O ANTIGO ditado de que “da mão à bôca perde-se a sopa” pode ser parafraseado da seguinte maneira no evangelismo: “Muitos se perdem entre o altar e o batistério.” Reduzir a diferença entre o número dos que atendem a um chamado ao altar e o número dos que realmente são batizados, é indubitàvelmente o alvo de todo ganhador de almas. Nos parágrafos que seguem serão considerados alguns fatôres que descobrimos serem úteis para atingir êsse alvo.

Por via de regra, os resultados de um chamado ao altar são mais estáveis se as doutrinas fundamentais e os princípios da conversão forem abrangidos durante as reuniões que precedem o chamado ao altar. Nas séries de conferências de três semanas de duração, o chamado ao altar comumente é bem sucedido se fôr efetuado depois de duas semanas de reuniões tôdas as noites.

As observações que fazemos antes e durante o apêlo são importantes. Convém esclarecer que é um convite para entrega completa. Durante o apêlo deve-se mencionar também que será concedida uma oportunidade para estudo adicional até que tudo se tome claro. Isto realizará duas coisas: Incluirá no convite os que ainda têm dúvidas, mas desejam seguir os pontos que já estão claros; indicará que êste não e apenas um apêlo da espécie de reavivamento em que as pessoas se aproximam do altar e talvez nunca voltem mais às reuniões. De maneira jeitosa, os ouvintes são levados a compreender que há um programa de confirmação para os que vão à frente.

Deve-se Usar um Cartão de Decisão

As observações feitas pelo evangelista no final do apêlo, aos que foram à frente, são muitíssimo importantes. Sua atitude deve ser positiva. Êle deve admitir que cada um dos que foram à frente continuará a preparar-se para o batismo. Convém usar alguma espécie de cartão de decisão, que dê aos que foram à frente a oportunidade de confirmar ainda mais sua decisão, preenchendo um pedido para unir-se com o povo de Deus que observa os Seus mandamentos. Além de conseguir o nome e o enderêço, êste cartão também deve obter a seguinte informação: Há algum problema relacionado com o abandono do vício de fumar ou com a observância do sábado? Qual a hora em que a pessoa costuma estar em casa (de manhã, de tarde ou de noite)? Não se deve esquecer igualmente de conseguir a idade dos jovens estudantes que foram à frente.

Preparação Rápida Mas Completa

Esta breve reunião posterior devia ocorrer após ser despedida a congregação geral. Se tudo fôr bem organizado, ela não levará muito tempo. Antes de despedir os que foram à frente, deve-se anunciar que êste grupo se reunirá cada noite durante cinco vêzes consecutivas. Quanto mais depressa estas pessoas forem preparadas; para o batismo, menor será a oportunidade do diabo para retê-las. A preparação pode ser ao mesmo tempo rápida e completa. O grupo pode ser incentivado a tornar essa semana uma maravilhosa semana de vitória. Gostamos de usar Filipenses 4:13 como texto-chave cada noite. Nós o recitamos juntos no final de cada classe bíblica. Os que têm dificuldade para vencer o vício de fumar devem ser animados a alcançar imediatamente a vitória por meio de Cristo. Na maioria dos casos, essas cinco noites trarão mais benefício para os que têm problemas com o fumo, do que o costumeiro curso sôbre como deixar de fumar, pois essas pessoas contam com o incentivo de se tornarem membros da igreja e estão substituindo o vício de fumar por algo positivo.

A Salvação Não É Pelas Obras

Cumpre mencionar que se dependêssemos da salvação pelas obras, mesmo que nos preparássemos durante a vida inteira, ainda não estaríamos prontos; como porém confiamos em Jesus, podemos ficar prontos logo que estivermos dispostos a nos submeter a Êle. Quanto mais depressa nos prepararmos, maior será a glória tributada a Cristo e não ao homem.

Numa série de conferências de três semanas, a primeira classe batismal será dirigida no fim da reunião regular durante a terceira se-mana da série. Poderão ser omitidos ou abreviados alguns aspectos da reunião, a fim de que a classe bíblica não se estenda até muito tarde. A segunda classe batismal, formada pelos que atenderam os chamados ao altar no último fim de semana das conferências, será realizada nas cinco noites consecutivas imediatamente após a conclusão da série. Esta classe terá a vantagem de períodos mais longos, pois não será precedida por outras reuniões; mas a primeira contará com o benefício e a inspiração das reuniões em andamento. Alguns evangelistas iniciam a classe na segunda semana, para os membros da igreja e o público em geral.

Visitar Imediatamente os Membros Ausentes

Deve-se esclarecer que a pessoa que faltar a uma aula será visitada no dia seguinte, para recuperar a lição perdida. Isto incentiva a assiduidade e faz com que a classe tôda avance unida. Nunca é demais salientar a importância dêste aspecto. Faz-se um registo com os cartões de decisão preenchidos pelos que atenderam o chamado ao altar. Cada noite são anotados os que estiverem presentes. Fazemos isto passando entre êles uma folha de papel, em que deverão assinar o nome. Cada membro ausente é visitado antes da próxima reunião. São entregues os materiais impressos usados na classe bíblica, e um dos obreiros dá um breve estudo, apresentando a essência do assunto que foi considerado.

Uma vez organizada a classe, a visita a êstes membros ausentes tem prioridade sôbre tôdas as outras visitas. É absolutamente essencial que a lição perdida por um dos membros da classe seja compensada pela visita de um dos obreiros, antes do próximo período de aula. Isto impressiona as pessoas com a importância da classe bíblica, e contribui mais do que qualquer outra coisa para incentivar a boa freqüência. Em geral, só precisamos repetir essas lições nos lares em casos de doença ou trabalho noturno. Se êste plano fôr seguido fielmente, é impossível que alguém seja batizado sem receber explicações sôbre tôdas as principais doutrinas adventistas, como por exemplo o Espírito de Profecia.

A Apresentação Positiva é a Melhor

Dedicamos uma aula inteira ao Espírito de Profecia. Nós o apresentamos de maneira positiva, como um dos maiores dons que Deus conferiu a Seu povo. Outra noite é dedicada às normas cristãs quanto ao vestuário, as diversões e a alimentação. Isto também exige uma apresentação positiva. Convém insistir mais sôbre os benefícios do que sôbre as restrições. Além de uma geral recapitulação doutrinária, outros assuntos que devem ser abrangidos na classe batismal são os seguintes: como guardar o sábado, o significado do batismo e da Ceia do Senhor, e a cerimônia do lava-pés. Também fornecemos algum material suplementar sôbre os privilégios e deveres da filiação à igreja, explicando a organização, a terminologia e as publicações denominacionais.

Podem ser conseguidos opúsculos de nossos evangelistas que prepararam algum material para ser usado na direção de uma classe batismal. Nosso material foi mimeografado a fim de ser incluído no classificador de fôlhas sôltas que contém nossos sermões evangelísticos.

Etiqueta de Identificação

Na terceira noite de nossa classe batismal — que, diga-se de passagem, é designada mais co-mo classe bíblica do que como classe batismal — distribuímos uma etiquêta de identificação que deverá ser colocada na bôlsa contendo a roupa de baixo e outros itens para o batismo dos candidatos. Num lado da etiquêta aparece uma lista do que êles deverão trazer para o batismo. O outro lado destina-se ao nome, enderêço e altura aproximada do candidato (para ser usado na escolha dos trajes batismais). O cartão é feito de bom material, e é perfurado em ambas as extremidades, a fim de ser amarrado ao redor do pacote. Os componentes da classe são incentivados a trazer sua roupa batismal na noite seguinte. Alguns esquecerão de fazê-lo, e terão ainda oportunidade de trazer seus pertences na última classe bíblica. Isto ajuda a confirmar a decisão, evita confusões de última hora e faz com que tudo esteja devidamente organizado para o batismo no sábado de manhã. Devemos esta excelente idéia ao evangelista Fordyce Detamore.

Ao mesmo tempo que entregamos as etiquêtas, distribuímos também um formulário de in-formações que deverá ser preenchido e devolvido juntamente com a roupa para o batismo. Esta informação tem diversas finalidades: serve para avaliar nossos vários métodos de propaganda. Possibilita que comuniquemos aos publicadores de nossas revistas missionárias, a nossas escolas bíblicas por correspondência e a nossos programas de rádio e televisão, o número de pessoas que foram batizadas em resultado destas instrumentalidades. Ajuda-nos a prestar homenagem a membros leigos e a colportores que tomaram parte em conduzir almas a Cristo. Serve de base para diversas pesquisas estatísticas. Permite que por ocasião do batismo apresentemos um breve relato da conversão dos candidatos. Constitui também valiosa anotação permanente para o arquivo do pastor.

Nossa experiência nos tem mostrado que, não importa quanto tempo demore a série de conferências ou qual seja o número de pessoas que vão à frente, obtemos os melhores resultados começando imediatamente a classe batismal e realizando-a tôdas as noites. Nalguns casos em que a distância ou o pequeno número de candidatos parecia indicar que seria melhor prepará-los dando estudos em seus lares e não numa reunião mais ampla, nós nos afastamos do método acima, mas os resultados não foram animadores. Cremos ser mais conveniente preparar os candidatos como grupo, e sem qualquer demora.

Como Adiar o Batismo de Algumas Pessoas

A maioria dos problemas que impedem o batismo podem ser solucionados dentro de uma semana, se houver força de vontade e entrega completa. Os que não estiverem preparados no fim da primeira classe bíblica quando fôr recapitulado o voto batismal com os candidatos, serão convidados a repetir a classe na semana seguinte, como preparo para o próximo batismo. As providências para adiar o batismo devem ser tomadas individualmente e não perante a classe tôda, para que outros que se acham preparados não resolvam também adiar o seu batismo.

O emprêgo dos métodos acima, que devemos a muitos de nossos companheiros de trabalho, habilitou-nos a alcançar êsse alvo na maioria dos casos. Ao partilhar êstes métodos, fazemos a oração de que tragam a outros a mesma bênção que trouxeram para nós.