1. Faz pelo menos cinco anos que a Associação Sul-Mexicana é o Campo local que ganha mais almas no mundo. Poderia descrevernos essa Associação?
A Associação Sul-Mexicana é formada por dois Estados: Chiapas e Oaxaca. Os escritórios se encontram no Estado de Chiapas. Atualmente esta Associação possui 75.294 membros da Escola Sabatina, 52.380 membros de igreja, 62 obreiros de campo, 78 escolas primárias, 7 colégios secundários, 1 colégio superior e 155 professores.
2. Qual é o método de mais êxito na conquista de almas em seu Campo?
Os métodos mais eficazes na conquista de almas são três: a) Classes batismais bem organizadas em cada igreja e congregação; atualmente temos 1.800 classes batismais; b) Campanhas evangelisticas realizadas por membros e pastores; c) Grandes cruzadas evangelisticas nas principais cidades, apoiadas por uma boa equipe de obreiros.
3. Qual é o grau de apoio da administração ao evangelismo?
É excelente. Todos os planos que se fazem são apoiados e se realizam imediatamente. Temos 8 projetores de 16 milímetros, 3 jogos de filmes da Vida de Cristo, todos os filmes de Temperança, filmes sobre o Lar e material suficiente para os pastores em suas campanhas. Todos os administradores, departamentais e obreiros de escritório realizam pelo menos uma série de conferências por ano, com bom espírito missionário.
4. Sabemos que a maioria dos obreiros dessa Associação ganham mais de cem almas por ano. Como o fazem?
O segredo está no seguinte: a) Nosso lema é “cada converso um novo ganhador de almas”. Nós o preparamos para que seja um membro de êxito, tornando-o um evangelista; b) Também é muito importante a preparação do terreno para as campanhas pastorais e leigas. Nos três últimos meses de cada ano, os pastores fazem a preparação correta de todos os lugares em que realizarão conferências, efetuando reuniões nos bairros, trabalhando com os cursos da “Voz de la Esperanza”, Unidades Evangelizadoras, etc.; c) Depois de estar preparado o terreno, todos os pastores e membros iniciam a primeira série de conferências do ano na primeira semana de janeiro; d) Cada pastor e obreiro voluntário realiza duas a três séries de conferências por ano, pondo em prática o que foi mencionado acima, e o alvo de batismos é alcançado no meio do ano.
5. É voz corrente que seu Campo tem membros magníficos. Qual a participação deles no evangelismo e na conquista de almas?
Realmente temos membros magníficos e a participação deles no evangelismo e na conquista de almas é notável. Cada leigo evangelista realiza duas ou três séries de conferências por ano. Os instrutores bíblicos ajudam na visitação de todos os interessados. Cada leigo evangelista recebe a ajuda desses instrutores, para levar as pessoas à decisão. O resultado é extraordinário porque muitos se batizam. Anteriormente só eram proferidas conferências, sem essa obra pessoal, mas não havia colheita. Com este método, o panorama mudou.
6. Recorda alguma experiência excepcional de evangelismo pastoral?
Temos muitas, mas falarei da mais recente. O pastor de Oaxaca é um obreiro chamado Robinson Méndez, recém-formado na Universidade de Montemorelos. Chegou há uns cinco meses, com bom espírito evangelistico e sede de triunfo. Reuniu a todos os seus membros leigos, lançando o grande desafio de alcançar 200 almas até o dia 10 de janeiro. O alvo desse distrito era de 80 batismos no ano todo, mas os leigos aceitaram aquele tremendo desafio. A cada leigo evangelista foi designado um lugar e alvo de almas para a cruzada, e os instrutores bíblicos colaboraram na visitação e obtendo decisões. Procurai imaginar as igrejas, congregações e regiões novas desse distrito realizando campanhas de evangelismo, e o Pastor Robinson envolvido em sua própria campanha na capital!
Depois de cinco meses de bem organizado e árduo trabalho, os sonhos dos membros e do pastor se realizaram numa linda piscina de Oaxaca, no belo sábado de 10 de janeiro de 1981. O Pastor Pedro Romero, presidente dessa Associação, o Pastor Abdón Castellanos e este servidor batizamos nesse dia a 209 pessoas, e à tarde tivemos um lindo desfile no auditório desse balneário, presenciado por 1.500 irmãos. Tomaram parte nesse desfile: os membros que colaboraram na campanha, os leigos evangelistas, com cartazes indicando o lugar de suas respectivas conferências, o alvo e o que foi alcançado; os instrutores bíblicos e todos os que foram batizados nesse sábado. Era impressionante ver o desfile passar diante da plataforma do auditório e ouvir o locutor anunciar todo o contingente.
Em seguida, o desafio impeliu a todos os presentes. Acrescentaram-se 80 novos leigos evangelistas, e todos se propuseram ganhar para a Semana Santa outras duzentas almas. Com este entusiasmo, o alvo quase se triplicou nesse distrito. E deste modo que podemos apressar a vinda de Cristo.
7. Como fazem para batizar tanta gente, visto que possuem muitas congregações?
Compreendendo a necessidade de efetuar batismos em todo o nosso território. Esta Associação tem dois pastores que se dedicam unicamente a batizar em lugares de difícil acesso em nosso Campo.