Cêrca de duzentos anos atrás João Wesley deu estas “Regras para o Cântico Congregacional.” Na primeira leitura o leitor se divertirá com a maneira exótica de êle dizer as coisas — e pode até irritar um bocado. Mas esperamos que leia outra vez e descubra nelas a verdade.
- 1. Aprender estas melodias antes de outras; depois aprender quantas mais quiser.
- 2. Cantá-las exatamente como estão impressas, sem nenhuma alteração nem correção; e se houver aprendido a cantá-las de outro modo, desaprenda o mais cedo possível.
- 3. Cantar tôdas. Tratar de cantar com a congregação tão freqüentemente quanto puder. Não deixar que um pequeno grau de fraqueza ou de tédio o prejudique. Se vos é uma cruz, tomai-a, e ser-vos-á uma bênção.
- 4. Cantai vigorosamente e com bom ânimo. Guardai-vos de cantar como se estivésseis meio-mortos ou meio-dormentes; mas alçai a voz com vigor. Não estejais mais temerosos da vossa voz agora, nem mais envergonhados de que ela seja ouvida, do que quando cantais os cânticos de Satanás.
- 5. Cantai com moderação. Não gritar como para ser ouvido acima ou distintamente dos demais da congregação — para que não destruais a harmonia — mas esforçai-vos por unir a voz às demais para produzir um som melodioso cla-ro.
- 6. Cantai a tempo. Qualquer que seja o compasso do cântico, estai certos de segui-lo. Não corrais adiante nem fiqueis atrasados; mas acompanhai as vozes líderes, e segui-as tão exatamente quanto puderdes; e tratai de não cantar vagarosamente demais. Esta pachorra apossa-se naturalmente de todos os preguiçosos; e é alto tempo de expulsá-la dentre nós, e cantar todos os nossos cânticos tão ràpidamente quanto o fazíamos a princípio.
- 7. Acima de tudo cantai com espiritualidade. Mantende os olhos postos em Deus com cada palavra de vosso cântico. Buscai agradar-lhe mais do que a vós mesmos, ou a qualquer outra criatura. Para fazer isto atentai estritamente para o sentido do que cantais, e vêde que vosso coração não seja carregado com a melodia, mas oferecido continuamente a Deus; assim vosso cântico será tal que o Senhor o aprovará e galardoará quando vier nas nuvens dos céus. — (Transcrito do Pasadenews, publicado pela Pri-meira Igreja Presbiteriana Unida, Pasadena, Califórnia, Pastor Ralph M. Grove.)