Como um povo temos recebido tão claras apresentações de acontecimentos futuros como os discípulos de Cristo as receberam, ao serem informados, com tôda a clareza e bastante antecipação, da proximidade de Sua morte. Apesar disso, a crucifixão de seu Senhor tomou-os de grande surprêsa. E a história se repete. Pode dar-se o caso que nós, a despeito das claras apresentações de acontecimentos futuros, venhamos igualmente a ser tomados de grande surprêsa.

Seria para nós um êrro perigoso se, subconscientemente, transferíssemos as operações fenomenais de Satanás para uma época imprecisa e mui distante. Caindo neste êrro ficaríamos entorpecidos como os discípulos, que só foram totalmente acordados quando a crucifixão se tornou um fato consumado. Sòmente à medida em que nos tornamos cientes dos rumos dos acontecimentos furtivos que se desenrolam ao nosso redor, podemos estar conscientemente preparados para o engano final.

Nas grandes cidades dêste mundo, especialmente aquelas que sofreram as devastações da guerra, pode-se observar certo de-senvolvimento de monta e ameaçador do moderno espiritismo — desenvolvimento destinado algum dia a influenciar o mundo inteiro. A cidade de Londres durante os últimos três anos e meio oferecia a oportunidade de se observar pessoalmente as inclinações neste sentido. Êste artigo não procura fazer análise pormenorizada dêste progresso inusitado do espiritismo, mas é um apanhado de certos acontecimentos significativos testemunhados pessoalmente. O novo estilo do espiritismo é, na verdade, algo de fascinante!

Há algumas décadas a mensageira do Senhor predisse a final união e consolidação de enormes fôrças do mal com o objetivo de enganar o mundo e apresentar uma contrafação do Alto Clamor da mensagem do terceiro anjo. Se mantiverdes em mente as palavras “união” e “consolidação”, as coisas que ides ler serão de muito maior significado.

Uma das mais significativas transformações no espiritismo moderno, cuja realidade nenhum diligente estudioso dos fenômenos poderá negar, é o conceito que dia a dia se impõe, e pelo qual está se tornando conhecido: “espiritismo cristão”. Evidentemente esta expressão hábil atinge seu objetivo de reduzir o preconceito do cristão evangélico contra o espiritismo.

No pouco espaço dêste artigo, consideraremos três aspectos significativos: primeiro, a ênfase do espiritismo sôbre a cura física; segundo, o Movimento Educativo designado a firmar os filhos nos princípios do espiritismo; e terceiro, uma forma nova e vigorosa de clarividência executada com todos os deslumbramentos em plataformas diante do povo, com o emprêgo de muitas técnicas evangelísticas que nos são muito familiares a nós como um povo.

Campanhas de Cura em Londres

As atividades do Sr. Gordon Turner e sua Grande Campanha de Cura em Londres ilustra a crescente ênfase espírita na cura espiritual. Sob sua liderança, 32 campanhas espíritas relâmpagos foram levadas a efeito no ano passado sòmente na cidade de Londres. A primeira medida em uma de suas campanhas de cura é a distribuição de 50.000 a 100.000 boletins impressos, acompanhados de anúncios de grandes jornais. Posando ao lado de um dos cartazes, o Sr. Turner simboliza o espírito agressivo que agita grande parte do espiritismo moderno. Sua campanha é uma propaganda definida que objetiva encher os salões espíritas com novas pessoas por meio de demonstrações de cura espiritual. Com seu próprio Grupo de Amizade Espiritual, formado de dez a quinze curadores, auxiliados pelos curadores dos centros espíritas locais, êle freqüentemente aluga os maiores salões de conferências da região. Seus serviços de cura inclui uma avivada parte de canto evangélico, intercalada de números especiais de música. Verifica-se o interêsse do povo, pelas longas filas que aguardam entrada nessas sessões de cura. Muitas vêzes, multidões que não puderam entrar no salão principal, acotovelam-se nas proximidades dos corredores e contentam-se com uma rápida aparição pessoal do Sr. Turner.

Seu Grupo Maior de Campanha em Londres tem conseguido tal aplauso do público que já se fizeram planos para uma campanha em tôda a Inglaterra e pela qual tôdas as cidades serão sistemàticamente visitadas dessa maneira. Um comentário típico das pessoas tratadas, é o do Sr. Henrique Thurston: “Foi maravilhoso! É como se houvesse milhões de minúsculos choques elétricos pelo pescoço e pelas costas abaixo. Tôda a dor e a rijeza do torcicolo desvaneceram num segundo”.

Parece que, no decorrer desta campanha em Londres, apenas dois dos muitos repórteres de jornal fizeram críticas abertas aos serviços de cura. Uma observação recente revelou que sòmente dez em trezentas pessoas atendidas eram espíritas. Além disso, o Sr. Turner estima que cinqüenta por cento de todos os pacientes tratados nessas sessões públicas de cura se tornam finalmente espíritas ativos. Verificou-se também que, devido exclusivamente ao trabalho do grupo curador do Sr. Turner, houve adesão de cêrca de 10.000 pessoas ao movimento espírita em Londres, durante os últimos doze meses. As atividades do Sr. Turner ilustram o crescente impacto da cura espírita.

Harry Edwards

Provàvelmente o corifeu dos curadores espíritas da Inglaterra é o Sr. Harry Edwards, cuja fama é presentemente de âmbito internacional, e que, de acôrdo com a imprensa britânica, em várias ocasiões ministrou a membros da família real. Estabelecido em espaçoso templo nos arredores de Londres, o Sr. Edwards e seu corpo de assistentes, especialmente adestrados, têm considerável dificuldade em enfrentarem o dilúvio de pedidos de cura. Em mais de uma ocasião, o Sr. Edwards foi convidado a dirigir suas demonstrações de cura nos cultos de domingo à noite na igreja da Inglaterra.

É uma visão que não se esquece fàcilmente o ver uma aleijada artrítica idosa sendo carregada para a plataforma com esgares de dor e, cinco minutos depois da cura espírita indolor, vê-la andando sem auxílio de ninguém, embora sem muita firmeza. O leitor pode imaginar a reação do audi-tório a uma demonstração desta. Não declarou a mensageira do Senhor que, por meio do espiritismo, Satanás aparecería como “um benfeitor da raça humana” e que sob sua operação enganosa “os doentes serão curados diante de nós”, e que haverá muitas maravilhas inegáveis?

O Movimento Educativo Espírita

Não foi sem um planejamento para o futuro que se organizou o Movimento Educativo Espirita. Segundo seus oficiais e programas, que diferem um pouco dos da Escola Dominical comum, a instituição destina-se a “ministrar nas mentes juvenis os princípios naturais do espiritismo, para que, quando crescerem, o aceitem de modo natural”. É uma das experiências mais incomuns ver milhares de crianças do Movimento Educativo apinhadas num salão da cidade, cantando fervorosamente: “Pereçam a astúcia e a malícia, confiai em Deus, e fazei o bem”. O programa do Movimento Educativo consiste de hinos, partes devocionais, recreações físicas e exercícios de clarividência.

Não é difícil imaginar o efeito de uma sessão espírita de animais sôbre a mente impressionável de uma criança. Um rapazinho contou-me o que aconteceu com seu cão favorito, Príncipe, morto havia seis meses por um automóvel. Imaginai a emoção dêste garoto quando, em meio a uma sessão espírita, Príncipe aparece sùbitamente e palpavelmente materializado a executar as habilidades favoritas, e fruir a afeição de seu pequeno amo. E que êxito teríamos nós em convencer êste menino de que o que vira e ouvira não era realmente seu amado cão ?

Impressões profundas se fazem nas crianças, e do mesmo modo nos adultos que apreciam animais, pelo crescente número de sessões espíritas de cura dedicadas ao tratamento de animais doentes. Com o emprêgo destas técnicas o Movimento Educativo faz um apêlo poderoso e crescente às mentes dos juvenis.

No decorrer de uma parte das recreações físicas apresentadas no Movimento Educativo, perguntou-se a um rapaz: “E por que você gosta de aprender a marchar?” Sua pronta resposta foi: “Porque assim posso marchar com Povo Espírita”. ‘Não é de admirar-se de que o Movimento Educativo seja por muitos considerado um dos aspectos mais importantes do espiritismo moderno.

Demonstrações de Clarividência Pública

Outro programa espírita que ilustra sub-sidiàriamente o crescente espírito de inequívoca agressividade que se torna, dia a dia, mais evidente da parte dos espíritas, são as demonstrações públicas de clarividência. Estas demonstrações revelam claramente a determinação de elevar o espiritismo muito acima dos escuros limites das câmaras de sessões comuns, e levar sua fascinante influência nos palanques à plena vista das multidões atônitas. Assim, levadas a efeito por uma intensiva campanha publicitária, estas demonstrações de clarividência são geralmente antecedidas por um fervoroso serviço de cânticos e orações. O alvo específico dêstes programas é provar a continuidade da vida depois da morte por meio de fenômenos físico, ganhando destarte novos conversos às fileiras do espiritismo.

Lembrando das palavras do Senhor a Ezequiel: “Entra, e vê as malignas abominações que êles fazem aqui” (Ezeq. 8:9), fui ver uma dessas demonstrações, para que pudesse melhor entender o problema que enfrentamos. Mais e mais teremos que defrontar essas sutis invasões do espiritismo na igreja cristã.

Fato sintomático dessa nova e agressiva aproximação foram as reuniões de evangelismo espírita realizadas duas vêzes por semana pelo Sr. José Benjamin. Apesar da entrada de um xelim cobrado à porta, consegue êle geralmente atrair uma multidão de lotar o salão. Por uma hora e meia vagueia pela plataforma, parecendo segurar a assistência na palma da mão. Suas apresentações de mensagens psíquicas são profusamente intercaladas de numerosas citações da Bíblia, muitas delas hàbilmente deslocadas de seu contexto e mal empregadas para causar impressão estranha.

A caminho para uma dessas reuniões, desembarquei na estação subterrânea mais próxima do salão. Enquanto procurava localizar o auditórium,um casal simpático aproximou-se e indagou:

— Pode dizer-nos o local do Salão Forester?

Depois de declarar que também estava à procura do mesmo local, juntamo-nos nessa procura. Dentro de minutos meus recém-encontrados amigos disseram ser esta a primeira vez que iam assistir ao programa. Perguntando-lhes que motivo particular os decidiu a ir, responderam francamente:

— Por causa de um anúncio impresso deixado em nossa porta.

Momentos depois prosseguiu o cavalheiro :

— Suponho, porém, que viemos também por um outro motivo.

A esta altura, tínhamos chegado ao salão e, por coincidência, encontrámos três lugares juntos.

O serviço de cânticos foi seguido por uma fervorosa parte devocional de dez minutos, nos quais o médium afirmou que a morte é mais do que mera continuação da vida. Além disso afirmou que ela oferece uma segunda oportunidade para desenvolver finalmente o caráter que deixámos de aperfeiçoar na presente vida? O orador apresentou a crença segundo a qual o espiritismo está de perfeito acôrdo com a evolução. “O Espiritismo” — disse êle — “estende a doutrina da evolução muito além da sepultura.” Concluiu com esta significativa declaração: “Todos os crentes na evolução devem ser considerados como candidatos certos para a crença final no espiritismo”. A declaração precedente terá a mais criteriosa consideração de nossa parte.

Depois de outro hino, o conferencista proferiu uma das mais espantosas e solenes apresentações que jamais testemunhei. Em meio de suas mensagens, supostamente produzidas pelos guias espirituais do outro mundo, fêz uma pausa, e disse:

— Entre as muitas pessoas que vieram ao nosso auditório esta noite estão um senhor e uma senhora que chegaram da Cidade do Cabo, Sul da África, no dia 6 de abril.

Voltando-se subitamente, apontou diretamente para a fila trazeira onde estávamos assentados, e continuou:

— O nome nos está sendo revelado agora … R — … Sim, o Sr. e a Sra. R —

E indicou meus amigos recém-conhecidos que encontrei a caminho da reunião. Os rostos dêsse bom casal eram contemplados com espanto. E prosseguiu o orador:

— Há menos de seis semanas, a estimada irmã da Sra. R — passou para o outro lado da vida.

E, sem mais leve hesitação, continuou:

— No correio desta manhã recebeu ela um comprido envelope aéreo com uma car-ta e junto uma fotografia da irmã.

Fazendo pausa por um momento, anunciou então:

— Esta fotografia foi tirada na praia da Cidade do Cabo dois dias antes de sua morte num acidente de automóvel. Além disto, a Sra. R — esta noite tem a fotografia no compartimento direito de sua bôlsa marrom.

4 Com as mãos trementes, a Sra. R — retirou da bôlsa o retrato, juntamente com a carta que chegara naquela manhã.

E como sei estas coisas? — perguntou. Porque sua irmã está precisamente aqui em pé ao meu lado sôbre a plataforma, neste momento.

A partir dêsse momento, começou a transmitir mensagens confortadoras acentuadas com informações pessoais que sòmente a irmã, como se supõe, sabia.

Em questão de apenas dez minutos, no ambiente daquele espaçoso e bem iluminado salão, longe da atmosfera dúbia das câmaras comuns de sessões espíritas, o Sr. e a Sra. R —, juntamente com muitas outras pessoas, foram inteiramente convertidos à premissa básica do espiritismo.

Não é difícil entender porque tôda a prova bíblica que me esforcei por dar-lhes depois daquela reunião parecia não produzir a mais leve impressão na mente dêles. Para êles um singelo texto da Bíblia que declara: “Os mortos não sabem coisa nenhuma”, não podia contrariar as evidências emocionantes e tangíveis da sobrevivência, que pessoalmente verificaram. 

O Desastre Ferroviário de Lewisham

Ùltimamente muitos dos principais jornais do mundo trouxeram relatos do desastre ferroviário de Lewisham nas imediações de Londres, e no qual 98 pessoas perderam a vida. A maneira como os centros espíritas locais tiraram partido da tragédia constitui exemplo frisante de seu crescente espírito de agressiva confiança. Alugaram amplo salão na zona do desastre, e realizaram uma reunião pública em favor dos parentes e amigos daqueles que perderam a vida. A uma assistência de mais de 2.000 pessoas, médiuns que se revezavam levaram a efeito uma maratona de transmissões de mensagens de conforto que se diziam procedentes das vítimas do desastre. Em vista destas campanhas agressivas não é de admirar-se de que instituições como a Associação Espirita Marylebone de Londres alardeia ter 7.000 membros ativos, e conduza 500 sessões de cura por semana, com 15 curadores e médiuns com tempo integral em assistência constante.

A Sociedade Altherius de Londres

Êste quadro do crescente impacto do ocultismo seria incompleto se não mencionássemos, pelo menos, dois aspectos menos ortodoxos do espiritismo, que testemunhei recentemente. A Sociedade Altherius de Londres, embora seguindo a linha marginal do espiritismo aceito, bem pode fazer uma lúgubre previsão das possíveis coisas futuras. Seu agradável e modesto dirigente, Sr. King, homem muito adestrado tanto na ciência ioga como no espiritismo, especializa-se no desenvolvimento do estado mediúnico positivo ioga.

Há alguns anos passados, quando em trance auto-induzido, recebeu o Sr. King sua primeira mensagem supostamente transmitida do espaço à Terra. Crê sua sociedade que grandes mestres das regiões cósmicas, entre êles Jesus Cristo, transmitem periodicamente mensagens da mais alta importância à Terra. Sendo supostamente avisada com antecipação quanto às épocas dessas transmissões, a sociedade pode providenciar salões e anúncios para que o povo possa comparecer aos programas. Devido ao conteúdo invulgar dessas mensagens, e a maneira por que são recebidas, a Sociedade Altherius espalhou-se rapidamente em numerosos países.

O tema essencial dessas mensagens pode ser assim sumariado: (1) Nosso mundo está na vanguarda para uma destruição atômica. (2) Aproxima-se o tempo em que os que uma vez viveram na Terra empreenderão uma campanha final para salvar o mundo do extermínio. Os habitantes de outros mundos os auxiliarão neste grande plano humanitário. (3) A Sociedade Altherius dedica-se à elevação geral do espiritismo, a fim de preparar o caminho para que ainda outro Grande Mestre logo desça para jornadear na Terra, e pelos seus ensinos superiores converterá o mundo, salvando-o da auto-destruição.

De tempos em tempos, consoante a Sociedade Altherius, grandes líderes religiosos, como Cristo, Paulo e outros apóstolos, falaram por meio de seu chefe, Sr. King. Em duas ocasiões foram transmitidas pelos serviços de rádio e televisão da Britsh Broadcasting Corporation gravações dessas supostas mensagens. Os técnicos de som da BBC sujeitaram estas vozes às provas de osciloscópio (aparelho para mostrar visivelmente as alterações que se produzem numa corrente variável), e expressaram surprêsa diante da variedade de estruturas de sons diferentes que parecem provir de um simples médium humano.

Um exame mais acurado dessas mensagens revela uma beleza peculiar na estrutura da sentença na apresentação nas narrativas arrebatadas de verdades, meias verdades e erros totais. Muitas dessas mensagens tratam dos horrores da guerra, e estigmatiza o matar como inadmissível e imoral porque Deus reside em cada vida, dando a entender que, matando os outros, os matadores estão diretamente atacando st Divindade dentro de seus semelhantes. O engano de Satanás no Éden: “… e sereis como Deus” pouco mudou com o passar dos milênios.

Simulando a Voz de Jesus

Tenho em meu poder o que pretende ser uma gravação da voz de Jesus falando através dêste médium, quando estava num estado de trancepositivo ioga. Posso testemunhar pessoalmente que a voz nessa gravação de modo algum se assemelha à voz normal que fala o homem em questão. Posso testificar ainda mais que esta gravação se fêz numa reunião pública, na presença de muitas centenas de pessoas.

As atividades da Sociedade Altherius ilustram as novas e variadas formas com que se impõe presentemente o espiritismo. Muito mais se poderia revelar neste assunto, algumas coisas de deixar o espírito literalmente atordoado. Há mesmo mais aspectos sinistros dêsses acontecimentos incríveis. A menos que estejamos constantemente alerta, um dia acordaremos para nos vermos a nós mesmos cercados por uma multidão de satânicas ocorrências que jamais suspeitávamos existir!