JOÃO MCGOUGAN

(Pastor-Evangelista da Missão Escocesa)

A MIÚDO, quando leio os artigos de Ministry, acêrca dos diversos aspectos do evangelismo em grande escala, sinto-me como a criança assombrada e esperançosa, perante uma vitrina de brinquedos caros, dando voltas a umas moedinhas que tem no bôlso. É sempre difícil saber como proceder numa série de conferências quando se dispõe de pouco dinheiro, especialmente quando na própria cidade natal, e são lembradas as muitas campanhas de evangelização já celebradas ali.

Ao pensar nestes problemas, ocorreram-me três possíveis soluções:

  • 1. Uma maneira diferente de encarar a campanha para atrair as multidões.
  • 2. Um asunto de interêsse comum para manter as multidões.
  • 3. A limitação dos gastos de propaganda a fim de conseguir um bom salão, e confiar mais na propaganda falada.

Surgiu, o ano passado, entre os membros da igreja escocesa, grande interêsse pela medicina Psicossomática. Pareceu-me, ao ler The Ministry of Healing (A Ciência do Bom Viver), que a única verdadeira cura psicossomática se opera quando a mente humana e seus pensamentos se põem em harmonia com as leis espirituais divinas. Portanto, os discursos foram feitos com base nos ensinos da Sra. Ellen White, que são geralmente apresentados no final da série. O pensamento-chave das reuniões, era: “Reformai-vos pela renovação de vosso entendimento”, e “sêde um com o reino dos céus que está em vós’. Citamos amiúde a irmã White com declarações tais como estas:

“Cumpre [aos seres humanos] estudar a influência da mente sôbre o corpo, e dêste sôbre aquela, e as leis pelas quais são êles regidos. Não pode ser trazido demais à nossa lembrança que a saúde não depende do acaso. É resultado da obediência da lei.” — A Ciência do Bom Viver, pág. 105.

Os Novos Métodos Deram Bom Resultado

O interêsse suscitado foi surpreendente. Depois da apresentação do sábado e da rotura praticada na lei espiritual, a assistência subiu de 500 para 1 000. Foi fácil, depois, apresentar a mensagem de Apocalipse 14 e outros temas correlatos. Ao reconhecerem os ouvintes de forma clara a razão de estarmos dirigindo essas reuniões: convidá-los para que guardassem os mandamentos de Deus e se unissem à igreja remanescente, simplesmente ficaram comovidos e, com alegria, aceitaram a verdade. O resultado final foi que se batizaram cinqüenta pessoas, e entre elas muitos casais.