Sim, vamos caro colega. Todos sabemos que a igreja cristã foi organizada para ser uma agência missionária. Todos nós reconhecemos ser o labor missionário um imperativo, mas temos que reconhecer também quão pouco temos logrado neste sentido.

Pregámos, falámos e esperámos que os membros tomem alguma iniciativa e, como muitas vêzes ocorre, êles negligenciam a obra em favor de outros, e nós nos sentimos derrotados. O que devemos fazer? Naturalmente depois de alguns dez anos de trabalhos cada um de nós tem uma experiência diferente, e creio que cada um tem a sua maneira de conduzir a igreja ao trabalho. Não penso que o plano aqui esboçado deva ser um padrão para todos, mas, em traços ligeiros, apresentarei o meu método, tendo em vista dinamizar a igreja ao trabalho missionário. Ei-lo:

1o. Faça uma grande propaganda do livro “Serviço Cristão”. Pode-se dar êsse livro como estímulo na recolta. Faça-se propaganda para a leitura do livro, não sòmente do púlpito, mas também nos lares.

2o. Ensine o Diretor do Trabalho Missionário a apresentar todos os sábados alguns parágrafos inspirados dêste precioso livro.

3o. Seja você mesmo um grande missionário, participando de tôdas as atividades missionárias da igreja. Assim V. não falará ao povo sòmente por teoria mas também por experiência.

4o. Procure criar um clima missionário na igreja. Nos primeiros sábados de cada mês participe ativamente do Programa Missionário. Pregue um sermão entusiasta, não além de 25 minutos.

5o. Nos sermões de outros dias, procure sempre contar algumas experiências missionárias.

6o. Leve o povo a assinar a nossa excelente revista missionária “Ide”.

7o. Depois de criado um clima missionário, e de o povo estar convencido que deve trabalhar, então organize os grupos. Comece com 2 ou 3, não com muitos de uma vez, pois assim se torna mais fácil a organização e o contrôle. As inscrições para os grupos, de preferência, devem ser feitas nos sábados missionários. Por exemplo: apresente no 1o. sábado os grupos de Folhetos, Projetores e Dorcas. No sábado missionário seguinte, isso quer dizer um mês depois — o irmão terá pelo menos três sábados para organizar os três primeiros grupos — lance outros grupos como por exemplo: Visitas aos Hospitais, Recenseamento da Voz da Profecia e da Bíblia. No outro sábado missionário, estando êstes grupos já organizados, e em ação, lance então outros: Instrutores Bíblicos, Visitas aos Enlutados, Telefones, etc.

8o. Cada vez que os membros se alistarem nos grupos de sua eleição, esclareça-os sôbre o que isto significa. Imprima ou mimeografe os cartões para as inscrições, ou se não puder fazer isso, escreva os nomes dos grupos num quadro-negro para o povo saber quais são os grupos.

9o. Depois de completado o alistamento, passe à máquina todos os nomes, cada um de acordo com o seu grupo. No sábado seguinte, tendo os nomes dos alistados em grupos separados, leia-os, convidando-os para uma reunião. Nes-sa reunião leia uns trechos do “Serviço Cristão” e debata com os irmãos a melhor maneira de trabalhar nesses grupos. Saia e leve o povo a sair para o trabalho, se possível, nesse mesmo dia.

10°. Juntamente com o Diretor do Trabalho Missionário, escolha um diretor para cada grupo missionário. Sempre devem ser escolhidas pessoas que sejam responsáveis e entusiastas.

11°.-Amplie a Comissão Missionária da Igreja, incluindo nela todos os diretores de grupos. Assim fazendo, êles se sentirão com mais responsabilidades, contribuirão com idéias novas e todos juntos animarão a igreja.

12°. Cuide para que em cada sábado sejam apresentados os “10 minutos missionários.” Instrua os que participarão para falarem ALTO e com ENTUSIASMO. Se não houver entusiasmo não haverá contágio na igreja.

13o. Por ocasião das eleições na igreja esforce-se para que o melhor homem seja o Diretor do Trabalho Missionário. A vida da igreja depende dêsse departamento e deve se dar todo apoio ao mesmo. Nunca deve ser escolhido para diretor dêsse departamento um homem que não faça trabalho missionário.

14°. Não se aborreça quando os Diretores do Trabalho Missionário passarem da “HORA” pois isto denota que êles estão animados e animando a igreja. O ideal seria que tivéssemos mais Sábados Missionários a menos sermões na igreja. A Sra. White diz que deve-se ensinar mais do que pregar, e isto especialmente com relação ao Trabalho Missionário.

15o. Quando participar do Programa do Trabalho Missionário aos sábados esforce-se por falar com entusiasmo, fale com sinceridade e o povo corresponderá aos seus apelos.

16°. Sempre dê preferência aos irmãos para contarem experiências missionárias, pois o povo crê, e com acêrto, que os ministros têm obrigação de fazer trabalhos missionários; mas quando um irmão que luta de sol a sol, em árduo labor, dedica tempo ao serviço missionário, tal fato constitui uma inspiração para a igreja. Assim é oportuno que sempre os irmãos contem interessantes experiências missionárias.

17°. Por ocasião do batismo, se algum irmão ganhou um dos batizandos, deixe que êle entregue o Certificado de Batismo como uma alta honra, como de fato o é. Apresente o exemplo dêsse irmão missionário ativo, como um incentivo aos outros irmãos presentes, e isso animará a outros sairem a trabalhar pela salvação de almas.

18°. Estimule os grupos de orações da igreja a orar pelo Trabalho Missionário e, se possível, citar os interessados pelos nomes. Faça a igreja se interessar pelos interessados nas suas orações particulares.

Após estas considerações gerais, parece-me oportuno destacar a obra que cada grupo deveria realizar, a saber:

Folhetos

Dividir o território entre os irmãos, dando um mapa de seu campo a cada um. Cada irmão não deve fazer mais do que umas 15 visitas para poder fazer o trabalho bem feito. Aquêle que participar desta obra deve ler e conhecer o folheto antes de entregá-lo e chamar a aten-ção das pessoas para trechos interessantes do mesmo. Depois de alguns contatos com as pes-soas, convidá-las a ouvir a Voz da Profecia e animá-las a se inscreverem no Curso da Escola Radiopostal. Depois de algum tempo de trabalho então algumas pessoas de mais experiência devem acompanhar os distribuidores e procurar abrir campo para futuros estudos bíblicos. Convidar o povo para ir à igreja.

Voz da Profecia

Com os cartões do Recenseamento, dividir o território entre os irmãos, da mesma maneira como assinalamos acima. Na primeira visita devemos convidar os que não escutam o programa a ouvi-lo naquela mesma semana, e os que já são ouvintes, procurar interessá-los no Curso da Escola Radiopostal. Depois de algumas semanas voltar novamente nessas mesmas casas para ver como vão as lições e abrir campo para estudos bíblicos e projeções luminosas. Convidar o povo para ir à igreja aos domingos, à noite.

Atalaias

Cada membro que se inscreve nesse grupo ficará responsável por uma determinada quantidade de Atalaias, cada mês. Êsses Atalaias podem ser doados ou vendidos. De preferência os Atalaias devem ser dados sempre às mesmas pessoas, para se fazer um trabalho com maiores resultados.

Projetores

Cada igreja deveria ter um bom número de projetores e filmes. O ideal seria que cada irmão tivesse o seu próprio equipamento. Cada noite os projetores deverão estar em operação. Depois de estar familiarizados com as pessoas é bom fazer uma oração antes de sair de casa. Não se olvide de convidar as pessoas para irem à igreja. Os filmes deverão ser conhecidos com andecedência para que a explicação seja satisfatória. É oportuno antes de passar os filmes fazer um pequeno estudo bíblico sôbre o assunto, para levar o povo a estudar e meditar. No fim da reunião dar folhetos sôbre o assunto e convidar as pessoas a ouvir o programa da Voz da Profecia.

Bíblia

Cada componente dêste grupo tem a responsabilidade de vender uma Bíblia por semana. Nesta Bíblia deverá ir um convite para a pessoa ouvir a Voz da Profecia e ir à Igreja.

Visitas aos Hospitais

O domingo é o melhor dia para se visitar os hospitais. Os membros do grupo em referência devem se reunir numa hora marcada, na porta do hospital, ou nas imediações, e dali saírem de dois em dois, em intervalos de 10 a 15 minutos. Se todo o grupo entrar de uma vez no hospital, isso logo chamará a atenção das religiosas e elas interceptarão o trabalho. As Bíblias devem ser levadas nas bôlsas e bolsos e não ostensivamente. Visitando quartos ou enfermarias falemos sôbre o amor de Deus e o Seu plano de restauração.

Terminando ainda deveria lembrar que jamais deveria sair da igreja qualquer literatura,sem o carimbo convidando as pessoas a assistirem as reuniões e a ouvir a Voz da Profecia. Depois de um trabalho missionário assim, podemos ver, com a graça de Deus, como aumentará a assistência às nossas reuniões dos domingos à noite.