Uma entrevista de Carlos Aeschlimann com o reitor deste Seminário, Dr. Mário Veloso.
P. Que é e como funciona o Seminário Adventista Latino-Americano de Teologia (SALT)?
R. O SALT é um seminário teológico que pertence a DSA da Igreja Adventista do Sétimo Dia. É integrado pelas cinco faculdades de Teologia que até o presente têm funcionado nos cinco Colégios Superiores existentes no território desta Divisão: Educandário Nordestino Adventista (ENA), Instituto Adventista de Ensino (IAE), Centro de Educación Superior Union (CE SU), Colégio Adventista del Plata (CAP) e Colégio Adventista do Chile (CACH), que passarão a designar-se respectivamente: SALT Sede Brasil Norte, SALT Sede Brasil Sul, SALT Sede Peru, SALT Sede Argentina e SALT Sede Chile.
P. Qual é a estrutura administrativa do SALT?
R. Mesa Administrativa: O SALT será dirigido por uma Mesa Administrativa permanente, constituída pelos seguintes elementos nomeados pelos cargos que ocupam e os membros rotativos indicados pela Comissão Executiva da DSA:
Presidente: O presidente da DSA.
Vice-presidentes: Os presidentes das Uniões cujos Colégios oferecem estudos de pós-graduação.
Secretário: O reitor do SALT.
Membros: O tesoureiro da DSA; o secretário da DSA; o diretor de Educação da DSA; o secretário da Associação Ministerial da DSA; o vice-diretor financeiro do SALT; os diretores gerais de Colégios, Sedes de estudos de pós-gradução; os vice-diretores das Sedes de estudos de pós-graduação do SALT; os presidentes das demais Uniões da DSA; um diretor geral como membro rotativo anual, dentre os Colégios de Graduação; um vice-reitor de Sede como membro rotativo anual, dentre as faculdades de Teologia das Sedes de estudos de graduação do SALT.
Reitor: O SALT será administrado por um Reitor com mandato de cinco anos e nomeado pela Comissão Executiva da DSA em sua primeira reunião plenária depois da Assembléia da Associação Geral. Será recomendado à AG que o nomeie secretário-conselheiro da DSA.
Mesa Administrativa: Em cada Sede do SALT haverá uma Mesa Administrativa cujas deci-sões só dizem respeito à Sede à qual ela pertence.
Corpo Docente: Será constituído pelo Reitor do SALT e os vice-reitores das Sedes locais, além dos professores de Teologia indicados pelas Mesas Administrativas dos Colégios-sedes e aprovados pela Mesa Administrativa do SALT, e o bibliotecário geral, nomeado pela Mesa Administrativa do SALT.
P. Que cursos são oferecidos pelo SALT?
R. O SALT ministrará os cursos autorizados pelo ponto 3 do DB, com as seguintes especificações:
Em suas sedes de graduação:
Curso de Instrutores Bíblicos.
- — Terá duração de dois anos letivos e o total de 96 créditos trimestrais ou seu equivalente, e oferecerá o título de Instrutor (a) Bíblico (a).
Certificado de Complementação Teológica. — Este curso será ministrado principalmente aos profissionais que tenham terminado uma carreira universitária de 4 anos ou mais e terá a duração normal de um ano letivo, com o total de 48 créditos trimestrais ou seu equivalente.
Bacharelato em Religião.
- — Este curso terá a duração normal de 4 anos letivos e o total de 192 créditos trimestrais ou seu equivalente. Não exigirá créditos na área de línguas bíblicas. Estenderá o título de Bacharel em Religião.
Professorado em Religião.
- — Este curso terá a duração normal de 4 anos letivos e o total de 192 créditos trimestrais ou seu equivalente. Deverá ter as matérias pedagógicas requeridas para o professorado. Estenderá o título de Professor em Religião.
Licenciatura em Teologia.
- — Este curso terá a duração normal de 4 anos letivos e o total de 192 créditos trimestrais ou seu equivalente. Requer o mínimo de 18 créditos trimestrais ou seu equivalente de Grego e 8 créditos trimestrais ou seu equivalente de Hebraico. Estenderá o título de Licenciado em Teologia.
Em suas Sedes com estudos de pós-graduação serão oferecidos os cursos mencionados no 18.1, mais os seguintes de pós-graduação:
Mestrado em Religião. — Este curso terá a duração de três trimestres e o total de 36 créditos trimestrais. Pode-se ingressar nele com os títulos de Professor em Religião, Licenciado em Teologia ou um equivalente a estes com 4 anos de duração. Como requisito de ingresso exige-se um exame de inglês que revele capacidade de leitura compreensiva e de escrita do idioma.
Mestrado em Teologia. — Este curso terá a duração de 4 trimestres com 48 créditos trimestrais e exige como requisito de ingresso a posse do título de Licenciado em Teologia e a aprovação num exame de leitura e escrita de inglês. Dentro dos 48 créditos se incluem os créditos de uma tese que é obrigatória. Os graduados deste curso poderão ingressar diretamente nos doutorados em Ministério e em Teologia da Universidade Andrews.
Doutorado em Ciências Religiosas. — Sua duração e número de créditos serão definidos oportunamente pela Mesa Administrativa do SALT.
P. Quais serão os princípios teológicos mantidos pelo SALT?
R. O SALT, como instituição de estudos superiores de Teologia, foi fundado pela DSA da Igreja Adventista do Sétimo Dia e pertence a ela. Portanto, sua filosofia assenta sobre a teologia e sobre os princípios sustentados pela IASD e mantém a idéia de Seminário em Missão.
Na Teologia, o SALT sustenta e ensina em forma conservadora a teologia da IASD, cujo resumo se encontra no Manual da Igreja, de maneira que reconhece a Bíblia como única fonte de revelação, da qual a IASD extraiu todas as verdades que expõe em sua teologia. Esta Igreja sempre reconheceu que “a Bíblia contém simples e completo sistema de teologia e filosofia” (EGW, Conselhos aos Professores, pág. 379), e que Deus “terá sobre a Terra um povo que mantenha a Bíblia, e a Bíblia só, como norma de todas as doutrinas” (EGW, O Grande Conflito, pág. 594).
O SALT reconhece e aceita o testemunho de Jesus (Apoc. 12: 17), que é o Espírito de Profecia (Apoc. 19:10), como uma luz menor que guia para a luz maior (EGW, Evangelismo, pág. 257). Deste modo o Espírito de Profecia desempenhou uma par-te importante na compreensão das Escrituras quando foram estabelecidas as doutrinas adventistas (EGW, Mensagens Escolhidas, livro 1, págs. 206-208) e a Igreja Adventista tem a certeza de que a ajudará a evitar erros teológicos até o fim dos tempos (EGW, Idem, pág. 48).
O SALT toma a Bíblia como é: a Palavra Inspirada, e crê em todas as declarações de uma Bíblia completa. Não aceita que alguém tenha autoridade para classificar dentro da Bíblia partes inspiradas e partes que não o são (EGW, Idem, pág. 17). Isto não significa que cada palavra da Bíblia tenha sido inspirada. A inspiração não ocorre nas palavras do homem, mas no próprio homem (EGW, Idem, pág. 21). A linguagem com que se transmite a revelação é humana, e, portanto, imperfeita. Toda vez que uma revelação do Deus infinito não alcança sua plena expressão, se entenderá que isto não se deve a um defeito de Deus, e, sim, à deficiência da linguagem humana com que é comunicada essa revelação (EGW, Idem, págs. 22 e 23).
O SALT cultivará o saber teológico como teologia bíblica que trata de compreender o conteúdo da Escritura Sagrada, 1) para conhecer e aceitar o plano da salvação, 2) para compreender a vontade de Deus e o dever do homem para com Ele, 3) para distinguir os passos de Deus na História, 4) para obter uma experiência de fé no Cordeiro que tira os pecados do mundo, 5) para cultivar um espírito de devoção por meio de correta maneira de orar, do exercício verdadeiro da fé que se aproxima de Deus, e da obediência aos ensinamentos do Espírito de Deus, e 6) para aceitar mais plenamente a missão que Cristo confiou a Sua Igreja (EGW, Patriarcas e Profetas, págs. 635 e 637).
O SALT não cultivará o saber teológico especulativo que organiza o conhecimento bíblico seguindo uma estrutura filosófica. Na interpretação bíblica, 1) não acrescentará nada às palavras de Cristo, 2) não dará significados forçados às declarações da Escritura, 3) a qual é santa (I S. Ped. 1:14 e 15), boa e, por isso, produtora de boas obras (I S. Pedro 2:2).
P. Poderia explicar o conceito de Seminário em Missão?
R. O SALT adota a filosofia de seminário em missão. Esta filosofia não concebe a Igreja como uma instituição humana, e, sim, como uma comunidade de crentes dirigidos pelo Espírito Santo, os quais aceitaram a pregação do Evangelho como única missão sobre a Terra. Esta missão eles a receberam diretamente de Cristo (S. Mat. 28:19 e 20; S. João 20:21; Apoc. 14:6 e 7). Para o melhor cumprimento desta missão, a Igreja, desde os dias apostólicos, necessitou preparar ministros, obreiros ou pastores.
A IASD não se propõe a separar os professores da ação missionária em que ela se acha empenhada, com o objetivo de que se dediquem à preparação de pastores. Antes pretende que um grupo especializado de seus ministros (obreiros), enquanto trabalham diligentemente pela salvação dos homens, também preparem novos ministros. Este foi o estilo de educação segui-Lo pelos apóstolos e por meio do qual os professores de Teologia (Pau-lo, Pedro) eram pastores do rebanho e/ou dirigentes da Igreja em geral. Este é também o conselho transmitido pelo Espírito de Profecia:
“Deve haver homens e mulheres habilitados a trabalhar nas igrejas e a preparar nossos jovens para ramos especiais de serviço, a fim de que as almas sejam levadas a ver a Jesus. As escolas estabelecidas por nós devem ter em vista este objetivo e não imitar o sistema das escolas denominacionais estabelecidas por ou-tras igrejas ou o sistema de semi-nários e colégios do mundo. ” — Fundamentos da Educação Cristã, pág. 231.
Conseqüentemente, o principal trabalho do SALT não será a procura intelectual que pretenda dar soluções especulativas aos chamados problemas teológicos, e, sim, considerando-se parte da Igreja que está em permanente ação missionária, trabalhará constantemente, buscando a solução prática dos problemas que a Igreja encontre nessa ação.