento

Pedro, em seu sermão pentecostal, comoveu o coração de seus ouvintes, que perguntaram: “Que faremos?” Sua resposta continha ações: “Arrependei-vos e cada um de vós seja batizado.” Notai, na ordem apresentada aqui, que o arrependimento precede o batismo. Êste era o lema da pregação inicial evangélica: “Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos Céus” (S. Mat. 3:2). Depois do ministério de João, Cristo pregou a mesma doutrina do arrependimento. Em verdade, durante todo o período da igreja primitiva, o arrependimento era o âmago da pregação dos apóstolos. O batismo, portanto, é um sinal externo do verdadeiro arrependimento do pecado e a manifestação de um desejo íntimo de ser purificado. Ellen G. White sugere que o arrependimento seja um indispensável precursor do batismo. Diz ela: “A convicção se apodera do espírito e do coração. O pecador tem, então, uma intuição da justiça de Jeová e experimenta horror ante a idéia de aparecer, em sua própria culpa e impureza, perante o Perscrutador dos corações. Vê o amor de Deus, a beleza da santidade, o gôzo da pureza; anseia por ser purificado na comunhão do Céu.” — Vereda de Cristo (ed. encadernada), pág. 32. Davi revelou os mesmos pensamentos, em sua oração: “Porque eu conheço as minhas transgressões, e o meu pecado está sempre diante de mim” (Sal. 51:3). “Purifica-me com hissope, e ficarei puro; lava-me, e ficarei mais alvo do que a neve.” (v. 7).

O Batismo Significa Morte e Sepultamento

Um dos vários aspectos revelantes do batismo cristão é ser um memorial da morte expiatória de Cristo no Calvário. Paulo esclarece mais o simbolismo em Romanos 6:3, ao dizer: “Não sabeis que todos quantos fomos batizados em Jesus Cristo, fomos batizados na Sua morte?” Para Paulo, isso era a significação central do batismo — primeiro, era um símbolo da morte de Cristo e, segundo, era um símbolo apropriado da renúncia do crente à sua vida anterior, sua morte para o pecado. Reforça êle essa convicção, ao dizer: “As coisas velhas já passaram” (II Cor. 5:17).

Assim como Cristo foi crucificado e experimentou a morte amplamente e completamente ao jazer no sepulcro, também o rito do batismo significa a crucifixão da velha vida e sua morte completa. Não apenas é o batismo uma morte mas também um sepultamento. Diz Paulo que somos “sepultados com Êle no batismo” (Col. 2:12). Na esfera física, o sepultamento se segue à morte do homem; assim, no mundo espiritual, diz-se do crente que vai para a sepultura de água, para sepultar ali a vida anterior, que passou com a aceitação de Cristo. O simbolismo aqui é bem escolhido pelo apóstolo, pois na morte física o procedimento normal é ser descido ao sepulcro, com a face para cima, e ser coberto inteiramente com terra. Na morte espiritual, como representa a figura do batismo, o crente é descido á água com a face para cima e imerso completamente.

O Batismo Significa a Entrada numa Vida Nova

Aqui, o simbolismo que está ligado ao ponto anterior completa a figura. Não apenas somos sepultados com Cristo no batismo, mas “como Cristo ressuscitou dos mortos, pela glória do Pai, assim andemos nós, também, em novidade de vida” (Rom. 6:4). Esta nova vida representa um mais elevado nível da experiência humana em que novos valores e desejos substituem os anteriores desejos pecaminosos. Tornamo-nos “participantes da natureza divina” (II S. Ped. 1:4) Porque ao aceitar a Cristo nos foi concedido o poder de sermos feitos filhos de Deus (S. João 1:12). A fôrça ativante que está por trás desta nova vida é revelada por Paulo em Gálatas 2:20, onde diz: “E a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou, e Se entregou a Si mesmo por mim.”

Finalmente, o crente recém-batizado que “ressuscita com Cristo” do sepulcro de água revelará isto por seu desejo de “buscar as coisas que são de cima,” e mostrará a sua afeição pelas “coisas que são de cima, e não nas que são da Terra.” Atua agora um nôvo poder.

“Mediante o poder de Cristo homens e mulheres têm quebrado a cadeia do hábito pecaminoso. Têm renunciado ao egoísmo, o profano tem-se tornado reverente; o bêbado, sóbrio; o pervertido, puro. Almas que tinham estampada em si a semelhança de Satanás, têm-se transformado à imagem de Deus. Essa transformação é em si o milagre dos milagres. Uma mudança operada pela palavra, é um dos mais profundos mistérios da mesma Palavra. Não podemos compreender isto; sòmente podemos crer, conforme declaram as Escrituras, que é ‘Cristo em vós, esperança da glória!”’ — Atos dos Apóstolos, pág. 476.