“Se há um nome que seja mais doce que outro aos ouvidos do crente, é o nome de Jesus. Jesus! A vida de todos os nossos gozos. Jesus! É o nome que arranca melodias de tôdas harpas do Céu. Se existe um nome mais encantador e mais precioso que outro, é êste. Vai entretecido em tôdas as nossas expressões de louvor. Muitos dos hinos que cantamos, com êle começam, e quase todos o nomeiam em alguma estrofe. É o resumo de todo gôzo. É a música dos sinos celestes; é um hino em uma palavra; é um oceano para a compreensão, conquanto seja uma gota em brevidade; é um oratório inigualável com duas sílabas; uma reunião das aleluias da eternidade em cinco letras.”

Assim escreveu Carlos H. Spurgeon, um pregador de uma geração passada, homem de Deus muito conhecido em seu tempo, e que é hoje por muitos considerado o “príncipe dos pregadores.” Que tributo maravilhoso para nosso Senhor constituem estas linhas! Note-se a ênfase na doçura e na preciosidade dêste nome do Filho de Deus. Quão apropriado é que lhe cantemos louvores. Pensemos em alguns conhecidos hinos como “Quão Doce o Nome de Jesus”, “Jesus me Guia”, “Jesus, Teu Nome Satisfaz”, “Nome Precioso”, e muitos outros.

É dêste sagrado nome que nos ocuparemos neste estudo. A seguir apresentaremos vários aspectos dêste notável assunto.

I. Jesus — Seu nome

Consideremos as diversas formas em que se nomeia o Filho de Deus nas Escrituras Sagradas.

  • 1. Seus nomes no Novo Testamento.
    • a. “E chamarás o Seu nome Jesus” (S. Mat. 1:21).
    • b. “E chamá-Lo-ão pelo nome de Emanuel” (S. Mat. 1:23).
    • c. “O nome pelo qual Se chama é Palavra de Deus” (Apoc. 19:13).
  • 2. Seus nomes no Velho Testamento.
    • a. “O Seu nome será: Maravilhoso, Conselheiro, Deus forte, Pai da eternidade, Príncipe da paz” (Isa. 9:6).

Na versão dos LXX lemos: “Seu nome é chamado Mensageiro do poderoso conselho” (The Septuagint Version of the Old Testament With an English Translation). Os antigos rabinos consideravam êste texto como messiânico. Lemos: “Seu nome desde antanho Admirável, Conselheiro, Deus forte, O que vive enternamente, o Ungido [Messias]” (J. F. Stenning, Targum of Isaiah, pág. 32).

  • b. “Eis aqui o homem cujo nome é Renovo” (Zac. 6:12). Em Zacarias 3:8 também é mencionado o “Renovo” como “o Meu servo, o Renôvo”, e em Jere-mias 23:5 lemos: “Levantarei a Davi um Renovo justo; e sendo rei, reinará e prosperará.”

No Targum, lemos em Jeremias 23:5; “Levantarei a Davi o Messias, o Justo.”

  • c. “Êste será o Seu nome, com que o nomearão: O SENHOR JUSTIÇA NOSSA” (Jer. 23:6).

Muitos judeus pios de antanho reconheceram neste passo uma referência ao Messias. “[A respeito] do Messias, está escrito: e êste será o nome pelo qual será chamado, o Senhor, justiça nossa” (Tamuld Baba Bathra 75 b).

II. Jesus e Seu reconhecimento do nome de Seu Pai

Jesus disse muitas vêzes que Seu Pai O “enviara” (S. João 5:24, 36, etc.); que descera do Céu (S. João 6:38); que Sua vontade consistia em fazer a vontade de Seu Pai (S. João 5:30). Falou especialmente do “nome” de Deus. “Eu vim em nome de Meu Pai” (S. João 5:43); “As obras que Eu faço, em nome de Meu Pai, essas testificam de Mim” (S. João 10:25). Declarou: “Eu lhes fiz conhecer o Teu nome” (S. João 17:26). Isto demonstra que havia uma estreita relação entre nosso Senhor quando viveu na Terra e Seu Pai que es-tava no Céu. Esta comunhão expressa-se de maneira admirável na observação seguinte: “Eu e o Pai somos um” (S. João 10:30), e “Porque Eu faço sempre o que Lhe agrada” (S. João 8:29).

III. Jesus é igual a Deus

Os seguintes passos destacam a admirável unidade existente entre o Pai e o Filho:

  • 1. Cristo é igual a Deus.

Honrar o Filho é honrar ao Pai (S. João 5:23).

Ver a Cristo é ver a Deus (S. João 14: 7-9).

Crer em Jesus é crer em Deus (S. João 12:44).

Conhecer a Cristo é conhecer ao Pai (S. João 14:7).

Cristo ressuscita os mortos como o faz o Pai (S. João 5:21).

Cristo tem vida em Si como a tem o Pai (S. João 5:26).

Fiz as mesmas coisas que o Pai faz (S. João 5:19).

  • 2. Tôdas as coisas foram dadas a Jesus.

“Tôdas as coisas Me foram entregues por Meu Pai” (S. Mat. 11:27).

“É-Me dado todo o poder” (S. Mat. 28:18).

“[Deus] sujeitou tôdas as coisas a Seus pés” (Efés. 1:22).

“O Pai . . . tôdas as coisas entregou nas Suas mãos” (S. João 3:35).

“Porque o Pai . . . mostra-Lhe o que faz” (S. João 5:20).

“O Pai . . . deu ao Filho todo o juízo” (S. João 5:22).

“O Pai . . . deu-Lhe o poder de exercer o juízo” (S. João 5:26 e 27).

IV. Jesus — Seu nome Josué

  • 1. A forma latina de Jesus é Iesu, a forma grega é lesous, e seu equivalente hebraico é Josué.
  • 2. Josué significa “Jeová é salvação”, ou “Jeová o Salvador”.
  • 3. Josué é a forma hebraica do nome Jesus.
  • 4. O nome “Jesus” de S. Mateus 1:21 re-fere-se a Jeová o Salvador, e êste nome concorda com o de “Emanuel” de S. Ma-teus 1:23. Deus conosco, isto é, Jeová Deus está conosco na pessoa de Seu Filho o Salvador.

V. Jesus — “Meu nome está nÊle”

Há vários milênios, Moisés, o servo de Deus, escreveu as palavras que Jeová [Yahweh] teu Deus [‘Elohim] (Êxo. 23:19) falou a Israel: “Eis que Eu envio um anjo diante de ti, para que te guarde neste caminho, e te leve ao lugar que te tenho aparelhado”. “Guarda-te diante dÊle, e ouve a Sua voz, não O provoques à ira: porque não perdoará a vossa rebelião; porque o Meu nome está nÊle”. (Êxo. 23:20 e 21).

Deus, neste passo, não Se refere a um anjo criado, mas 4 um dos componentes da Divindade: Um que podia perdoar os pecados (S. Mar. 2:7). Alguém em quem estava o nome do Pai. Seria natural que êste fôsse o Filho de Deus, porque como Filho, levaria o nome do Pai.

O testemunho judaico antigo equipara êste “Anjo” com a Deidade. Kalisch, comentarista hebreu, escreve:

“O mensageiro (Anjo) de Deus, certamente possui certas ‘qualidades divinas’ … o mensageiro e Deus são virtualmente idênticos; o primeiro como representante do último; a Providência o requer uma completa personificação” (Hist. and Crit. Com. on O. T.).

“Não surpreende que um dos pais da Igreja cresse que êste passo se referisse a Deus e ao Seu Messias:

“Eis que Eu envio um Anjo diante de ti, para que te guarde neste caminho. … ‘O Meu nome está nÊle’. Por isso Êle mesmo diz no Evangelho: ‘Bendito O que vem em nome do Senhor’ . . ., ‘Eu vim no nome de Meu Pai’.” (Novatian, Treatise Concerning the Trinity, cap. XVIII).

O nome de Deus estava em Seu Filho, mas não apenas Seu nome: Deus mesmo estava em Seu Filho. Por isto lemos: “Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo” (II Cor. 5:19); “Aquêle que Se manifestou em carne” (I Tim. 3:16); “O Pai está em Mim e Eu nÊle” (S. João 10:38); “Tudo quanto o Pai tem é Meu” (S. João 16:15).

Com esta íntima relação que existe entre o Pai e o Filho, não admira que a êste Lhe hajam atribuído nomes e títulos divinos.

VI. Jesus e os nomes e títulos divinos

  • 1. Os nomes divinos de Jesus
    • a) É chamado “Bendito eternamente’’. “Dos quais é Cristo segundo a carne, o qual é sôbre todos, Deus bendito eternamente” (Rom. 9:5). Cristo era Deus em essência, e no sentido mais elevado. Estava com Deus desde tôda a eternidade, era Deus sobretudo, bendito eternamente” (The SDA Bible Commentary, Vol. 5, pág. 1.126).
    • b) É chamado Deus e Senhor Jesus Cristo. “A graça de nosso Deus e do Senhor Jesus Cristo” (II Tess. 1:12).

Robertson faz notar: “Aqui a estrita sintaxe requer, pôsto que há um único artigo com os substantivos theou kuriou, que se faça referência a uma única pessoa, Jesus Cristo.”

Deve aceitar-se êste mesmo critério com os seguintes passos: “Do grande Deus e nosso Senhor Jesus Cristo” (Tito 2:13). “Do nosso Deus e Salvador Jesus Cristo” (II S. Pedro 1:1).

  • c) É chamado “Deus”.

“Mas, do Filho, diz: Ó Deus, o Teu trono subsiste pelos séculos dos séculos” (Heb. 1:8; ver Sal. 45:6).

  • d) É chamado “a Palavra de Deus”.

“E o nome pelo qual Se chama é A PALAVRA DE DEUS” (Apoc. 19: 13).

“E o verbo era Deus . . . Cristo, o Verbo, o Unigênito de Deus, era um com o eterno Pai — um em natureza, caráter, propósito — o único ser que poderia penetrar em todos os conselhos de Deus.” (Patriarcas e Profetas, pág. 22).

  • e) É chamado “Senhor meu, e Deus meu”.

Esta é a confissão de Tomé, registada em S. João 20:28. Tomás utiliza dois dos nomes de Deus que se empregam com freqüência no Velho Testamento, “Deus” e “Senhor” e os aplica a Cristo.

“Jesus, revelado em Seu amor e misericórdia como o Salvador crucificado, obterá de muitos lábios rebeldes o reconhecimento de Tomé: ‘Senhor meu, e Deus meu’.” (E. G. White, citada em The SDA Bible Commentary, Vol. 5, pág. 1.151).

  • 2. Os nomes de Deus aplicados a Cristo

Nos seguintes passos bíblicos, se verá que alguns dos nomes e títulos de Deus se aplicam a nosso bendito Senhor no Novo Testamento.

  • a) YAHWEH

Atos 2:21: “Todo aquêle que invocar o nome do Senhor será salvo” (ver também Rom. 10:13). Estas palavras pertencem a: “E há de ser que todo aquêle que invocar o nome do Senhor será salvo” (Joel 2:32).

S. Mateus 3:3. “Preparai o caminho do Senhor”. Isto é uma citação de “Preparai o caminho do Senhor” (Isa. 40:3).

S. Lucas 1:76: “Porque hás de ir ante a face do Senhor, a preparar os Seus caminhos”. Isto faz referência a: “Eis que Eu vos envio o profeta Elias, antes que venha o dia grande e terrível do Senhor” (Mal. 4:5 e 6).

S. Marcos 2:28: “Assim o Filho do homem até do sábado é Senhor”. Isto se confirma em Êxo. 20:10: “O sétimo dia é o sábado do Senhor teu Deus”.

Hebreus 1:9-12: “Amaste a justiça aborreceste a iniqüidade; por isso Deus, o teu Deus te ungiu com óleo de alegria mais do que a teus companheiros. E: Tu ó Senhor, no princípio fundaste a Terra, e os céus são obra de Tuas mãos: êles perecerão, mas Tu permanecerás; e, todos êles, como roupa, envelhecerão, e como um manto os enrolarás, e como um vestido se mudadarão, mas Tu és o mesmo, e os Teus anos não acabarão.”

Estas palavras foram citadas de Salmo 102:25-27 e referem-se claramente ao Senhor [Jeová] (Ver o v. 12).

Jeremias 23:5 e 6: “Eis que vêm dias, diz o Senhor, em que levantarei a Davi um Renôvo justo; e, sendo rei, reinará, e prosperará, e praticará o juízo e a justiça na Terra. Nos Seus dias Judá será salvo, . . . e êste será o Seu nome, com que O nomearão: ‘O SENHOR, JUSTIÇA NOSSA’.”

Aqui Jeová está falando de Si mesmo como o Messias.

  • b) YAHWEH, ‘ELOHIM

Em Hebreus 2:13, lemos: “Porei nÊle a Minha confiança”. O contexto revela que é Jesus quem fala e que Êle é o objeto dessa confiança (Ver Heb. 2:9-17). Mas II Samuel 22, passo do Velho Testamento de que esta expressão foi tomada, diz: “O Senhor é o meu rochedo” (V. 2). “Deus é o meu rochedo” (V. 3).

  • c) ‘ADON, ‘ADONAI

Em S. Mateus 22:42-45, lemos: “Que pensais vós de Cristo? De quem é Filho? Êles disseram-Lhe: De Davi. Disse-lhes Êle: Como é então que Davi, em espírito, Lhe chama Senhor, dizendo: Disse o Senhor ao meu Senhor: Assenta-Te à Minha destra, até que Eu ponha os Teus inimigos por escabelo de Teus pés. Se Davi pois Lhe chamou Senhor, como é Seu filho?”

Êste passo foi citado de Sal. 110: onde lemos: “Disse o Senhor ao meu Senhor [‘Adoni]” (v. 1). “O Senhor [‘Adonai] à tua direita” (v. 5).

  • d) ‘ELOHIM

Hebreus 1:8 e 9: “Mas, do Filho, diz: Ó Deus, o Teu trono subsiste pelos séculos dos séculos, cetro de eqüidade é o cetro do Teu reino; amaste a justiça e aborreceste a iniqüidade; por isso Deus, o Teu Deus Te ungiu com óleo de alegria mais do que a Teus companheiros.”

Estas palavras foram tomadas do Salmo 45:6 e 7, e o têrmo “Deus” que aparece na expressão “Ó Deus, o Teu trono’’, corresponde a (Elohim).

  • e) JEOVÁ, EMANUEL

A base bíblica para as expressões combinadas de Isaías 7:14: Emanuel, Deus conosco, refere-se a Jeová do v. 10. A mesma relação ocorre no capítulo 8:5 e 8.

O Espírito de Profecia utiliza várias vêzes esta mesma expressão. Ver Counsels on Health, pág. 455; Testimonies, Vol. 5, pág. 195; Testimony Treasures, pág. 54, etc.

“Jeová é o nome dado a Cristo” (E. G. White, em Signs of the Times, 3/5/1899).

  • f) Outros Títulos

A Jesus nosso Salvador foram dados outros nomes do Velho Testamento.

Santo. O têrmo “Santo” refere-se a Jesus em vários passos do Novo Testamento (Atos 2:27; S. Mar. 1:24; S. Luc. 4:34; Atos 3:14, etc.), mas no Velho Testamento é empregado para falar de Jeová: “O Santo de Israel” Isa. 45:11); também aparece em Isa. 47:4; 48:17; 49:7, etc.

Rei da glória. Em Salmo 24:8, on-de aparece esta expressão, faz-se referência a Jeová, mas se aplica a Jesus. Comparar com S. Tia. 2:1; I Cor. 2:8; O Desejado de Tôdas as Nações, págs. 31 e 36.

Rei dos reis. Ver Daniel 2:47 e Apocalipse 17:14; 19:16; também Pa-triarcas e Profetas, págs. 401 e 402, e O Desejado de Tôdas as Nações, pág. 552.

Pai eterno. Ver Isaías 9:6; também Isaías 40:28 e Gênesis 21:33. Também O Desejado de Tôdas as Nações, pág. 430.

Alfa e ômega. Ver Apocalipse 1:11; 21:6; 22:13. O primeiro e o derradeiro: Isaías 41:4; 44:6; 48:12. O Princípio e o Fim: Apocalipse 1:8; 21:6;  22:13. Patriarcas e Profetas, pág. 397; Counsels on Health, pág. 369.

EU SOU. Êxodo 3:14; ver a lista dos passos dos livros de São João e Apocalipse onde figura esta expressão. Também Patriarcas e Profetas, pág. 396, e O Desejado de Tôdas as Nações, págs. 16 e 17.

“Ao que está assentado sôbre o trono e ao Cordeiro, sejam dadas ações de graças, e honra, e glória, e poder para todo o sempre” (Apoc. 5:13).

Êste é o nome maravilhoso de nosso Senhor admirável. Lembremos sempre que somos “perdoados” em Seu nome (I S. João 2:12); somos “justificados” mediante o mesmo bendito nome (I Cor. 6:11). Não creremos (I S. João 5:13), confessaremos (Apoc. 3:5), anunciaremos (Rom. 9:17), e glorificaremos (Apoc. 15:4) o maravilhoso nome de Jesus nosso Senhor?