Sois Espôsa de Aspirante ao Ministério?

Sra. DANIEL R. GUILD

(Espôsa de Ministro, Associação Sul-californiana)

[Queríamos ter alguma coisa para as es-posas de nossos aspirantes ao Ministério. E por que não obtê-la de uma de nossas jovens esposas de aspirantes, para quem a experiência e suas lições não perderam a frescura? Conhecedores da extraordinária contribuição da Sra. Guild para o jovem marido em séries de conferências nas nossas cidades principais, pedimos-lhe êste artigo. Está ela especialmente capacitada para escrever, pois nestes últimos anos, ela e o marido assumiram a responsabilidade de instruir vários outros aspirantes e suas esposas.]

NÃO faz muito tempo que sou a espôsa de um aspirante ao ministério. Como eu gostaria de haver sabido, desde o início, o que era esperado de meu marido e de mim! Desde então tenho observado muita coisa que me tem auxiliado, e espero que me auxiliará.

Na condição de aspirante, vosso marido está em base temporária — em caráter experimental, por assim dizer. Sem dúvida está trabalhando com um obreiro experiente que procura guiá-lo, instruí-lo e comunicar-lhe experiência prática que o ajudarão no futuro. Se logo de início reconhecerdes que vosso marido ainda está no estágio de preparo para a vocação vitalícia, e, simplesmente por haver sido incluído na fôlha de pagamento, ainda não atingiu o seu alvo; podereis ser-lhe muito melhor ajudadora. Agora é a vossa oportunidade de “pôr mãos à obra” e auxiliar de tôda maneira possível para tornar-lhe bem sucedido o trabalho. Êle necessita de vosso ajutório agora mais do que noutro tempo qualquer.

O aspirante em geral não reconhece inteiramente tôdas as responsabilidades com que um pastor tem que arcar, senão vários anos mais tarde, quando lhe fôr entregue o cuidado de uma igreja. Percebe, então, que se houvesse compreendido mais cedo essas responsabilidades, teria sido aspirante mais eficiente e ainda mais teria auxiliado o pastor com quem trabalhava.

Tratemos de compor uma lista das obrigações e privilégios do ministro ordenado. Êles constituirão o trabalho de vosso marido, com a aprovação divina, dentro de poucos anos, a contar de agora: visitas pastorais; conselhos pastorais a quaquer hora do dia ou da noite; ministério público; estudo; preparação para os sermões; amparo da escola primária; amparo e liderança de todos os grupos da igreja; direção da comissão da igreja; atenção aos doentes e necessitados; atenção aos inválidos; cuidado dos faltosos e negligentes; infatigável companherismo em época de crise; problemas financeiros da igreja; edifício da igreja e sua manutenção; correspondência; publicidade; campanha da recolta; campanhas de A Revista Adventista; e O Atalaia; semana de oração dos jovens e adultos; promoção de ofertas especiais. Todos êsses, e outros mais, constituem o trabalho do pastor.

Há, ainda, a segunda fase do trabalho de conquista de almas pelo qual o pastor é responsável — a evangelização dos não adventistas no território. Isto inclui: dar estudos bíblicos, organizar a igreja para o serviço, e às vêzes, campanha de evangelização em grande escala. No decorrer dessa campanha, além das responsabilidades normais, tem o ministro vários sermões mais que preparar por semana, anúncios, e pormenores, e mais pormenores. Além disso, existe o pesado plano de visitas, inclusive às pessoas com quem os aspirantes estudam.

Se vós e vosso espôso avaliardes um pouco a carga que pesa sôbre o ministro ordenado com quem trabalhais, sereis mais compreensivos e cooperadores e estareis em melhores condições de ajudá-lo a suportar as suas cargas. Êle não fará de vosso marido um recadeiro. Mas sem dúvida lhe dará trabalho suficiente para mantê-lo ausente de casa pela manhã, a tarde e à noite. Ajudai-o, animai-o, orai por êle, orai com êle, e incentivai-o a fazer o máximo dessas preciosas oportunidades que o es-tão capacitando para assumir pesadas responsabilidades.

Talvez a maneira melhor de atingir em cheio o vosso alvo seja o exame das duas listas seguintes:

Como Fareis Fracassar o Trabalho de Vosso Marido

  • 1. Alheiai-vos do seu trabalho e não vos interesseis por êle. Nunca o acompanheis a um estudo bíblico; nunca vos importuneis com os seus problemas nem busqueis ajudá-lo a solvê-los.
  • 2. Fazei com que vosso marido faça o vosso tra-balho. d ratai de que vos não abandone, deixando, assim, de estar na reunião dos obreiros, quando pensais que ele deva ficar em casa cuidando do bebê e vós ides à cidade. Tratai de mandá-lo ao armazém, pelo menos uma vez por dia, e de que vos auxilie na lavagem da roupa.
  • 3.  Tratai de que seja bastante interrompido. Nunca o poupeis dos chamados telefônicos. Quando estiver estudando e o bebê chorar, mandai-o atendê-lo. Se estais com o bebê no colo e sabeis que as panelas precisam ser remexidas, chamai-o sem hesitação. Cuidai especialmente de que fique bem ocupado pela manhã, antes de sair para o trabalho, de forma que não tenha tempo para a oração matinal.
  • 4.  Tende a certeza de que nunca faça as refeições em devido tempo. É possível que o ministro arrange o seu ritmo de trabalho de maneira tal que possa tomar suas refeições regularmente em pelo menos 95 % das vêzes. É simplesmente ques-tão de organização. Mas se quiserdes fazer vosso marido fracassar, certificai-vos de que coma a horas irregulares (êste é o caminho certo para a úlcera estomacal.)
  • 5. Elogiai vosso espôso por tudo quanto fizer. Nunca o ajudeis com sugestões para os seus ser-mões— seu vocabulário fraco, seus gestos deselegantes, sua pronúncia incorreta.
  • 6. Tratai de que não se vista com correção. Nunca lhe passeis a roupa nem lhe tireis as manchas; não o deixeis engraxar o calçado mais que uma vez por semana.
  • 7.  Lembrai-vos de que podeis usar o que quiserdes e procederdes como bem vos aprouver, e não permitir que os membros da igreja vos controlem a vida. Por que não poderieis usar certas jóias, uma pintura discreta, andar um pouco em desalinho? Por que não farieis um pouco de mexerico? Vosso marido é o ministro na casa, e não vós!
  • 8.  Mantende vosso espôso individado. Queixai-vos do salário pequeno, e insisti em possuir vestidos à última moda e o melhor em tudo.

Como Tornar Bem-Sucedido Vosso Marido-Aspirante

  • 1. Dai atenção especial ao vosso próprio coração. Tomai tempo para o período da devoção matinal ou criai tempo para ela. Se tendes filhos, talvez não a possais realizar bem cedo, de manhã, mas fazei-o em qualquer nesga de tempo. Se quisermos ser fortes no Senhor, isso se nos torna uma obrigação.
  • 2. Fazei do trabalho de vosso espôso o vosso próprio trabalho. Aconselhai-o, orai com êle, quando as coisas parecerem difíceis, animai-o. Nunca permitais que o desânimo vos domine, antes mantende-vos animada e feliz no Senhor. Talvez tenhais que gastar o dinheiro que quererieis economizar, mas pagai com êle alguém, de quando em quando, de forma que possais fazer visitas com vosso marido. Se o fizerdes, constatareis quão cansativo é fazer visitas horas e dias seguidos. Melhor compreendereis o seu trabalho e melhor conselheira sereis. Freqüentai tôdas as reuniões de que êle é participante, para vos relacionardes com a obra de ganhar almas. Fazei com êle algumas visitas a pessoas interessadas. Mais tarde, ao realizar êle séries de conferências, vós lhe sereis a conselheira da máxima confiança.
  • 3. Sêde boa mãe. Por meio de fervorosa e cuidadosa instrução, fazei de vossos filhos um exemplo para os demais. Praticai a devoção matinal. O melhor momento será o da refeição matinal. O culto da noite, talvez tenhais que fazê-lo com os filhos. Ajudai vosso marido a ser bom pai. Com a preocupação de seu trabalho intenso é-lhe fácil negligenciar os filhos. Lembrai-o de quando em quando que uns quinze minutos de brincadeira com as crianças, depois do jantar, alegrarão o coração dos filhos, por isso elas esperarão com ansiedade o dia todo, e manterão com êle os laços de confiança que poderão equivaler a manter-lhes firmes os passos na senda para a vida eterna.
  • 4.  Sêde amigos dos vizinhos. Esforçai-vos por ganhá-los para a verdade. Sêde bons membros da igreja. Talvez não possais desempenhar um cargo na igreja; mais importante é que garantais o bom êxito de vosso marido. Podeis, porém, tratar amigavelmente os membros e os estranhos. Podeis dirigir uma palavra de animação ao oficial da escola sabatina, a um rapaz ou mocinha e a uma jovem mãe. As pessoas mais idosas também apreciarão o vosso interêsse e manifestação de amizade.
  • 5. Animai vosso marido na vida espiritual. Poupai-o dos chamados telefônicos, dos vendedores ambulantes, dos filhos e até da própria espôsa durante as suas horas de devoção e estudo. Despertai-lhe o interêsse na leitura. Ajudai-o a encontrar tempo para o estudo e a oração.

Lembrai-vos de que vosso marido é o pastor. Vós sois a pastora do seu rebanho. Diz a Bíblia que os que “ficam com a bagagem” são absolutamente tão necessários quanto os que descem à peleja. Tendes um privilégio, um desafio, uma responsabilidade. Seria realmente uma tarefa impossível de executar caso não houvesse o auxílio dAquele que diz: “Eu te esforço, e te ajudo, e te sustento com a destra da Minha justiça.”