(Conclusão do Número Passado)

Até que ponto, pois, foram estas idéias da igreja primitiva herdadas pelos futuristas? Entre aquêles nove pontos, existe completo acôrdo apenas no ponto c, e incompleto no ponto f. Podemos incluir acordo parcial em dois pontos mais: no ponto a, na medida em que a igreja primitiva situava a maioria das profecias perto do fim do tempo, visto que esperavam o fim para breve; e no ponto e, na medida em que esperavam um reino literal e terrestre de mil anos de duração. Mas os pontos a e e também devem ser citados como pontos divergentes, devido a haver ampla diferença entre meros cumprimentos futuros e a cessação de cumprimento até depois da vinda de Jesus e a ressurreição; também entre um reino dos santos regenerados e o da nação judaica. Além disso, encontramos visível divergência nos pontos b, d, g, h e i. Isto obsta decisivamente que se chame a igreja primitiva de futurista ou que se considere os conceitos futuristas como provenientes do antigo premilenialismo.

Como classificaremos então o ponto de vista dos cristãos primitivos? Era o da “continuidade histórica,” ou historicista. Havendo já aplicado historicamente algumas das profecias de Daniel, os crentes continuaram naturalmente a aplicar outros eventos proféticos da mesma maneira. Vivendo sob o quarto império, êles aguardavam a divisão de Roma; já divisavam a aproximação da apostasia, conducente ao anticristo. Destarte viam a profecia desenvolver-se passo a passo na História — se bem que não num desenvolvimento histórico demorado, pois não esperavam uma longa História para o mundo. Mas à parte da extensão do processo, seu método era exatamente o mesmo que o da interpretação historicista — a interpretação que descobre na profecia um esbôço da História, no Nôvo Testa-mento a continuação e o cumprimento do Velho Testamento, e na igreja cristã a herdeira das promessas e profecias de ambos os Testa-mentos.

Cremos que a igreja antiga possuía o método certo; seus erros consistiam no falso conceito quiliástico do reino e em suas idéias sôbre o anticristo tirano, que foram herdadas do apocalipticismo judaico, e de sua concepção restrita sôbre o fator do tempo. Eram erros daquela época, e sua correção, à medida que o tempo fôsse passando, não requeria alterações fundamentais. A igreja primitiva estabeleceu os princípios do premilenialismo historicista. — Questions on Doctrine, págs. 307 e 308.