Estão sendo realizadas simultaneamente cinco séries de conferências na União Norte Brasileira, além de uma que já terminou em Canudos-Guamá. Destas seis, três estão sendo patrocinadas pela Divisão, e as demais por fundos locais.
Missão Baixo Amazonas
A série já finalizada em Canudos-Guamá, teve bom êxito e o obreiro Odilon Lima espera batizar entre 15 a 20 almas, como resultado. Êste mesmo obreiro está realizando outra série menor, 32 kms. fora da cidade de Belém, em condições muito precárias por falta de meios. O interêsse naquela localidade foi despertado por uma família japonêsa adventista qu se estabeleceu ali e não havendo salão disponível para abrigar os ouvintes, aproveitou-se o tempo que não chove, para fazer conferências ao ar livre. Os bancos foram feitos com uma tábua e dois suportes fincados no chão e o auditório é grande.
Há dois anos atrás não havia nenhum adventista na cidade de Aquidauana, Mato Grosso; hoje temos ali 50 na escola sabatina e um lindo templo! Há dois anos atrás também não havia nenhum adventista em Barreiro Doeste, Paraná; hoje há ali 3 igrejas com 300 membros na escola sabatina. Há 8 meses apenas havia uma pequenina escola sabatina na cidade de Assis, São Paulo; hoje há uma escola sabatina com 150 membros e um belo templo dedicado a Deus como resultado da série de conferências que o evangelista Luiz Freitas, apesar de muita perseguição, realizou em Assis. Há muitos anos tínhamos em Cuiabá, Mato Grosso, um bom templo mas com apenas um punhado de crentes; o evangelista da União, pastor Geraldo de Oliveira, foi lá, realizou uma grande série de conferências, aumentou o prédio da igreja e hoje há mais de 200 na escola sabatina!
Sim, meus irmãos, um fogo arde no sul! É o fogo do evangelismo, que salva, que redime e leva os homens a Jesus como o seu Salvador.
Que o fogo continue a arder no Sul!
O ambiente é simples para a gente simples que ali mora, mas a semente lançada está germinando — encontrou um terreno fértil para crescer e frutificar. Espera-se dali, umas quinze almas para Cristo. O irmão Odilon apesar da inconveniência da condução, (pois viaja de Lambreta durante quase duas horas para ir e voltar, numa estrada deserta e escura,) faz êste trabalho com entusiasmo e de todo o coração.
Faz alguns anos foi construída uma Igreja em Macapá, localizada na linha equatorial, e por não têrmos obreiros disponíveis, nunca foi realizada nessa cidade uma série de conferências. Agora porém chegou a oportunidade de Macapá ouvir a Mensagem por meio do Pastor Gustavo Storch e Oswaldo Pereyra e Gerson Araújo. O dia do início das Conferências foi o dia do encerramento das Santas Missões da Igreja Católica; e para fechar com chave de ouro esta festa católica, os padres fizeram uma fogueira de Bíblias e livros protestantes em plena praça pública! As nossas conferências revolucionaram Macapá e o interêsse despertado era grande; e Satanás viu que era chegada a hora de agir com todo o seu poder e chegou a hora difícil para os nossos obreiros! Os pastôres protestantes e os oficiais destas Igrejas se põem na frente do salão de conferências e não permitem que nenhum de seus membros entrem no salão, e para mantê-los afastados, estão fazendo cultos nas casas de seus membros nas noites das conferências. Destas maneira e com a promessa de que serão eliminados de suas Igrejas, caso freqüentarem as conferências, muitos se afastaram. Os católicos fazem sua campanha contra nós também, mas não é tão intensa e danosa, apesar do folheto escrito e distribuído pelo Pastor Storch: “Porque os Padres Queimaram as Bíblias em Macapá”. Apesar destas perseguições confiamos em Deus que mais de cinqüenta almas sairão de Babilônia.
Missão Central Amazonas
O irmão Eduardo Pereyra, embora novo em Manaus, é cheio de entusiasmo e resolveu realizar conferências com fundos locais. Êle é pastor das duas grandes Igrejas de Manaus e mobilizando um bom número de seus membros está em plena atividade. O interêsse é grande e espera-se que Deus recompense os esforços dêste obreiro dando-lhe entre 30 a 50 pessoas para o redil do Senhor.
Missão Costa Norte
O Estado do Maranhão é o mais favorável para o Evangelho que os demais Estados que compõem esta Missão. Como prova disto vemos agora o Pastor Orlando Barreto em S. Luiz, realizando conferências no salão nobre da Escola Técnica, com uma assistência de mais de 700 pessoas. Que maravilha! E êste obreiro tem mais de 300 endereços de pessoas para serem visitadas. O que fazer para atender tamanho interêsse? O irmão Barreto fêz estas conferências com o orçamento de Cr$ 10.000,00 apenas para propaganda, (pois o salão, luz e zelador são por conta da Escola Técnica) com recursos locais, e não tem nenhum auxiliar. Faltam-nos obreiros para ajudar nesta grande colheita.
Joazeiro é uma cidade do Ceará, onde o catolicismo impera, pois nesta cidade viveu o padre Cícero o qual, segundo dizem, fazia maravilhas e milagres. Católicos de todo o Brasil faziam romaria até Joazeiro para receber as bênçãos e cura do padre Cícero. Por esta razão êles veneram êste padre apesar de morto e estão convic-tos do que crêem. Pela primeira vez a MCN resolveu fazer conferências no interior do Ceará. Muitas têm sido feitas na capital, já sem problemas atualmente, mas nunca no interior. Em outubro o Pastor Bessa e dois auxiliares, Américo Quispe e Raul Sersum, iniciaram as conferências e duas semanas depois recebi o seguinte telegrama: “Conferências suspensas. Nossos obreiros em perigo de vida”. Até hoje não sei de maiores detalhes, mas podemos imaginar que a perseguição tem sido intensa e por isto oramos a Deus para que interceda pelos Seus filhos e lhes poupe a vida e consinta que a Verdade seja proclamada livremente naquela cidade idólatra. O presidente da MCN seguiu para Joazeiro em companhia do Secretário de Segurança do Estado.