NOS dias em que vivemos, como cristãos, somos testemunhas dos esforços realizados na igreja para manter a vigência dos princípios e das normas que devem caracterizar-nos como adventistas do sétimo dia e que nos conduzirão ao reino eterno.

À medida que se for aproximando o dia da segunda vinda de Jesus e o dia em que será derramada a ira de Deus duma maneira impiedosa, haveremos de testemunhar calamidades, desastres e apostasias até dentro da igreja, a menos que, como crentes, aprendamos a andar com Deus como o fez Enoque, e a manter firmes as normas cristãs que devem reger nossa vida.

Não há dúvida de que Satanás anda em derredor, bramando como leão, pois a própria Bíblia nos diz em I S. Ped. 5:8: “Sede sóbrios e vigilantes. O diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar.”

Disse também S. João, o discípulo amado: “Irou-se o dragão contra a mulher e foi pelejar com os restantes da sua descendência, os que guardam os mandamentos de Deus e sustentam o testemunho de Jesus.” Apoc. 12:17. Satanás está empenhado em sua última arremetida contra o povo que ensina os mandamentos de Deus e procura viver em harmonia com eles. O inimigo sabe muito bem que a melhor maneira de debilitar e dividir a igreja é por meio duma negação de suas normas.

Se a igreja rebaixar suas normas para conformar-se com o mundo, ficará impotente; já não poderá erguer a voz e dizer: “Retirai-vos dela, povo Meu, para não serdes cúmplices em seus pecados, e para não participardes dos seus flagelos.” Apoc. 18:4.

Se as normas da igreja do Deus vivo se tornam iguais às do mundo, é anulado o objetivo da existência da igreja. O descuido das normas da igreja não somente exerce perniciosa influência sobre os de fora, mas também destrói a fraternidade dos santos, pois ela só tem significado “se andarmos na luz, como Ele na luz está.” I S. João 1:7.

Constitui um ato de hipocrisia dizermos que andamos na luz se não o fazemos, mas seguimos as normas do mundo. Isto transforma nossa profissão em mentira.

Um fator muito importante que devemos reconhecer é que a igreja de Cristo se compõe de cristãos que foram chamados para deixar o mundo e seguir a Cristo. E se fomos chamados para deixar o mundo e seguir a Cristo, por que trazer para a igreja o mundo juntamente com suas normas e costumes?

Outro fator significativo é o do crescimento espiritual, e este vem em resultado de nossa associação com os que pertencem à fé de Jesus Cristo, com os que possuem as mesmas ambições, desejos e crenças que nós. Nossa associação deve ser principalmente com aqueles que buscam em primeiro lugar o reino de Deus e a Sua justiça, por que, qual é a comunhão que há entre a luz e as trevas?

É precisamente nisto que consiste o problema latente no coração de muitos cristãos, e também na igreja, pois eles são suas partes componentes. O maior problema está em que os que se dizem cristãos, mas não o são, não se converteram para o evangelho e para Jesus Cristo nem nasceram de novo.

Sucede-lhes o mesmo que a Nicodemos: não nasceram da água nem do Espírito. Outros, que não nasceram do Espírito, serão apenas cristãos nominais, tíbios, frios e até indiferentes. Eles não se interessam nas normas da igreja.

Tais pessoas nunca compreenderão o valor de ser verdadeiro membro da igreja, pois isto só pode ser compreendido devidamente por aqueles que nasceram de novo. “Para desfrutar realmente os privilégios de um adventista do sétimo dia, deve o indivíduo nascer de novo. Para regozijar-nos com os remidos, devemos ser remidos.”

Por esta razão há membros que não encontram prazer em ser membros da igreja nem se regozijam em seu programa espiritual e recreativo, pois não têm a mente, a força e o coração na igreja nem aprenderam a abandonar o mundo. Olvidaram as palavras do profeta: “Andarão dois juntos, se não houver entre eles acordo?” Por isso acham difícil obedecer às normas da igreja. Não reconhecem que não se pode obter maturidade espiritual tentando servir a dois senhores.

Como cristãos, temos de escolher a quem iremos servir. Devemos ser sinceros, honestos e íntegros, mas não cristãos indecisos, invertebrados e hipócritas.

Embora escritas há muitos séculos no passado, as palavras de Josué devem ser consideradas seriamente, pois são oportunas para os dias em que vivemos. “Porém, se vos parece mal servir ao Senhor, escolhei hoje a quem sirvais: se aos deuses a quem serviram vossos pais . . . Eu e a minha casa serviremos ao Senhor.” Jos. 24: 15. Também são apropriadas as palavras do apóstolo S. Paulo que se encontram em II Cor. 6:15: “Que harmonia [há] entre Cristo e o maligno? ou que união do crente com o incrédulo?”

Sempre devemos lembrar-nos de que a melhor maneira de combater e refutar o erro é com a verdade, e que um dos melhores meios de evangelizar o mundo é viver de acordo com as normas da igreja.

Existe hoje em dia uma crença que está adquirindo certa quantidade de seguidores. É a de que “Deus morreu.” Não entraremos em pormenores agora, mas diremos que ao negligenciar as normas da igreja podemos tornar nos seguidores destes desequilibrados espirituais que querem demonstrar que Deus morreu.

Esta nova onda de moralidade, crenças e teorias não é nova. São precisamente as antigas artimanhas que o diabo usou no passado que estão sendo ressuscitadas. Opõem-se à Palavra de Deus, a qual diz que o pecado é a transgressão da lei.

Portanto, devem ser desarraigadas estas lutas que ocorrem no coração da pessoa convertida. Como? A resposta está em Efés. 6:10, 11 e 13: “Quanto ao mais, sede fortalecidos no Senhor e na força do Seu poder. Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para poderdes ficar firmes contra as ciladas do diabo. . . . Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau, e, depois de terdes vencido tudo, permanecer inabaláveis.”

Não é tempo de a igreja conformar-se com o mundo e imitá-lo. Lembremo-nos de que estamos no mundo mas não somos do mundo, pois nossa cidadania é celestial.

É antes um tempo em que Sião deve levantar-se e resplandecer. É antes um tempo em que as sentinelas que estão sobre os muros de Sião devem despertar e dar à trombeta um sonido certo para que as hostes do exército do Príncipe Emanuel se preparem para a batalha.

Nesta hora undécima do mundo precisamos permanecer firmes e erguer bem alto os princípios da justiça e os estandartes da verdade. Se cedermos agora e baixarmos as normas, destruiremos a igreja que amamos, e a qualidade de membro perderá o seu significado. Se a igreja der cabida à falsidade e à participação em diversões mundanas, e passar por alto os princípios da moral, que valor terá ser membro da igreja?

Com certeza, nestes dias em que o inimigo anda em derredor, como leão que ruge, devemos orar: “Faze-me atinar com o caminho dos Teus preceitos.” “Por isso tenho por em tudo retos os Teus preceitos todos, e aborreço todo caminho de falsidade.” Sal. 119:27 e 128. “Agrada-me fazer a Tua vontade, ó Deus meu; dentro em meu coração está a Tua lei.” Sal. 40:8.