Como sabemos, Mordomia é o uso abnegado e destituído de egoísmo, que fazemos da vida. Em suma, é o uso sábio da vida.

O alvo da mordomia é procurar ajudar o cristão a viver tão sabiamente a vida, sob a direção de Deus e a influência de Seu Santo Espírito, que no final de sua carreira tenha alcançado um caráter que o habilite a entrar nas mansões eternas e ver restaurado, em si mesmo, o caráter de seu Criador, cumprindo desta maneira o propósito do seu Deus. “O caráter formado segundo a semelhança divina é o único tesouro que deste mundo podemos levar para o futuro.” — Parábolas de Jesus, pág. 332. Quão importante é, pois, o desenvolvimento do caráter nesta vida!

1. Restaurar a Imagem de Deus no Homem

Nesse importante empreendimento de restaurar um caráter à semelhança de Cristo, Deus e o homem trabalham juntos. O homem vai entregando voluntariamente seu próprio eu ao Senhor e permitindo que em seu lugar reine a autoridade e o domínio do Senhor. Mas o Senhor não nos deixa sozinhos. Ele outorga ao homem o poder necessário, por meio da fé, para manter o velho homem em sujeição.

Uma coisa que ajuda muito as pessoas a entregar progressivamente o próprio eu ao Senhor é a beneficência. “A glória do evangelho é ter ele base no princípio de restaurar na raça caída a imagem divina, por uma constante manifestação de beneficência.” — Conselhos Sobre Mordomia, pág. 14.

Se existe algo que se opõe à beneficência é o egoísmo do coração humano. Por isso, a Mordomia Cristã procura ajudar o cristão, de modo prático, para que vá eliminando o egoísmo de seu coração.

Por conseguinte, os ensinos e a prática da Mordomia exigem um processo planificado, gradual e sistemático. Não é algo que se deveria ensinar para somente ser praticado quando haja necessidade ou nalgum momento futuro da vida. Também não é algo que se ensina sobre determinado aspecto vital, nem algo que deva ser deixado até que o cristão “tenha alcançado a maturidade”, ou para determinado período da vida. Não!

O ensino e a prática da Mordomia fazem parte de um processo educativo que se estende através de toda a vida e abrange todos os seus aspectos. Necessita-se de toda uma vida para esta educação, porque a erradicação do egoísmo e a formação de um caráter à semelhança divina não são obra de um dia, mas da vida inteira.

Visto que o egoísmo impregna cada aspecto da vida e cada recanto de nossa existência, a Mordomia deve abranger esses mesmos aspectos manchados pelo egoísmo. A prática da beneficência é um dos mais preciosos dons que o Céu nos concedeu para restaurar essa imagem pura herdada do Senhor. Mas, onde, quando e como se inicia este processo de ensinar a Mordomia Cristã?

Basicamente, Deus estabeleceu duas instituições por meio das quais deseja ensinar a Mordomia a Seus filhos: o lar e a igreja. Entende-se que nesta última entra também a escola da igreja.

2. Ensino e Prática da Mordomia no Lar

Os pais podem encontrar em quase todas as ocasiões oportunidades para ensinar a seus filhos e praticar com eles algo relacionado com a Mordomia.

Durante a infância, a maior parte do tempo das crianças transcorre no círculo do lar, e é ah que suas experiências podem contribuir para a educação na Mordomia.

Deus determinou que o lar seja o centro de ação dos pais para ensinar a seus filhos os princípios de Sua Palavra e para adestrá-los em Seus caminhos. ‘‘Em Sua sabedoria, o Senhor determinou que a família seja o maior dentre todos os fatores educativos. É no lar que a educação da criança deve iniciar-se. Ali está a sua primeira escola. AB, tendo seus pais como instrutores, terá a criança de aprender as lições que a devem guiar por toda a vida — lições de respeito, obediência, reverência, domínio próprio.” — O Lar Adventista, pág. 182.

Os pais devem ser os primeiros e mais influentes professores das crianças, pois têm a oportunidade de ensinar-lhes por preceito e por exemplo. Se isto é válido para cada uma das etapas de crescimento das crianças, tem de sê-lo principalmente nos primeiros anos, quando a pessoa aprende por imitação e observação. À medida que as crianças forem crescendo em sabedoria e compreensão, os pais terão constantes oportunidades para instruí-las e guiá-las nos princípios e práticas da Mordomia Cristã.

O crescimento em direção à maturidade é lento. É muito importante que na infância seja lançado o fundamento conveniente. Os hábitos e as atitudes formados nos primeiros anos da vida fazem sentir seu efeito através da vida posterior.

Quem já não viu uma criança chorando e exclamando: “Minha bola!” ou “Minha boneca!” O primeiro aprendizado da criança está relacionado quase completamente com si mesma. A criança é o centro de sua própria educação. Na educação na Mordomia, a ênfase deve dar-se na passagem ascendente do “eu” infantil para “tu”, “ele” e “nós”. Este modo de ensinar a Mordomia ajudará a criança a cultivar os dons de responsabilidade, respeito, abnegação e bondade.

“Uma das mais eficazes barreiras contra a onda do mal é o cultivo de hábitos de abnegação e benevolência. As crianças devem ser educadas a olhar com desgosto os hábitos de egoísmo e ambição. Deus tem sobre elas sagrados direitos e precisam ser instruídas, regra sobre regra, mandamento sobre mandamento, a reconhecer e estimar conscienciosamente esses direitos.” — Conselhos Sobre a Escola Sabatina, pág. 140.

Desde os primeiros anos a criança deve aceitar a responsabilidade do sábio uso dos dons que Deus lhe concedeu. “Devem as crianças em cada família ser educadas na doutrina e na admoestação do Senhor. As más propensões devem ser controladas e dominado o mau temperamento; e se deve ensinar aos filhos que são propriedade do Senhor, comprados com o Seu precioso sangue, e que não podem levar uma vida de prazer e vaidade, seguir sua própria vontade e executar suas próprias idéias e ainda serem contados entre os filhos de Deus.” — Orientação da Criança, pág. 42.

Que bela oportunidade têm os pais para instruir e guiar seus filhos nos princípios da Mordomia da vida! Podem ensinar-lhes na vida diária que, devido ao fato de que todas as coisas pertencem a Deus, eles devem usá-las com moderação. Como exemplos de amor e sacrifício, os pais podem demonstrar-lhes o que significa partilhar nossos dons com os outros, assim como Deus partilha o maior Dom com cada um de nós.

3. O Ensino da Mordomia na Igreja

O lar não é a única instituição divinamente estabelecida para oferecer instruções e preparação nos princípios e práticas da Mordomia Cristã. Deus também confiou esta responsabilidade à igreja.

Lendo S. Mateus 28:18-20, vemos que uma parte importante do preceito, e que freqüentemente não recebe a atenção necessária, é aquela que faz referência a todas as idades existentes numa congregação: crianças, jovens e adultos. Sobre a igreja recai a solene responsabilidade de alimentar a todos os seus cordeiros e ovelhas: os de mais idade, os jovens e os pequeninos. Todos pertencem a Deus e todos foram comprados por Seu sangue. Por isso, deve-se ter especial cuidado com as crianças.

“Tome a igreja especial cuidado dos cordeiros do rebanho, exercendo toda a influência que puder conquistar o amor das crianças e uni-las à verdade.” — O Lar Adventista, pág. 359.

Tanto na igreja como no lar, a apresentação dos princípios da Mordomia Cristã exige o processo de ensino e aprendizado. A responsabilidade da igreja é valer-se deste processo para cumprir a obrigação de proporcionar este tipo de educação a todos os níveis da congregação. A igreja deve estar inteirada dos benefícios e bênçãos que são alcançados através do ensino da Mordomia Cristã.

Cada criança, desde a mais tenra idade, deve ser conscientizada da importância da Mordomia em sua vida. Os Departamentos de Mordomia de todos os Campos da Divisão Sul-Americana possuem o material necessário para realizar uma semana de orientação e de ensino da Mordomia Cristã para as crianças das igrejas. Este material está preparado para ser usado em reuniões paralelas às da Campanha de Mordomia para os adultos. Mas pode ser utilizado durante uma Semana de Oração ou em qualquer outra oportunidade conveniente.

O ensino e o aprendizado da Mordomia fazem parte do processo geral de ensino e aprendizado cristão. A prática da Mordomia não é a realização de um simples conjunto de regras, mas um modelo de conduta, um modo de vida que habilita a pessoa a crescer.

O resultado do processo de aprendizado da Mordomia deveria revelar-se numa pessoa profundamente agradecida, generosa e responsável. A Igreja deve fazer sua parte na obtenção deste êxito.

A educação em Mordomia deve fazer parte de um programa que esteja constantemente em andamento. Este privilégio não deve estender-se somente à geração atual, mas a todas as gerações que se seguirão antes que o Senhor volte. O lar e a igreja participam desta responsabilidade. Ambos devem trabalhar em íntima cooperação. Ambos são mordomos, administradores responsáveis do sagrado tesouro, e devem tornar conhecidas as maravilhosas obras do Senhor às crianças de nossa congregação.

Quanto a isso, lembremo-nos das palavras do salmista: “A fim de que a nova geração os conhecesse, filhos que ainda hão de nascer, se levantassem e por sua vez os referissem aos seus descendentes; para que pusessem em Deus a sua confiança, e não se esquecessem dos feitos de Deus, mas Lhe observassem os mandamentos.” Sal. 78:6 e 7.