Dentre as oportunidades que o pastor deve aproveitar para apresentar gemas da verdade e princípios do Evangelho, há a cerimônia nupcial São muitas as pessoas que comparecem à igreja pela primeira vez por ocasião de casamento, seja entre adventistas e não-adventistas. Há familiares dos contraentes, que por compromisso, convite ou mera curiosidade vão à igreia nessas ocasiões. Porisso as palavras dirigidas aos nubentes deverão ser cuidadosamente escolhidas a fim de se aproveitar a oportunidade de mencionar algumas ou várias das doutrinas que constam do discurso:

  • 1. — A autoridade das Escrituras Sagradas.
  • 2. — A criação do mundo em seis dias e o dia de repouso.
  • 3. _ A entrada do pecado e a desobediência de nossos primeiros pais.
  • 4. — A incarnação do Filho de Deus; o plano da salvação.
  • 5. —A segunda vinda de Jesus em glória.
  • 6. — A Nova Terra, o lar eterno e feliz da humanidade que se preparou para o regresso do Senhor.
  • 7. — A erradicação do mal, do universo.

Introduções Sugestivas

“Estimados noivos, queridos jovens, distintos contraentes, etc.

“A união matrimonial que já realizastes de acôrdo com as leis civis do nosso país e que agora desejais que tenha a aprovação da igreja e a bênção de Deus, é a mais íntima de tôdas as relações humanas. Ao vos elegerdes mutuamente para viver no santo estado do matrimônio, e se vossa vida é animada pelos mesmos ideais e tendo no coração a bem-aventurada esperança da volta de Jesus, podeis estar seguros de que Deus vos dará Sua bênção. A formação do lar é o acontecimento de maior transcendência da vida do ser humano, e se fôr bem orientada, contribui para o melhoramento da humanidade, formando uma barreira contra os vícios e corruções, e constitui um oásis de paz em meio das tormentas que agitam a existência do homem.

“O lar que hoje constituís é uma instituição divina, e juntamente com o dia de repouso foi dado ao homem no jardim do Éden nos dias de sua inocência, antes que o pecado maculasse sua perfeição. Diz-nos o relato fiel das Escrituras em Gên. 1:31: ‘E viu Deus tudo quanto tinha feito, e eis que era muito bom’. De-pois da criação do homem, no sexto dia da semana, disse Deus: ‘Não é bom que o homem esteja só…’ Gên. 2:18. (Ler Gên. 2:24). Hoje vós chegastes a êste momento feliz e esperado, no qual vossas vidas serão unidas Intimamente, como dizem as Escrituras Sagradas, numa só carne, para formar o sagrado círculo do lar onde terceiros não devem entrar para se inteirarem das confidências que pertencem exclusivamente a vós”. (Mencionar a seguir os privilégios e responsabilidades da vida conjugal).

A leitura de Efés. 5:25 enseja bela oportunidade de falar do amor de Jesus, e depois se pode perguntar: “Fulano de Tal, compreende o que esta indicação do apóstolo significa para o senhor como espôso? Amará sua esposa como Cristo amou Sua igreja? (Aque se pode mencionar como Cristo sendo o Príncipe das cortes celestiais baixou à Terra, tornando-Se pobre por causa de Sua igreja para limpá-la de seus pecados a fim de que fôsse eternamente Sua). “Se a sua relação com sua espôsa é semelhante a de Cristo com Sua igreja, significa que tem amor por ela, e o senhor se sacrificará por ela, não imporá arbitràriamente sua vontade e seus desejos, será bondoso, cortês, e estará pronto a dar-se por ela como Cristo Se deu pela igreja na dolorosa cruz do Calvário, e terá um espôsa boa e amorosa que o fará feliz se cumprir o mandamento das Escrituras que diz: (Ler Efés. 5:24).”

A seguir, dirigindo-se à noiva, dizer-lhe: “Fulana de Tal, compreende o que significa êste mandamento para si como esposa? A igreja, como esposa ataviada aguarda o regresso do Espôso. Sua promessa foi clara: ‘Virei outra vez’, e se a sua atitude é semelhante à da igreja para com Cristo, significa que lhe será submissa e obediente. . . . etc. 

(Dirigindo-se a ambos) “Se puserdes em prática êstes conselhos, estabelecereis um lar feliz, com o qual sonhastes desde a primavera da vossa juventude, e no dia de hoje não será para vós o fim da felicidade amorosa senão o comêço da etapa mais feliz de vossa existência e uma antecipação dos gozos do Céu, quando o pecado e a dor serão desarraigados do universo”.

A seguir se procederá às perguntas de costume de acõrdo com as sugestões do Manual para Ministros, concluindo com uma curta bênção.