Algumas vêzes os novos conversos à crença adventista mantêm a opinião errônea de que após receber o sagrado rito do batismo e ingressar na igreja como seu membro, haverá poucas dificuldades, e provações, se as houver, a perturbar-lhes a existência. Esperam entrar num estado de bem-aventurança comparável ao próprio Céu. Nós, que somos mais velhos na fé, sabemos, entretanto, que ingressar nas fileiras cristãs é entrar numa guerra muito real contra o pecado e o diabo. E guerra sempre traz sofrimento. Sem muito esfôrço, muitas pessoas podem relembrar que enquanto eram infantes na crença tiveram mais de um choque sério com os sórdidos problemas terrestres, cuja repercussão quase lhes ocasionou o fracasso nas novas e muito valorizadas consecuções espirituais. Mas para o olhar sempre vigilante do grande Observador celeste, podernos-iam haver sido sôltas as amarras.

O trabalho do instrutor bíblico não pode ser considerado completo sem que advirta os futuros membros da igreja da possibilidade de que em sua nova vida cristã experimentarão provações mais duras do que até então sofreram, e prepare-os para enfrentar essas provas com ânimo e fortaleza cristãos. O instrutor deve explicar que as provações, se bem que não necessàriamente mandadas por Deus, são não obstante por Êle permitidas, e para um bom propósito. Houvesse o Senhor prometido uma vida de bem-aventurança absoluta após o batismo, teria cumprido essa sedutora promessa, mas em parte alguma das Escrituras Sagradas pode ser encontrada semelhante promessa.

Muitas experiências de sofrimento triunfante da parte do povo de Deus no passado foram registadas para a animação dos que viessem depois. Ao Seu povo é assegurado que com Suas bênçãos, tôdas as provações, aflições e perseguições serão transformadas em bem, se suportadas varonilmente. Devemos salientar que Deus or-denou ao Seu povo que confiasse no Senhor e tivesse bom ânimo (Sal. 27:14). Não devem êles descoroçoar diante da adversidade e provação. Podem ter a certeza de que Deus controlará tôdas as tentativas satânicas contra êles feitas e usará essas mesmas aflições como instrumentalidades purificadoras tendentes a prepará-los para a vinda do Senhor. Devem êles olhar além dessas tribulações ao tempo em que ‘‘herdarão o reino” e não mais haverá provações. O seguinte arranjo de textos pode ser proveitoso para a apresentação dêste assunto:

Provações — Processo Divino de Purificação

I. Compreensão do Plano Divino

  • 1. Que diz o Senhor com clareza ao Seu povo no tocante à certeza das provações?(S. João 16:33 prim, parte.)
  • 2. Como devemos nós considerá-las? (S. João 16:33, últ. parte.)
  • 3. De que fonte procedem essas provações?
    • a) “O Senhor corrige o que ama” (Heb. 12:6).
    • b) “Vosso adversário, anda em derredor, .. . buscando a quem possa tragar” (IS. Ped. 5:8).

II. Amoroso Cuidado Divino

  • 1. Agrada-Se o Senhor em causar sofrimento ao Seu povo? (Lam. 3:33.)
  • 2. Por que são permitidas as provações? (I S. Ped. 1:7; II Cor. 1:4.)
  • 3. Quando Deus chamou Paulo para servir, que disse Êle que lhe mostraria? (Atos 9: 16.)
  • 4. Que respondeu Paulo aos que estavam perplexos pelo seu sofrimento? (I Tess. 3:
  • 5. Quais foram alguns dos sofrimentos de Paulo? (II Cor. 11:24-28.)
  • 6. Qual foi a reação de Paulo a êsses sofri-mentos? (II Cor. 4:17.)
  • 7. Qual, diz o Senhor, deve ser a nossa rea-ção ante as nossas provações? (I S. Ped. 4:12 e 3:13.)

III. Regozijo e Vitória Afinal

  • 1. Qual será a recompensa final dos que su-portam as provações? (S. Mat. 24:13.)
  • 2. Esquecerá Deus os Seus filhos? (Isa. 49. 15 e 16; S. Mat. 28:20; Apoc. 2:10 últ. parte.)
  • 3. Que fará afinal o Senhor por Seu povo? (Apoc. 21:14.)

Deixai a alma ferida com a confiança no desígnio divino. Instruí-a a buscar a Deus mais ardorosamente em oração. Tomai-lhe reais as promessas divinas, feitas para êle. Fortalecei-lhe a fé para crer que está cumprindo o Seu plano na sua vida. Auxiliai a alma em lutas a ver agora, com os olhos da fé, a vitória final da luta. Em vez de exagerar as próprias dificuldades, aprenda a regozijar-se no magnífico poder de Deus. Explicai-lhe que isso é testemunhar do eterno amor e cuidado divinos por tôdas as Suas criaturas. Isso é viver uma vida cristã vitoriosa.