“A OBRA de ganhar almas para Cristo exige cuidadoso preparo. Não se deve entrar para o serviço do Senhor, sem a necessária instrução, e esperar o maior êxito. Os mecânicos, os advogados, os comerciantes, os homens de tôdas as atividades e profissões, são educados para o ramo de atividade que esperam seguir. É seu propósito tornarem-se o mais eficientes possível. .. . Deveriam os servos de Cristo mostrar menos diligência em preparar-se para uma obra infinitamente mais importante?” — Obreiros Evangélicos, pág. 92.

“Quanto mais habilidade natural Deus haja concedido a um indivíduo, . . . maior é a sua responsabilidade para usar o seu tempo e talentos para a glória de Deus. Não deve a mente manter-se inativa. Se ela não é exercitada na aquisição de conhecimento, haverá um afundamento na ignorância, superstição e fantasia. Se as faculdades intelectuais não forem cultivadas como deveriam sê-lo para glorificar a Deus, elas se tornarão auxiliares fortes e poderosos para levar à perdição.” — Testimonies, Vol. IV, pág. 443.

“Os homens de Deus precisam ser diligentes no estudo, fervorosos na conquista de conhecimento, nunca desperdiçando uma hora. Por meio de perseverante esfôrço podem êles galgar quase a qualquer degrau de eminência como cristãos, como homens de poder e influência.”— Idem, pág. 411.

“Se a Palavra de Deus fôsse estudada como deveria, os homens possuiríam uma amplitude mental, uma nobreza de caráter, uma estabilidade de propósito que raramente se vêem neste tempo.” — Obreiros Evangélicos, pág. 249.

“Deus requer o cultivo das faculdades mentais. É Seu desígnio que Seus servos possuam mais inteligência e mais claro discernimento que os mundanos, e Se desagrada dos que são muito descuidados ou muito indolentes para se tornarem obreiros eficientes e bem preparados. … Se fôr submetido à direção do Espírito, quanto mais perfeitamente cultivado o intelecto, tanto mais eficazmente poderá ser usado no serviço de Deus. … O Senhor deseja que obtenhamos tôda instrução possível, com o escopo em vista de partilhar com outros nosso conhecimento. … Não devemos perder oportunidade alguma de preparar-nos intelectualmente para a obra de Deus.” — Parábolas de Jesus, págs. 333 e 334.

“Os ministros devem dedicar tempo à leitura, ao estudo, a meditar e orar. Devem enriquecer o espírito com conhecimentos úteis, aprendendo de cor porções das Escrituras, traçando o cumprimento das profecias, e aprendendo as lições que Cristo deu a Seus discípulos. Levai um livro convosco para ler enquanto viajais. . .. Empregai todo momento vago em fazer alguma coisa.” — Obreiros Evangélicos, págs. 278 e 279.

“Cultura mental, eis o que nós, como um povo, necessitamos, e o que devemos possuir, a fim de satisfazermos às exigências da época. A pobreza, a origem humilde e um meio desfavorável, não impedem, necessàriamente, o cultivo da mente. . ..

“Encontrar-se-ão dificuldades em todos os estudos; nunca vos detenhais, porém, por causa do desânimo. Investigai, estudai, orai; enfrentai cada dificuldade varonil e vigorosamente; invocai a fôrça de vontade e a graça da paciência em vosso auxílio, e depois cavai mais diligentemente até que se vos depare a gema da verdade, clara e bela, e tanto mais preciosa quanto maiores foram as dificuldades encontradas para sua obtenção. Então, não vos detenhais continuamente sôbre êsse ponto, concentrando aí tôdas as energias da mente, e para êle solicitando constantemente a atenção dos outros: mas tomai outro assunto e examinai-o cuidadosamente. Assim, mistério após mistério será desvendado à vossa compreensão.

“Duas valiosas vitórias serão por êsse modo alcançadas. Não sòmente vos apoderareis de conhecimentos úteis, mas o exercício da mente vos acrescentará a capacidade mental. A chave encontrada para penetrar num mistério, pode revelar também outras jóias preciosas de conhecimento até então ocultas.” — Obreiros Evangélicos, pág. 280.

“Mas alguns que têm estado a pregar durante anos, ficam satisfeitos de se limitar a uns poucos assuntos, sendo demasiadamente indolentes para investigar as Escrituras com diligência e oração, a fim de se tornarem gigantes na compreensão das doutrinas bíblicas, e das lições práticas de Cristo.

“A mente de todos deve ser enriquecida com o conhecimento das verdades da Palavra de Deus, a fim de que possam achar-se preparados, em qualquer momento que lhe seja requerido, a apresentar do tesouro coisas novas e velhas. Há espíritos que têm sido prejudicados e tornados raquíticos por falta de zêlo e de esfôrço diligente e árduo. Chegou o tempo em que Deus diz: Avançai, e cultivai as aptidões que vos dei. … A causa de Deus necessita de homens de intelecto, homens que pensem, homens bem versados nas Escrituras, para enfrentar a avolumante onda de oposição. Não devemos sancionar a arrogância, a estreiteza de espírito e as incoerências embora se detêm sôbre elas as vestes da professa piedade.” — Idem, pág. 281.

Aperfeiçoamento Próprio

“Aquêle que enxerga as oportunidades e privilégios de sua obra não permitirá que coisa alguma obste o caminho para os ardorosos esforços no sentido do aperfeiçoamento próprio. Não poupará esforços a fim de atingir a mais elevada norma de excelência.” — Educação, pág. 281.

“Podereis tornar-vos homens de responsabilidade e influência se, pelo poder de vossa vontade, unido à fôrça divina, vos empenhardes fervorosamente no trabalho. Exercitai as faculdades mentais, em caso algum negligencieis as físicas. Não deixeis que a preguiça intelectual feche vossa vereda para maior conhecimento. Aprendei a refletir, assim como a estudar, a fim de que vossa mente se expanda, fortaleça e desenvolva. Nunca penseis que tendes aprendido bastante e que podeis agora afrouxar vossos esforços. A mente cultivada é a medida do homem. Vossa educação deve continuar por tôda a vossa vida; cada dia deveis estar aprendendo e pondo em uso prático o conhecimento adquirido.” — Test. Sel. [Edição mundial], Vol. I, pág. 581.

“Poderia ser conseguido muito mais no trabalho de autoeducação, se estivéssemos alerta para as nossas próprias oportunidades e privilégios. … Que a mente seja adestrada e disciplinada para lutar com os problemas difíceis na pesquisa da verdade divina.

“Os que têm fome de conhecimento para tornarem-se uma bênção para seus semelhantes, receberão êles mesmos bênçãos de Deus. Pelo estudo da Palavra, suas fôrças mentais serão estimuladas a uma atividade fervorosa. Haverá expansão e desenvolvimento das faculdades, e a mente adquirirá capacidade e eficiência.” — Parábolas de Jesus, pág. 334.

“A mente vulgar, bem disciplinada, realizará trabalho maior e mais elevado que o espírito mais altamente instruído, e que os maiores talentos, sem o domínio próprio.” — Idem, pág. 335.

’ “Aquêle cuja mente é esclarecida pela revelação da Palavra de Deus, a seu entendimento, compreenderá a responsabilidade que tem para com Deus e o mundo, e sentirá que seus talentos se devem desenvolver de maneira a produzirem os melhores resultados. … Ao passo que cresce na graça e no conhecimento do Senhor Jesus Cristo, compreenderá as próprias imperfeições, sentirá a própria ignorância, e buscará continuamente conservar e dilatar suas faculdades de espírito.” — Con-selhos aos Professôres, Pais e Estudantes, págs. 34 e 35.

“Caso o obreiro se haja consagrado plenamente a Deus e seja diligente em orar, suplicando fôrça e sabedoria celestes, a graça de Cristo será seu guia, e êle vencerá os próprios defeitos, tornando-se mais e mais inteligente nas coisas de Deus. …

“O homem cuja mente é iluminada pela Palavra de Deus, há de sentir, mais que qualquer outra pessoa na Terra, que deve ser mais diligente no exame da Bíblia, no estudo das ciências; pois sua esperança e vocação são maiores que qualquer outra.” — Idem, pág. 461.

“Só Deus pode medir a capacidade da mente humana. Não era Seu desígnio que o homem permanecesse na ignorância, mas que se aproveitasse de tôdas as vantagens de um intelecto esclarecido e culto.

“Todos devem sentir que sôbre si repousa a obrigação de atingir as alturas da grandeza intelectual. …

“Havendo entrado na escola de Cristo, o estudante está preparado a se empenhar na perseguição do saber, sem experimentar a vertigem das alturas que está galgando.”—Obreiros Evangélicos, pág. 279.

“Mentes ilustradas são agora necessitadas em tôda parte da obra de Deus; pois neófitos não podem fazer trabalho aceitável de revelar os tesouros escondidos para enriquecer almas. Deus ideou que as escolas fôssem uma instrumentalidade para a formação de obreiros para Jesus Cristo, de quem Êle Se não envergonhará, e êste objetivo deve ser sempre mantido em vista. A altura que o homem pode atingir mediante a devida cultura não foi até agora atingida. Possuímos em nosso meio mais do que uma média de homens de capacidade.” — Testimonies to Ministers, pág. 195.

“Ao passo que nos cumpre pregar o evangelho aos pobres, devemos apresentá-lo também, em seu mais atrativo aspecto aos que são dotados de capacidade e de talento, e fazer esforços muito mais sábios, decididos, no temor de Deus, do que têm sido feitos até aqui, a fim de atraí-los à verdade.

“Para isto conseguir, porém, todos os obreiros se devem manter em um elevado nível de inteligência. Não podem fazer isto e imergir a um nível baixo, comum, achando que não importa muito a maneira por que trabalham, ou o que dizem, uma vez que estão trabalhando pelos pobres e ignorantes. Têm de aguçar-se, e estar aparelhados e preparados a fim de apresentar inteligentemente a verdade às classes mais elevadas e alcançá-las.” — Evangelism, págs. 555 e 556.

“Um jovem ministro nunca deve ficar satisfeito com um conhecimento superficial da verdade, pois não sabe onde se lhe exigirá que testemunhe em favor de Deus. Muitos terão de comparecer perante reis e doutos da Terra, a fim de responderem por sua fé.” — Obreiros Evangélicos, pág. 93.

“Mais elevado do que o sumo pensamento humano pode atingir, é o ideal de Deus para com Seus filhos. A santidade, ou seja, a semelhança com Deus, é o alvo a ser atingido. À frente do estudante existe aberta a senda de um contínuo progresso. Êle tem um objetivo a realizar, uma norma a alcançar, os quais incluem tudo que é bom, puro e nobre. Êle progredirá tão depressa, e tanto, quanto fôr possível em cada ramo do verdadeiro conhecimento.” — Educação, págs. 18 e 19.

“A perseverança na aquisição de conhecimento, regida pelo temor e o amor de Deus, dará aos jovens acréscimo de poder para o bem nesta vida; e os que aproveitam ao máximo suas oportunidades para chegar a elevadas consecuções, levarão estas consigo para a vida futura. Buscaram e conseguiram o que é imperecível. A capacidade de apreciar as glórias que ‘o ôlho não viu, e o ouvido não ouviu’ (I Cor. 2:9), será proporcional às consecuções alcançadas.” — Conselhos aos Professores, Pais e Estudantes, pág. 464.