Bênçãos Prometidas aos Reformadores do Regime Alimentar
“SE os cristãos mantiverem em sujeição o corpo, e puserem sob o domínio da consciência esclarecida seus apetites e paixões, considerando um dever para com Deus e o próximo a obediência às leis que governam a saúde e a vida, terão a bênção do vigor físico e mental.” — Counsels on Diet and Foods, pág. 65.
“Mantenha-se sempre em mente que o grande objetivo da reforma pró-saúde é assegurar o mais elevado desenvolvimento da mente, e alma, e corpo. Tôdas as leis da natureza — que são as leis de Deus — destinam-se ao nosso bem. A obediên-cia a elas produzirá a nossa felicidade nesta vida, e ajudar-nos-á na preparação para a vida por vir.” — Idem, pág. 23.
“Ao estudarmos êste assunto, no temor de Deus, aprenderemos que é melhor, tanto para a nossa saúde física quanto para o nosso progresso espiritual, observar simplicidade na alimentação.” — Medicai Ministry, pág. 273.
“A experiência espiritual é grandemente influenciada pela maneira em que o estômago é tratado. O comer e beber em consonância com as leis da saúde favorece as ações virtuosas.” — Review and Herald, 27 de maio de 1902.
“Sòmente os que praticam a abnegação e a renúncia, vivendo vida simples e saudável, compreenderão o que constitui a aceitável e perfeita vontade de Deus.” — Idem, 20 de junho de 1899.
“Quem aprecia a luz que Deus concedeu no tocante à reforma pró-saúde, tem um apoio importante na obra de santificação por meio da verdade e habilitação para a imortalidade.” — Counsels on Diet and Foods, págs. 59 e 60.
“Se o homem aprecia a luz que Deus misericordiosamente concede quanto à reforma pró-saúde, pode ser santificado pela verdade e habilitado para a imortalidade.” — Testimonies, Vol. III, pág. 162.
“A fim de prestar a Deus serviço perfeito, precisamos ter conceitos claros de Sua vontade. Isto exigirá de nós o uso tão sòmente de alimento saudável, preparado de maneira simples, para que os nervos delicados do cérebro não sejam lesados, tornando-nos impossível discernir o valor da expiação, e o mério inestimável do sangue purificador de Cristo.” — Review and Herald, 18 de março, 1880.
“Deveis usar o alimento mais simples, preparado na maneira mais simples, para que os delicados nervos do cérebro não sejam enfraquecidos, entorpecidos ou paralisados, impedindo-vos de discernir as coisas sagradas, e o valor da expiação.” — Testimonies, Vol. II, pág. 46.
“A vida religiosa pode ser mais facilmente obtida e mantida com a abstenção da carne.” — Medicai Ministry, págs. 277 e 278.
O Braço Direito para Proteger o Corpo
“Ao ser a terceira mensagem angélica recebida em tôda a sua plenitude, será concedida à reforma pró-saúde o seu devido lugar nos concílios da Associação, na atividade da igreja, no lar, à mesa, e em todos os afazeres domésticos. Então o braço direito agirá para servir e proteger o corpo.” — Review and Herald, 20 de junho, 1899.
“Enviai às igrejas obreiros que vivam os princípios da reforma pró-saúde. Sejam enviadas pessoas que sintam a necessidade de abnegação no apetite, do contrário serão um laço para a igreja. Vêde então se não penetrará nossas igrejas um sôpro de vida. Importa introduzir na obra um novo elemento.” — Test. Sel., [Ed. mundial], Vol. II, págs. 504 e 505.
“Há preciosas bênçãos e ricas experiências a serem alcançadas se os ministros unirem a apresentação da questão da saúde com todos os seus trabalhos nas igrejas. O povo precisa de receber a luz sôbre a reforma pró-saúde.” — Obreiros Evangélicos, pág. 228.
“Não há estímulo para qualquer dos filhos ou filhas de Adão serem vencedores vitoriosos na luta cristã, a menos que se decidam a praticar a temperança em tôdas as coisas. Se o fizerem, não lutarão como quem bate no ar.” — Counsels ond Diet and Foods, pág. 65.
“A abstinência no regime alimentar e o contrôle de tôdas as paixões, preservarão o intelecto e darão vigor mental e moral, habilitando o homem a sujeitar as suas inclinações ao domínio das faculdades mais elevadas, e a discernir entre o direito e o torto, o sagrado e o comum.” — Test. Sel.,[Ed. mundial], Vol. I, pág. 421.
“Quanto menos excitante fôr a alimentação, com tanta maior facilidade podem as paixões ser dominadas.” — Counsels on Diet and Foods, pág. 64.
“A abstinência na alimentação é recompensada com vigor mental e moral; também auxilia no domínio das paixões.” — Idem, pág. 126.
“Assim como nossos primeiros pais perderam o Éden pela complacência com o apetite, nossa única esperança de reaver a Éden consiste na nossa firme abstinência do apetite e das paixões.” — Idem, pág. 59.
“Por preceito e exemplo, esclareçam que o alimento que Deus deu a Adão em seu estado isento de pecado, é o melhor para o uso do homem, ao buscar êle reaver êsse estado de pureza.” — Test. Sel., [Ed. mundial], Vol. III, pág. 139.
Tem-me sido repetidamente mostrado que Deus está experimentando reconduzir-nos, passo a passo, ao Seu desígnio original de que o homem se sustente com os produtos naturais da terra.” — Counsels on Diet and Foods, pág. 380.
Proveito para os Obreiros
“Hábitos estritamente temperantes, combinados com o exercício dos músculos, bem como da mente, preservarão o vigor tanto mental quanto físico, e comunicarão capacidade de resistência aos que se empenham no ministério, aos redatores e a todos quantos tenham hábitos sedentários.” — Counsels on Health, pág. 123.
“Eis uma sugestão para todos cujo trabalho é sedentário e principalmente mental: experimentem-no os que possuam suficiente valor moral e domínio próprio: Em cada refeição servi-vos apenas de duas ou três espécies de alimento simples, e não comais mais do que é necessário para satisfazer a fome. Fazei exercício ativo diariamente, e vêde se não tirareis proveito.” — Counsels ond Diet and Foods, pág. 139.
“Escolheu-vos o Senhor para fazerdes a Sua obra, e se trabalhardes esmeradamente, prudentemente, e puserdes os vossos hábitos alimentares sob o controle estrito do conhecimento e da razão, tereis muitas mais horas agradáveis e confortáveis do que se procedésseis nesciamente. Refreai-vos, mantende o vosso apetite sob contrôle estrito, e depois entregai-vos nas mãos de Deus. Prolongai a vossa vida por meio de cuidadosa fiscalização de vós mesmos.” — Idem, pág. 162.
“A fim de têrmos digestão perfeita, deve o alimento ser comido vagarosamente. Quem quiser evitar a dispepsia, e os que percebem a sua obrigação de conservar tôdas as faculdades em condição que lhes possibilite prestar o melhor serviço para Deus, bem farão em lembrar-se disto.” — Review and Herald, 29 de julho, 1884.
“Quando viajam, algumas pessoas, se têm alguma coisa ao seu alcance, estão quase constantemente mordiscando. Êste hábito é muitíssimo prejudicial. … Se os viajantes comessem regularmente as espécies de alimento mais simples e mais nutritivas, não experimentariam tão grande cansaço, nem sofreriam de tantas doenças.” — Ibidem.
“O alimento será preparado não para incitar a gula ou satisfazer o paladar pervertido, mas para assegurar para si mesmos a maior fortaleza física e, Conseqüentemente, o melhor estado mental.” — Ibidem.
“Frutas, cereais e hortaliças, preparados de maneira simples, isentos de condimentos picantes e gordura de tôda espécie, . . . comunicam nutrição ao organismo, e conferem capacidade de resistência e vigor intelectual, não produzidos pela alimentação estimulante.” — Counsels ond Health,pág. 115.
“As azeitonas podem ser . . . comidas com bons resultados em cada refeição. … O óleo das azeitonas corrige a constipação, e para os tísicos e os que sofrem de inflamação e irritação do estômago, ela é melhor do que qualquer medicamento.” — Test. Sel., [Ed. mundial], Vol. III, pág. 137.
“A fim de saber quais são os melhores alimentos, cumpre-nos estudar o plano original de Deus para a alimentação do homem. … Cereais, frutas, frutos oleaginosos e verduras constituem o regime dietético escolhido para nós por nosso Criador. . . . Proporcionam uma fôrça, uma resistência e vigor intelectual, que não são promovidos por uma alimentação mais complexa e estimulante.” — A Ciência do Bom Viver, págs. 253 e 254.
“Se os israelitas houvessem obedecido às intruções recebidas, aproveitando-se de suas vantagens, ter-se-iam tornado para o mundo um modêlo de saú-de e prosperidade.” — Test. Sel., [Ed. mundial], Vol. III, págs. 364 e 365.
“Estivessem êles dispostos a negar o apetite, em obediência às Suas sábias restrições, e teriam sido desconhecidas entre êles a fraqueza e a moléstia.” — Patriarcas e Profetas, pág. 410.
“Grande coisa é assegurar a saúde mediante o colocar-nos nas devidas relações para com as leis da vida.” — Review and Herald, 29 de julho, 1884.