BESS NINAJ

(Instrutora Biblica no Sanatório de Washington.)

A MAIS antiga referência à diaconisa é tirada de Romanos 16:1 e 2, que fala de Febe, uma serva da igreja em Cencréia. Em Filipenses 4:3, Paulo também fala das “mulheres que trabalharam comigo no evangelho”. Pelo que parece, elas foram selecionadas tão cuidadosamente como o foram os diáconos.

Dicionário da Bíblia, assim define diaconisa: “Nos primeiros tempos da igreja cristã, se é que não nos tempos apostólicos, chamavam-se diaconisas as mulheres que serviam a igreja, desempenhando as funções que não eram próprias para os diáconos, tais com cuidar das portas daquela parte da igreja onde as mulheres se sentavam, instruir em particular as de seu sexo e visitar as doentes e as prisioneiras por causa da fé. Em Romanos 16:1 se diz que Febe era diaconisa da igreja de Cencréia. Ver também, I Timóteo 5:9-16.”

Grande Enciclopédia Portuguesa e Brasileira, Vol. VIII, pág. 887, diz: “Filha ou viúva de reconhecida devoção que, na igreja primitiva desempenhava, junto das mulheres, o mesmo papel que os diáconos junto dos homens.”

“Eram moças solteiras ou viúvas que usavam um vestuário qualquer, mais severo que o das ou-tras mulheres, e eram encarregadas de ajudar as mulheres na cerimônia do batismo; auxiliavam também, os diáconos na instrução das raparigas, visitavam os doentes e os pobres. Na igreja, durante os ofícios, exerciam uma espécie de vigilância sôbre a parte feminina do auditório.” — Enciclopédia e Dicionário Internacional, Vol. VI, pág. 3550.

Outras denominações também têm obreiras que se intitulam diaconisas. Há dois tipos delas: a diaconisa leiga e a assalariada, diaconisa profissional. Esta é preparada para seu trabalho no colégio ou no seminário. Êsse treinamento a prepara para auxiliar o pastor em várias tarefas, tais como: trabalhos no escritório, visitas missionárias, estudos bíblicos e campanhas financeiras.

Os metodistas têm, em Boston, um Hospital de Diaconisas que foi fundado para preparar diaconisas para auxiliarem na obra médica.

A diaconisa adventista é um membro leigo da igreja. Como o diácono, ela e nomeada pela comissão da igreja para servir durante um ano. Nas igrejas maiores, a diaconisa-chefe é comumente escolhida primeiro. Depois ela é consultada e sugere outras senhoras para servirem com ela.

Diz o Manual da Igreja que as diaconisas não são ordenadas, como os diáconos, e isso com base em que a Bíblia não menciona a ordenação das diaconisas.

A obreira bíblica local e a espôsa do pastor são freqüentemente incluídas entre as diaconisas. Elas não precisam necessáriamente servir como diaconisa-chefe, mas ambas devem ser colunas fortes em cada função da igreja. Devem estar ativamente interessadas no programa de trabalho da igreja e nêle cooperar.

A diaconisa-chefe é, também, membro da comissão da igreja. Ela é quem distribui o trabalho das outras diaconisas.

Deveres da Diaconisa

Os deveres habituais da diaconisa compreendem:

  • I. A Ceia do Senhor.
    • 1 — Fazer o pão.
    • 2 — Comprar o vinho.
    • 3 — Manter as cobertas da mesa limpas e prontas para serem usadas.
    • 4 — Preparar a mesa no dia da Ceia.
      • a) Cobrir a mesa.
      • b) Pôr o vinho nos cálices.
      • c) Colocar o pão nos pratos.
      • d) Cobrir a mesa posta.
  • 5 — Descobrir a mesa. Algumas igrejas nomeiam duas diaconisas para se sentarem perto da mesa da ceia. No momento indicado elas removem e dobram a toalha. No fim da cerimônia, têm o dever de tirar a mesa coberta.
  • 6 — Cuidar dos pratos e das toalhas, depois da cerimônia.
  • 7 — Dar fim ao pão e ao vinho não usados. (Queimar o pão; derramar na terra o vinho.)

Manual da Igreja sugere que a Ceia do Senhor seja anunciada no sábado anterior ao de sua realização. Nessa cerimônia, os diáconos e diaconisas devem informar os nomes dos membros ausentes. Durante aquela semana todos êsses membro devem ser visitados e avisados da cerimônia, e convidados para nela tomarem parte.

  • II. A Ordenança da Humildade.
  • 1 — Ter à disposição uma quantidade equivalente de bacias e toalhas.
  • 2 — Servir junto à mesa posta.
  • 3 — Falar com as visitas e verificar se há alguém que esteja sòzinho; convidá-lo para participar da cerimônia e arranjar companheiro.

III. O Batismo

  • 1 — Ter prontos para serem usados os artigos tais como: roupa para o batismo, barretes, toalhas de banho e lençóis.
  • 2 — Auxiliar as senhoras candidatas na hora do batismo, se necessário.
  • 3 — Cuidar dos artigos que tiverem sido usados.
  • IV. Cuidar dos doentes e dos pobres.

Isto pode incluir auxílio financeiro, auxílio pessoal com crianças no lar, assistência ao senhor da casa nas suas tarefas ou fazer arranjos para uma ou tôdas elas.

  • V. Cumprimentar as visitas no culto.

Manual da Igreja sugere que às diaconisas se-ja delegado o trabalho de dar as boas-vindas às visitas quando chegam à igreja. Talvez possa ser revivido o velho costume de convidar as visitas para o almôço no sábado, especialmente os militares que estão servindo longe de casa.

  • VI. Visitar os membros da igreja.

As diaconisas e os diáconos auxiliam o pastor em seu trabalho de fazer visitas aos membros da igreja. Sugere o Manual da Igreja que estas visitas sejam feitas pelo menos uma vez cada três meses, mas preferivelmente cada mês.

Êsses distintos deveres têm evoluído com o crescimento da denominação. Alguns são reconhecidos e cumpridos muito uniformemente pelas igrejas. Outros são negligenciados ou não reconhecidos.

Trabalho Pessoal

Se lermos o relato de designação dos diáconos tal como consta no livro Atos dos Apóstolos, acharemos que estamos passando por alto uma das maiores razões para a existência de diáconos. Na página 90 lemos: 

“O fato de terem sido êsses irmãos ordenados para a obra especial de olhar pelas necessidades dos pobres, não os excluía do dever de ensinar a fé Ao contrário, foram amplamente qualificados para instruir a outros na verdade; e se empenharam na obra com grande fervor e êxito. (Grifo nosso).

Um saliente exemplo de zêlo e fervor em “ensinar a fé” é o de Estêvão, que foi martirizado por pregar o evangelho.

O pastor pode achar neste grupo de oficiais da igreja uma fonte de assistência ao seu programa local de evangelismo. Quais são algumas das possibilidades ou maneiras pelas quais os diáconos e as diaconisas podem ajudar a divulgar o evangelho?

  • 1 — Elas podem executar fielmente um programa de visitas na sua própria vizinhança.

“Os membros da igreja devem fazer trabalho evangélico no lar de seus vizinhos que não receberam ainda evidência completa da verdade para êste tempo” —Test. Seletos [Ed. Mundial], Vol. III, pág. 300.

“Emprestando ou vendendo livros, distribuindo revistas e dando estudos bíblicos, nossos membros leigos poderão fazer muito em sua vizinhança.” — Idem, pág. 301. (Grifo nosso).

“Emprestai a vossos vizinhos alguns de nossos livros pequenos. Se seu interêsse fôr despertado, tomai alguns dos livros grandes. Mostrai-lhes Parábolas de Jesus. Contai-lhes suas histórias, e perguntai se não desejariam possuir um exemplar. Se já o têm, perguntai-lhes se não querem . .. outros livros da mesma espécie. Se possível, aproveitai uma oportunidade para ensinar-lhes a verdade.” — Testimonies, Vol. IX, pág. 35 (Grifo nosso).

“Visitai vossos vizinhos e mostrai-lhes interêsse na sua salvação.” — Idem, pág. 38. (Grifo nosso).

  • 2 — As visitas podem também ser feitas na vizinhança da igreja. Quando se encontram pessoas interessadas, podem ser dados no lar estudos bíblicos. Se o diácono e a diaconisa não se sentem capazes de dar estudos, podem encaminhar o interessado ao pastor ou àqueles que são capazes de dar estudos bíblicos. A Igreja Católica Romana está evidentemente realizando um programa de visitas nos lares, pois os sacerdotes estão visitando os lares na localidade de suas igrejas para se tornarem familiarizados com o povo, que é animado a visitá-los em caso de necessidade.
  • 3 — Outro poderoso meio evangelístico é a organização de uma escola dominical na igreja. As crianças da vizinhança, bem como outras crianças, podem ser convidadas. A abundância do interes-sante material hoje disponível deve fascinar e inspirar muitas crianças que não estão recebendo nenhum conhecimento religioso.
  • 4 — As diaconisas podem também dirigir escolas bíblicas de férias durante o verão. Os métodos e o material da Escola Sabatina e do Clube dos Desbravadores podem ser usados para isso.
  • 5 — Ainda outra possibilidade é um programa de visitas a hospitais. Temos tido grupos de cantores que visitam os hospitais, mas é possível também planejar um programa de visitas. Literatura apropriada pode ser distribuída. Não é preciso que essa literatura seja apenas denominacional, embora tenhamos uma variedade de folhetos e livrinhos que podem ser usados para êsse propósito.
  • 6 — Visitar e ajudar a família que tiver uma aflição, é outro dever que pode ser cumprido pelas diaconisas. Nas igrejas grandes, especialmente, isto pode ser passado por alto. Se há uma morte na vizinhança da igreja um diácono ou uma diaconisa pode visitar para confortar e prestar auxílio. Isto pode resultar numa oportunidade para estudos bíblicos sôbre o estado dos mortos e assuntos correlatos. Literatura confortadora pode ser remetida pelo correio ou entregue pessoalmente à família

A fim de os diáconos e diaconisas efetuarem um ativo programa missionário, têm que ter não só conhecimento das necessidades e possibilidades, mas também preparo. Talvez estejamos passando por alto o seguinte conselho:

“A melhor ajuda que os ministros podem prestar aos membros de nossas igrejas não consiste em pregar-lhes sermões, mas em planejar trabalho para que o façam. Dai a cada um algo para fazer em prol de outros. Ajudai todos a verem que, como recebedores da graça de Cristo, estão obrigados a trabalhar para Êle. E seja a todos ensinada a maneira de trabalhar. Especialmente as pessoas que recentemente aceitaram a fé, devem ser ensinadas a cooperar com Deus.” —Test. Seletos [Ed. Mundial], Vol. III, pág. 323.

“Quando devidamente dirigidas, as assembléias gerais são uma escola em que os pastôres, anciãos e diáconos podem aprender a fazer trabalho me-lhor para o Mestre.” — Idem.

“Mas em oportunidades tais como as de nossas assembléias anuais, é-nos preciso não perder de vista as oportunidades deparadas para ensinar os crentes a fazerem trabalho missionário prático onde vivem. Em muitos casos, nessas assembléias, convirá atribuir a certos homens escolhidos a responsabilidade de ministrarem o ensino no tocante a certos ramos de atividade educacional. Ensinem uns a dar estudos bíblicos e a dirigir reuniões em casas de família. Outros podem ter a seu cargo ensinar as pessoas a pôr em prática os princípios de saúde e temperança e a maneira de tratar os doentes. Outros, ainda, poderão promover o interêsse de nossa obra de revistas e livros . .. ” — Test. Seletos [Ed. Mundial], Vol. III, págs. 323 e 324.

“Precisamos conhecer a divisão do trabalho e como cada ramo da obra deve ser atendido. Cada qual deve saber que parte lhe cabe nesse trabalho, a fim de que a harmonia de propósito e ação seja mantida no trabalho de todos.” — Idem, pág. 323.

“Êle [Deus] requer que o método e a ordem sejam observados na direção dos negócios da igreja hoje, não menos do que o foram nos antigos tempos. Deseja que Sua obra seja levada avante com proficiência e exatidão, de modo que sôbre ela possa pôr o sêlo de Sua aprovação. Cristão deve estar em união com cristão, igreja com igreja, cooperando o instrumento humano com o divino, achando-se cada agência subordinada ao Espírito Santo e tudo em combinação para dar ao mundo as boas-novas da graça de Deus.” — Atos dos Apóstolos, pág. 96.