Esta é a época das viagens espaciais, da velocidade supersônica, e numerosas maravilhas do gênio inventivo do homem. Ê época de cenas e sons incomuns; de discos voadores e vozes estranhas no espaço. É também época de pre

paro para a guerra e de horríveis armas de destruição. É uma época “grandiosa e terrível.” “Nestes tempos perigosos não devemos desprezar meio algum de advertir o povo.” — Evangelismo, pág. 63.

As cidades enfrentam a destruição num futuro próximo, e devemos acudir ao chamado de fazermos “nossa parte no sentido de advertir estas cidades. A mensagem de advertência tem de atingir o povo que está prestes a perecer, inadvertido e sem salvação. Como podemos protelar?” — Idem, pág. 61. A grande urgência da obra a ser feita é indicada nas seguintes palavras: “Noite após noite não posso dormir por causa desta responsabilidade que sôbre mim pesa em prol das cidades não advertidas.” — Idem, pág. 62.

Escrevendo acêrca da obra final e dos terríveis juízos de Deus prestes a se abaterem nas cidades, Ellen G. White disse: “Precisamos planejar colocar nestas cidades homens capazes que possam apresentar a mensagem do terceiro anjo de maneira tão convincente que tocará o íntimo do coração.” — Test. for the Church, Vol. 9, pág. 99.

Ao realizarmos obra evangelística nas grandes cidades, é imperioso que trabalhemos muito acima da ordem comum das coisas. Com inúmeras atrações prendendo o interêsse do povo, com multidões enfatuadas pela televisão, pelo cinema, e outros prazeres excitantes, o evangelista é desafiado a proclamar a mensagem que desperte os ouvintes e rompa o laço que os prende tão fortemente ao mundo.

A primeira e principal chave do êxito no prender e manter a atenção do povo é ser dotado do poder do Espírito Santo e “apresentar a mensagem do terceiro anjo de maneira tão convincente que tocará o íntimo do coração.” Tem que haver um poder na pregação, que leve o povo a clamar: “Que faremos, varões irmãos?” Quando tal poder provindo de Deus se acha no ministério da Palavra, não haverá problema algum em ganhar e manter um auditório.

A segunda chave do êxito no obter e manter o interêsse é ter um programa bem organizado. As pessoas que comparecem à reunião, devem, antes de tudo, estar cientes da presença de Deus, e, em segundo lugar, devem perceber o fato de que o programa foi bem planejado. Nunca devem notar o pregador e seus auxiliares correrem de um lado para outro, precipitadamente, fazendo coisas que deviam ser feitas prèviamente. Nada deve existir que apareça ridículo, dispersivo ou mal planejado. Tudo deve estar em ordem, e a própria atmosfera deve favorecer os sentimentos de sacraticidade.

A terceira chave do êxito em manter o audi-tório encontra-se no emprêgo de uma variedade de processos de trabalho. É-nos dito: “Dos métodos de trabalho usados por Cristo podemos aprender muitas preciosas lições. Êle não seguiu apenas a um método.” — Evangelismo, pág. 123. Fariam bem os evangelistas em exercitarem-se no vencer o monótono e o trivial. Levar ao excesso uma coisa, não importa quão boa seja ela, redundará em perda de interêsse. O povo deve ser mantido sempre em atitude de expectativa. O evangelista deve variar seus métodos de tra-balho, cada noite, acrescentando elementos de surprêsa. Se cai na rotina, e dispõe de uma só maneira de fazer as coisas, o povo terá idéia clara do que haverá na próxima reunião, e ficará em casa. A expressão “A variedade é o tempero da vida” é apropriada ao caso.

Devem os evangelistas considerar bem o seguinte conselho: “Nas cidades de nossos dias, onde há tanta coisa para atrair e agradar, o povo não pode ser interessado por nenhuns processos ordinários. Os ministros do mandado de Deus acharão necessário desenvolver esforços extraordinários a fim de prender a atenção das multidões. . . . Têm que fazer uso de todos os meios que possam ser imaginados para fazerem a verdade sobressair clara e distintamente” — Test. for the Church, Vol. 9, pág. 109. (Grifos supridos.)

Conquanto não haja nenhum sucedâneo da boa pregação cheia do Espírito para manter o comparecimento do povo, há alguns auxílios que ajudam a estimular em certo grau a regularidade no comparecimento. Não deveriamos, naturalmente, usar todos os auxílios possíveis numa campanha, mas variá-los de acôrdo com as circunstâncias. O que segue são alguns dêles.

1. Planos de Prêmios Gratuitos

  • a. Recompensas Rara a Assiduidade às Reuniões. Isto inclui Bíblias, livros religiosos, jogos bíblicos, quadros religiosos, placas religiosas artísticas em relêvo, etc. Estas últimas podem ser confeccionadas em quantidade a custo reduzido, e constituem um dos meios mais eficazes e atraentes para manter a assiduidade do povo. Os moldes podem ser feitos de matéria plástica. As próprias placas são feitas derramando-se o reboco especial dentro dos moldes.
  • h. Recompensas Para os Que Trouxerem Outros às Reuniões. Uma Bíblia de luxo pode ser oferecida a quem trouxer dez adultos. Um livro volumoso pode ser dado ao que trouxer cinco, e um livro menor ao que trouxer dois. Constitui também boa prática dar-se um livro, como Vereda de Cristo (edição de bôlso), ou uma estampa de Cristo aos que vierem por convite. Os que os convidarem podem dizer-lhes que ganharão belo presente durante a reunião.

2. Coisas Especiais Preliminares Para Criarem Interêsse na Freqüência

  • a. Cinema (Projetar um filme educativo).
  • b. Narrativa ilustrada de uma expedição por meio de chapas coloridas.
  • c. Caixa de Perguntas
  • d. Programa de Questionário. Deve ser feito usando-se microfone ambulante que se faz circular entre os presentes. O orador formula perguntas muito simples e fáceis e, aos voluntários que responderem certo, dará um livro. Se errarem a pergunta, ainda assim receberão um prê-miozinho.
  • e. Números musicais. Artistas convidados executarão partes instrumentais. Bons cantores.
  • f. Palestras e demonstrações sôbre saúde.

3. Noites Especiais

  • a. Temperança. Nesta noite pode-se empregar um discurso feito por um vencedor de concurso de teses sôbre temperança. Será uma noite excelente em que se poderá projetar o filme Um em Vinte Mil.
  • b. Liberdade Religiosa. Nesta noite podemos honrar a bandeira, e apresentar outros pontos de interêsse patriótico.
  • c. Noites da Juventude. O sermão deve apelar para a juventude. Conseguir jovens para variações musicais, e permitir-lhes que dêem testemunho. Podem também fazer outras coisas nesta noite, como servirem de recepcionistas, fazerem a oração, etc.
  • d. Noites da Família. Reconhecimento especial e presentes para os idosos, para a maior família, o casal mais jovem, etc.

4. Concessão de Prêmios às Noites

  • a. Para a primeira recompensa na reunião. Na primeira noite pode-se ofertar um quadro de Cristo ou outro prêmio atraente aos primeiros quinhentos indivíduos, mais ou menos, que estiverem presentes.
  • b. Para os que se assentam em determinados lugares. Lugares avulsos são prèviamente marcados antes de cada reunião.
  • c. Para a mãe mais idosa ou mais jovem.
  • d. Para a mãe da família mais numerosa.
  • e. Para quem veio do lugar mais distante para estar presente à reunião.
  • f. Para todos os que trouxerem suas Bíblias.

5. Prêmios Para os que Freqüentarem Classes Especiais

  • a. Classe Batismal. É geralmente denominada classe bíblica especial. Há muitas maneiras de se iniciar essa classe, mas um dos melhores incentivos para obter-se matrículas consiste em oferecer um certificado atraente aos que se arrolarem e completarem o curso. Todos gostam de ter um diploma, e não pode-se imprimi-los sem muito dispêndio.
  • b. Classe de Visitantes da Escola Sabatina. É o povo freqüente a Escola Sabatina e a igreja depois que tenha pregado sôbre o assunto do sábado. Pode dirigir uma classe da Escola Sabatina, e denominá-la classe bíblica especial para visitantes. Ao convidar o povo a vir para a classe pode oferecer, como incentivo, o livro O Desejado de Tôdas as Nações.

Devo dizer, em conclusão, que a propaganda devidamente feita, e os anúncios, constituem estímulo de valor para manter o povo nas reuniões. Isto, porém, é um assunto em si mesmo. Contudo, podemos prontamente dizer, de modo inequívoco, que o melhor anúncio é feito pela bôca. Se as pessoas que comparecerem às nossas reuniões ficarem impressionadas, quererão trazer outras. Se, porém, não ficarem impressionadas, todos os anúncios que há no mundo, vos serão de nenhuma valia.