Considerado um dos grandes pregadores do século 20, Martyn Lloyd-Jones foi educado para ser médico, e durante toda a vida leu vastamente sobre teologia, biografias cristãs e medicina. De acordo com sua filha Elizabeth, um livro particularmente se destacou como favorito de Lloyd-Jones: a Bíblia. Para ele, esse livro era o pão que alimenta a alma. Desde cedo, em seu ministério, ele e a esposa, Bethan, adotaram um plano de leitura da Bíblia, desenvolvido no início do século pelo pregador escocês Robert Murray M’Cheyne. Embora seu ministério tenha sido curto, M’Cheyne deixou um inestimável troféu para seus paroquianos e para nós. Pouco tempo antes de sua morte prematura aos 29 anos, M’Cheyne criou um plano de leitura bíblica para sua igreja. Segundo esse plano, a Bíblia inteira era lida uma vez a cada ano, sendo que os salmos e o Novo Testamento eram lidos duas vezes. M’Cheyne recomendava que algumas passagens deviam ser lidas em família, e outras podiam ser lidas privativamente.

Quais são algumas vantagens de uma leitura sistemática da Bíblia? Muitos cristãos nunca leram a Bíblia inteira, embora professem aceitar as Escrituras como sendo inspiradas pelo Espírito Santo. O apóstolo Paulo nos lembra do seguinte: “Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra” (2Tm 3:16,17).

Ter um plano de leitura da Bíblia evita desperdício de tempo em busca do que ler, e também provê muitas oportunidades para que a família e os membros da igreja partilhem descobertas, reflexões e pensamentos em comum, extraídos da leitura da Palavra de Deus.

M’Cheyne sugeriu os seguintes cuidados para todos os que desejam se dedicar à leitura sistemática da Bíblia:

♦ Evite o formalismo frio, em que você lê a Bíblia apenas para cumprir uma obrigação. Leia com coração receptivo, aberto e devoto.

“Achadas as Tuas palavras, logo as comi” Jr 15:16)

♦ Evite a atitude de justiça própria. Não se considere mais virtuoso que as outras pessoas, simplesmente porque você está seguindo um plano de leitura sistemática das Escrituras.

♦ Evite a leitura desatenta da Bíblia. Encare cada leitura como um encontro pessoal com o Deus infinito, para ouvir atentamente Sua Palavra.

Faz pouco tempo que ouvi falar a respeito desse plano de M’Cheyne, justamente enquanto assistia a uma palestra sobre a vida e os hábitos de Martyn Lloyd-Jones. Ele e a esposa seguiram o plano de M’Cheyne durante mais de 50 anos. Certamente, a poderosa pregação bíblica e os escritos de Martyn foram fruto de uma vida repleta da Palavra de Deus.

O exemplo desses dois dedicados pastores cristãos me motivou a conhecer melhor o plano de leitura bíblica de M’Cheyne. Para minha alegria, descobri que alguns cristãos desenvolveram meios para ajudar todos aqueles que desejam encher o coração com a Palavra de Deus. Por exemplo, para participar do plano de M’Cheyne, você pode acessar o site www.BiblePlan.org. Cada manhã, você receberá um e-mail com a passagem bíblica designada para o dia. Tenho sentido grande alegria ao saber que muitos cristãos ao redor do mundo também estão buscando ser cheios da Palavra de Deus.

A Bíblia testifica de Jesus Cristo (Jo 5:39). Ler as Escrituras para conhecê-Lo significa “vida eterna” (Jo 17:3). Evite o formalismo sem vida, a atitude de autojustificação, leia cuidadosa e atentamente, mas ao mesmo tempo esteja seguro de que as palavras do profeta são verdadeiras para você: “Achadas as Tuas palavras, logo as comi; as Tuas palavras me foram gozo e alegria para o coração, pois pelo Teu nome sou chamado, ó Senhor, Deus dos Exércitos” (Jr 15:16).

Quero animá-lo a seguir um plano de leitura sistemática da Bíblia; não apenas para seu benefício pessoal, mas para o bem de sua família, de sua igreja e da comunidade em que você vive e trabalha.